Código: | 2EGIN03 | Sigla: | CMO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão da Inovação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EGIN | 36 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
Esta unidade curricular visa oferecer uma visão integrada da criatividade como capacidade sistémica, dos processos criativos, da criação de conhecimento e inovação nas organizações; das práticas organizacionais envolvidas nestes processos; e da mudança requerida para a sua efetivação.
Pretende-se que no final da disciplina os estudantes estejam habilitados a:
- Identificar os conceitos principais da Criatividade;
- Relacionar Criatividade e Mudança Organizacional;
- Diferenciar as formar de pensar em processos de inovação;
- Apreciar criticamente modelos de processo criativo;
- Aplicar algumas técnicas do pensamento criativo de forma colaborativa;
- Compreender os fatores que bloqueiam a criatividade organizacional e a mudança;
- Analisar a dinâmica dos processos organizacionais que visam potenciar a criatividade e inovação;
- Enquadrar eficazmente o potencial criativo existente nas organizações;
- Propor práticas de intervenção, para incentivar a mudança através da criatividade.
Os tópicos deste programa servem para uma orientação temática, mas não serão abordados na sua sequência numérica.
A lista bibliográfica completa será fornecida na primeira aula. Adicionalmente, serão fornecidos artigos específicos sobre o tema de cada aula.
O método de ensino desta unidade curricular assenta na perspetiva construtivista da aprendizagem. Além da apresentação dos elementos teóricos, haverá leituras críticas e debates, análise de casos e exercícios em grupos. A professora funcionará essencialmente como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, programando, orientando, proporcionando recursos, propondo bibliografiae moderando as diferentes atividades prosseguidas pelos alunos. Nas partes práticas da serão utilizados métodos oriundos do “Creative Problem Solving”e do “Design Thinking”para facilitar a aquisição do conhecimento e a experimentação de novas técnicas em grupo. Uma vez que um dos temas fundamentais da unidade curricular é a mudança, os estudantes serão confrontados com mudanças na abordagem didática e metodológica. Serão incentivados de pensar critica e criativamente.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Estudo autónomo | 127,50 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 202,50 |
A avaliação distribuída requer a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Quem não cumprir este requisito deverá realizar exame final.
a) AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA: Exame (50%) + 2 Trabalhos em grupo (50%)
- o exame deverá ser realizado na época normal. Quem faltar ao exame da época normal, ou não entregar, deverá realizar exame final na época de recurso, não sendo consideradas as notas obtidas nos trabalhos que tiver realizado.
- há 2 trabalhos em grupo. Cada grupo é composto por 4 elementos e é fixo para os 2 trabalhos.
- a nota mínima no exame e em cada um dos trabalhos é de 8 valores. Uma nota inferior em qualquer um destes elementos implica a reprovação, independentemente da média global resultante.
b) EXAME FINAL (apenas na época de recurso): 100%
Através de exame final na época de recurso.