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Empreendedorismo

Código: 2GE09     Sigla: ENT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 28 Plano de estudos oficial 2 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar uma oportunidade de negócio e de a corporizar num plano de negócio passível de apresentação a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos distingam processos emergentes e planeados de desenvolvimento de negócios e as stiuações específicas em que estes devem ser desenvolvidos. 

Resultados de aprendizagem e competências

Para cumprir este objectivo, os alunos devem desenvolver as seguintes competências:
1)Identificar diferentes mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
2)Identificar e avaliar oportunidades de de negócio usando critérios de avaliação adequados

3) Desenhar um modelo de negócio adequado para explorar a oportunidade de negócio

4) Identificar e dimensionar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
5) Identify and explore parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
6) Identificar e aplicar as ferramentas financeiras básicas para a avaliação e planeamento do negócio
7) Elaborar um plano de negócio
8) Identificar potenciais fontes de financiamento
9) Apresentar o Plano de negócio a potenciais investidores e outros parceiros externos
11) Desenhar mecanismos para potenciar a inovação nas organizações
12) Ser capaz de trabalhar em equipa, incluindo ser capaz de apresentar e discutir de forma fundamentada as suas ideias e as dos outros, organizar e coordenar a execução de tarefas pelos elementos do grupo, gerir conflitos, avaliar-se e avaliar os outros

13) Ser capaz de trabalhar de comunicar eficazmente os resultados do trabalho da equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1-Introdução ao Empreendedorismo



2-Empreendedorismo em Portugal e em todo o mundo: Relatórios GEM.



3 - Empreendedorismo e inovação.

4- A  perspetiva emergente
4.1 Validar o conhecimento: definir, aprender, experimentar.
4.2 Tranformar ideias em produtos: construir, medir, aprender
4.3 Gerir o crescimento: medir o progresso, definir prioridades


5- A perspetiva planeada
5.1 Identificar e desenvolver uma oportunidade de negócio:
5.2 Reconhecer e gerar idéias de negócios.
5.3 Definição do problema e a identificação do cliente.
5.4 Desenvolvimento do cliente e desenvolvimento do produto.
5.5 Avaliação da oportunidade de negócio a partir da perspectiva de mercado.
5.6 Avaliação da oportunidade de negócio a partir da perspectiva da indústria
5.7 Definição da estratégia.
5.8 Construção do modelo de negócio.
5.9 Identificação e obtenção de recursos.
5.10 O Plano de Negócio

6 - Intra-empreendedorismo e cultura de inovação.

Bibliografia Obrigatória

Bygrave, William; Zacharakis, Andrew; Entrepreneurship, Wiley, 2008. ISBN: 978-0-471-75545-6
Osterwalder, Alexander & Pigneur, Yves ; Business Molde Generation, Wiley, 2010. ISBN: 978-0470-87641-1
Morris, Michael H.; Kuratko, Donald F.; Covin, Jeffrey G.; Corporate entrepreneuship & innovation, Thomson, 2007
Mullins, John W; The new business road test, Prentice-Hall, 2006
Ries, Eric; The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, Crown Business, 2011. ISBN: 978-0307887894
Stutely, Richard ; The Definitive Business Plan, Financial Times - Prentice-Hall, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

A UC de Empreendedorismo posiciona-se no segundo ano do Master in Management. Durante o primeiro ano, os alunos tiveram a oportunidade de participar num grupo de UCS, que cobrem um amplo grupo de temas desde a estratégia, gestão de operações, recursos humanos, marketing, contabilidade, finanças e inovação. O objetivo da UC de Empreendedorismo é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar todos os conceitos e ferramentas teóricas dessas UCs num projeto de negócio, usando uma perspetiva mãos-na-massa.


As aulas combinam a discussão teórica de dos conceitos e ferramentas básicas no contexto do empreendedorismo. A discussão teórica e aplicação empírica de conceitos e ferramentas são suportadas pela discussão de casos de estudo, vídeos e outros materiais de apoio e, principalmente, através do desenvolvimento dos projectos de negócio desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre.


O curso também pode integrar oradores convidados e visitas a centros de incubação e de outras instituições ou empresas.

Normalmente, metade de cada sessão é reservada para as apresentações do grupo. Duas sessões (2 * 3 horas) são totalmente dedicadas à apresentação e discussão dos projetos de negócios. Os alunos deverão participar ativamente nas aulas e contribuir para a discussão de todos os projetos de negócios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 30,00
Trabalho de campo 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As duas sessões totalmente dedicadas à discussão dos projetos de negócio são de frequência obrigatória. A falta a cada uma dessas sessões implica uma redução 10% da nota final do projeto de negócio (20% de penalização no total das duas sessões).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Teste: 30%.

2) Trabalho de grupo/plano de negócio: 60%: distribuídos da seguinte forma: relatório e apresentação intermédia (apresentação e avaliação da oportunidade de negócio): 20%; relatório e apresentação do plano de negócio: 40%

3) Participação individual nas aulas: 10%.

A aprovação na disciplina requer: (1) a realização de todas as provas de avaliação e (2) a obtenção da nota mínima de 8 valores na componente teórica (teste) e no projeto de negócio.

A avaliação dos projetos de negócio integra uma componente de avaliação inter-pares, onde os alunos avaliam o contributo dos elementos do seu grupo para o desenvolvimento, discussão e apresentação dos projetos.

 

A disciplina não tem exame. 

A disciplina não tem época de recurso

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