Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Um Desafio designado de aprender a ser professora de Educação Física Inclusiva
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Um Desafio designado de aprender a ser professora de Educação Física Inclusiva

Título
Um Desafio designado de aprender a ser professora de Educação Física Inclusiva
Tipo
Tese
Ano
2023-11-07
Autores
Beatriz Cruz Gama
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O Estágio Profissional tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento de competências do Estudante Estagiário, futuro profissional da docência. Assim, ele surge como uma etapa fundamental para a formação do futuro professor uma vez que permite a utilização e transformação dos saberes, conhecimentos e estratégias assimiladas anteriormente. Neste Relatório de Estágio Profissional são relatadas as experiências, desafios, dificuldades e aprendizagens vivenciadas ao longo de um ano por uma estudante estagiária (a autora) durante o seu Estágio Profissional, sendo por isso, um momento de reflexão e retrospeção. Este relatório está organizado em cinco capítulos: o capítulo 1, “Percurso Pessoal”, tem como objetivo apresentar uma breve exposição do meu percurso e experiências pessoais e o relato do nascimento de uma nova paixão; o capítulo 2, “Enquadramento Institucional” diz respeito à caracterização da escola e da turma atribuída, bem como do registo de como funcionou o Núcleo de Estágio; o capítulo 3, “A Arte do Mundo da Docência”, aborda temas relevantes para a minha ação como professora, mas também para um melhor conhecimento da natureza e especificidades da disciplina de Educação Física; o capítulo 4, “O Desafio de Ensinar”, destina-se ao relato da minha intervenção enquanto Professora Estagiária nas diferentes dimensões: planeamento e adaptações, realização do ensino e processo de avaliação. No último capítulo é apresentado o estudo de investigação desenvolvido que teve como objetivo analisar a eficácia de estratégias inclusivas na participação, envolvimento e cooperação entre os elementos das equipas em jogos de basquetebol 3x3 em meio-campo. Os resultados evidenciaram que as estratégias contribuíram para que a perceção dos alunos acerca do seu envolvimento no jogo se alterasse no sentido em que consideraram estar envolvidos no jogo. Ficou ainda evidente que o espírito de equipa, entreajuda e cooperação saíram reforçados. Este ano de Estágio Profissional não foi isento de desafios. Contudo, esta foi uma caminhada marcante na minha formação, atingindo assim esta meta final com a sensação de “missão cumprida”.
Abstract (EN): The main objective of the school placement is to provide certain skills to the pre-service teacher. Thus, the school placement appears as a fundamental stage in the education of future teachers as it allows the use and transformation of previously assimilated knowledge, knowledge and strategies. This school placement report describes the experiences, challenges, difficulties and learnings about a year of experiences of a pre-service teacher (the author) during the school placement, which is therefore a moment of reflection and retrospection. This report is organized into five chapters: chapter 1, The “Personal Journey”, aims to present a brief explanation of my journey, personal experiences and the beginning of a new passion; chapter 2, “Institutional Framework” concerns the characterization of the school and the assigned class and an account of how the internship core worked; chapter 3, “The Art of the Teaching World”, addresses relevant topics to my work as a teacher, but also to a better understanding of the nature and specificities of the Physical Education; Chapter 4, “The Challenge of Teaching”, is intended to report my intervention as a pre-service teacher in the different dimensions: planning and adaptations, teaching and evaluation process. The last chapter presents the research study developed which aimed to analyze the effectiveness of inclusive strategies in participation, involvement and cooperation between team members in 3x3 midfield basketball games. The results showed that the strategies contributed to the students' perception of their involvement in the game changing in the sense in which they considered themselves involved in the game. It was also evident that team spirit, mutual help and cooperation were reinforced. This year of Professional Internship was not without challenges. However, this was a remarkable journey in my training, reaching this final goal with the feeling of “mission accomplished”.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio Profissional_Beatriz Gama Um Desafio designado de aprender a ser professora de Educação Física Inclusiva 2065.50 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 20:36:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2