Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MESG > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Inauguração da Exposição A Velha Escola Morreu

Cursos

Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Dados Gerais

Código Oficial: 6294
Sigla: MESG

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise e Modelação de Processos

ESG0002 - ECTS Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de:
a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação.
b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência
c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização.
d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização.
e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.

Comportamento Organizacional

ESG0004 - ECTS

Gestão de Empresas

ESG0001 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências na área da Gestão de Serviços, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projecto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo. O curso tem por objectivos:
1. Desenvolver competências na utilização de um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão de Serviços.
2. Reforçar o conhecimento das diferentes áreas funcionais da Gestão de Serviços, e da forma como se interligam na estratégia global da empresa.
3. Desenvolver capacidades de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão de Serviços, de forma a atingir os objectivos comuns.
4. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão de Serviços e na co-criação de valor.
5. Melhorar as capacidades de trabalho em equipa.
6. Desenvolver capacidades de aplicação dos métodos e ferramentas da Gestão de Serviçosà análise de empresas e da identificação de melhorias.
7. Desenvolver capacidades de aplicação dos métodos e ferramentas de Gestão de Serviços à análise e discussão de casos.

Interacção Pessoa-Computador

EIC0057 - ECTS OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.

2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.

3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.

Multimédia e Novos Serviços

ESG0025 - ECTS - Analisar e discutir a função estruturante das Comunicações e seus impactos na organização e evolução económica e social das Sociedades (empresas, cidadãos, administração pública).
- Perceber as tendências tecnológicas das Telecomunicações (redes, terminais, serviços).
- Conhecer os aspectos relevantes do Sector, em Portugal e no Mundo.
- Dominar alguns conceitos tecnológicos básicos a fim de facilitar o diálogo multi-disciplinar nas Organizações, seja em processos colaborativos internos ou na relação externa com parceiros, fornecedores ou clientes da sua cadeia de valor.
- Saber aproveitar as TIC (na sua componente de Comunicação Multimédia) para ciar Valor e promover a Inovação, seja nos modelos de negócio, nos processos produtivos ou de decisão, nos produtos e serviços ou na experiência de utilização dos clientes.
- Adquirir sensibilidade quanto à incorporação das Plataformas de Comunicação Electrónicas na construção e fornecimento de Serviços, usando Casos de Estudo reais.

Sistemas de Apoio à Decisão

ESG0005 - ECTS - compreender a complexidade e os aspectos quantitativos e qualitativos dos processos de tomada de decisão, utilizando abordagens simples para a sua estruturação;
- ser capaz de criar modelos em folhas de cálculo e desenvolver ferramtas para o apoio à tomada de decisões;
- utilizar os conceitos e os princípios gerais de Teoria da Decisão e de Análise Multi-Critério, para estruturar alternativas e critérios de decisão;
- ser capaz de realizar análise e modelação de dados, bem como proceder a análises de sensibilidade e de cenários;
- utilizar modelos e algoritmos de optimização, heurísticos e de simulação, para apoiar a resolução de problemas de decisão;
- compreender os problemas associados à concepção de Sistemas de Apoio à Decisão e ser capaz de contribuir para a sua especificação.

Sistemas de Informação I

EIG0021 - ECTS OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de identificação de factores críticos de sucesso e de modelação de actividades e processos de negócio.

2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação conceptual de informação, em particular de classes de objectos.

3. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação da interacção com os utilizadores, em particular interacção gráfica.

4. Preparar os alunos para utilizarem uma metodologia de projecto de engenharia informática.

5. Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou SGBDr, para prototipificação de Sistemas de Informação.

6. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação relacional.

Contabilidade e Gestão Financeira

ESG0012 - ECTS Tendo como cenário a criação e gestão de valor nas organizações, o curso tem por objectivo dotar os alunos de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à compreensão das decisões operacionais na situação economico-financeira das organizações, através da aquisição de competências de contabilidade e de gestão financeira.

Criatividade

ESG0008 - ECTS

Dissertação - Iniciação ao Projecto de Investigação I

ESG0009 - ECTS Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de recursos, conceptuais e instrumentais, para a realização de projectos de investigação no âmbito das Ciências Sociais. Os conteúdos a abordar inserem-se em dois domínios gerais: o enquadramento histórico e epistemológico da investigação em ciências sociais e a compreensão das diversas etapas do processo de investigação. No final, espera-se que os estudantes tenham construído um conhecimento e desenvolvido um conjunto de competências no âmbito da investigação em ciências sociais que lhes permita conceber e realizar de forma autónoma um projecto de investigação individual neste âmbito.

Engenharia de Requisitos para Serviços

ESG0014 - ECTS Dotar os alunos com competências para planear, gerir e levar a cabo um processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de serviços baseados em tecnologias.

Gestão de Operações e Logística de Serviços

ESG0010 - ECTS Criar, actualizar e desenvolver nos estudantes competências em gestão de operações e logística nos serviços, que lhes permitam:
- desenvolver uma visão integrada dos conceitos tradicionais e avançados de gestão de operações, de logística e de gestão da cadeia de abastecimento, aplicadas aos serviços,
- desenhar, planear e gerir operações e logística no sector dos serviços, tendo em conta a maximização da eficiência operacional e a satisfação do cliente,
- compreender o papel das operações e da logística na estratégia global da empresa,
- compreender a necessidade de alinhamento dos seus processos logísticos com os dos fornecedores e clientes.

Gestão dos Recursos Humanos

ESG0015 - ECTS O principal objectivo da disciplina é a sensibilização dos alunos para o seu papel futuro de Gestores de Pessoas nas suas diversas facetas, salientando a importância da gestão de recursos humanos, em linha com a estratégia da organização.

Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam as competências técnicas inerentes à utilização dos diversos instrumentos que a Gestão de Recursos Humanos propõe para uma gestão mais eficaz e motivadora das pessoas.

Marketing de Serviços

ESG0011 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências na área de Marketing de Serviços, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação ao desenvolvimento de um planod e marketing e à discussão de casos de estudo. No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender o papel do Marketing de Serviços e das suas especifididades;
2. Compreender e aplicar os principais conceitos e instrumentos de Marketing de Serviços ao desenvolvimento de estratégias e planos de Marketing nas organizações.
3. Compreeender e aplicar os conceitos de Marketing de Serviços à gestão do relacionamento com os clientes.
4. Utilizar os conceitos e intrumentos do Marketing de Serviços para apoiar o desenvolvimento e oferta de serviços de base tecnológica.
5. Utilizar os conceitos e intrumentos de Marketing para compreender os factores de mercado.
6. Desenvolver estratégias e planos de Marketing de Serviços.

Análise de Projetos de Investimento

ESG0024 - ECTS O objectivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias base para a análise da viabilidade económica e financeira de projectos de investimento em condições de certeza e de incerteza.

Pretende-se que no final do curso os alunos estejam aptos a :
1- Fundamentar a tomada de decisões de Investimentos Reais nas empresas.
2- Elaborar um Plano de Negócios

Nota. o Plano de Negócios será elaborado com base na lesgislação portuguesa aplicável.

Arquitetura de Gestão Empresarial

ESG0022 - ECTS Ao longo desta disciplina, pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Pretende-se instruir os alunos a utilizarem, de uma forma articulada, ferramentas de análise que lhes permitam ultrapassar com sucesso as indefinições com que natural e quotidianamente se confrontam os empreendedores.
A disciplina contempla uma forte componente de experimentação, que visa dotar os alunos com competências no saber-fazer e no saber-ser, atendendo à falta de experiência profissional relevantes que a maioria dos mesmos tipicamente revelará.
No final da disciplina espera-se que os alunos sejam capazes, de forma individual e em grupo, de identificar uma oportunidade de negócio, e avaliar o potencial da mesma.

Arquitetura de Sistemas de Informação

ESG0013 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Com esta disciplina pretende-se que se compreenda:
- o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia das organizações
- o conceito de Arquitectura de Sistemas de Informação (ASI) e a sua importância no seio das organizações e se seja capaz de desenvolver ASI adequadas à estratégia dos negócios

RESULTADOS ESPERADOS:
- Adquirir sensibilidade para os modelos de negócio na economia digital
- Ser capaz de tomar decisões em SI, particularmente na área de planeamento e gestão de SI
- Saber explorar os SI nos aspectos relacionados com a análise do negócio e gestão do conhecimento
- Compreender o conceito de Arquitectura de Sistemas de Informação (ASI) e a sua importância no seio das organizações
- Conhecer algumas das frameworks existentes e a sua aplicação prática na definição da ASI
- Saber utilizar métodos e ferramentas para obtenção das diversas arquitecturas envolvidas na ASI (negócio, dados, aplicações, tecnológica)
- Ser capaz de desenvolver um projecto de ASI adequado às necessidades e à estratégia de um negócio
- Tomar contacto com algumas das tendências de desenvolvimento de aplicações no sentido de facilitar a troca de informações e a interoperabilidade (XML, Web Services, SOA, ect.)

Desenvolvimento e Desenho de Serviços

ESG0019 - ECTS O curso tem por objectivo desenvolver competências nas diferentes metodologias de desenvolvimento e desenho de serviços, integrando uma sólida componente teórica, baseada na discussão do estado de arte em termos de métodos, com a sua aplicação a um projecto de desenvolvimento de um serviço. O curso tem por objectivos:
1. Desenvolver competências na utilização de um conjunto de métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços.
2. Criar confiança na capacidade de desenvolver novos serviços.
3. Reforçar o reconhecimento do papel do cliente/utilizador e dos restantes stakeholders no desenvolvimento do serviço.
4. Desenvolver capacidades de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares por forma a atingir os objectivos comunds.
5. Consolidar os conhecimentos adquiridos noutras disciplinas através da sua aplicação ao projecto de desenvolvimento do novo serviço.
6. Melhorar as capacidades de trabalho em equipa.
7. Definir e organizar o processo de desenvolvimento de serviços numa empresa.
8. Definir um plano bem estruturado para o desenvolvimento de um novo serviço.
9. Estudar e conhecer as diferentes metodologias para desenvolver de forma sistemática e metódica serviços inovadores, tendo em atenção as diferentes áreas funcionais da organização, desde o desenvolvimento até ao lançamento e serviço pós-venda.
10. Alinhar o processo de desenvolvimento do serviço com os objectivos estratégicos da organização.

Dissertação - Iniciação ao Projecto de Investigação II

ESG0018 - ECTS

Estratégia e Competitividade Empresarial

ESG0020 - ECTS Dotar os alunos de competências para analisar e delinear a estratégia de uma organização.

Gestão do Relacionamento com o Cliente

ESG0023 - ECTS Transmitir os principais conceitos e metodologias de gestão do relacionamento com o cliente assim como as principais normas, tecnologias e sistemas que permitem às organizações manter e aprofundar o relacionamento com os seus clientes.

Laboratório de Gestão de Projetos

ESG0021 - ECTS

Dissertação - Estágio

ESG0027 - ECTS

Dissertação - Projeto de Dissertação ou Estágio

ESG0026 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-11-03 às 23:11:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias