Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Carlos Pimenta

Carlos Pimenta

Fotografia de Carlos José Gomes Pimenta
Nome: Carlos José Gomes Pimenta Ligação à página pessoal de Carlos José Gomes Pimenta
Sigla: CJGP
Código: 204107
Estado: Ativo
Email Institucional: pimenta@fep.up.pt
Email alternativo: cjgpimenta@gmail.com
Extensão Telefónica: 4262
Telefone: 220426262
Salas: A259

Funções

Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Área Científica: Agrupamento Científico de Economia
Interrupção: Licença sabática
Início da Interrupção: 01-02-2018
Fim da Interrupção: 31-08-2018

Cargos

Cargo Data de Início
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Economia e Fraude 2014-02-06
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Ciências Sociais e Interdisciplinaridade 2014-02-06

Apresentação Pessoal

Economista, Professor Universitário.
Nascido a 5/Set/1948 - S. Cristovão, Lisboa, Portugal. Casado.

1996: Agregado pela Faculdade de Economia do Porto, por unanimidade, em Abril de 1996. Temática: "O Conceito de Mercado e os seus Elementos Constitutivos".
1985: Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa, com distinção e louvor por unanimidade, em Dezembro de 1985. Tema Central: A Inflação em Portugal. Tema Complementar: Determinantes dos Salários na Construção Civil.
1971: Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actualmente ISEG) com a classificação de 14 em 20.

Docente universitário desde 1971 (quando ingressou no ISCEF, hoje ISEG/UTL), com contrato desde 1975, na Faculdade de Economia do Porto. Assistente estagiário entre 1974 e 1976, tendo então passado a assistente. Professor auxiliar desde Dezembro de 1985 (exercendo funções de associado desde Março de 1986). É professor associado desde Novembro de 1988. Tomou posse como Professor Catedrático de Economia em 13/Junho/97.
Disciplinas Leccionadas: Contabilidade Nacional (Lic. FEP), Economia Pública (Lic. FEP), Moeda e Preços (Lic. FEP), Economia Marxista (Lic. FEP), Política Monetária e Financeira (Lic. FEP), Introdução à Economia (Lic. FEP, UEM, ISSSP), Estudos Económicos Aplicados (Lic. FEP), Economia Portuguesa (Lic. FEP), Seminários de Economia (Lic. FEP), Métodos de Estudo e Investigação (Mes. FEP), Política Económica (Mes. FEP), Complementos de Teoria Económica (Mes. FEP), Ensino de Introdução à Economia (Mes. FEP), Informática (Mes. FEP), Mudanças Estruturais da Economia Portuguesa (Mes. ISSSP), Desenvolvimento Económico-Social (Mes. FLUP), Cooperação e Desenvolvimento (Mes. FLUP), Elaboração e Execução de Projectos (Mes. FLUP), Fundamentos Interdisciplinares (Mes. FLUP).
Organizador e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Fraude (1ª ed. pelo ISFEP, 2ª ed. pela EGP-UPBS).
Investigação nas áreas de Economia Portuguesa (Inflação, Curva de Phillips, Salários, Educação e Desenvolvimento, Desenvolvimento Local), Economia Africana (Desenvolvimento, Cooperação) Interdisciplinaridade e Complexidade, Globalização, Economia Não-Registada e Fraude. Investigador, director e fundador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Investigador e director da Cátedra Humanismo Latino. Investigador, director e fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude.
Projectos de Invetigação: A Curva de Philips em Portugal (IACEP - membro - terminado); Salários em Portugal (FEP - coordenador - terminado); Revitalização da Universidade Agostinho Neto em Angola (World Bank - coordenador - terminado); Interdisciplinaridade (CHL - coordenador - terminado); Globalização e valor (FEP - coordenador - terminado, mas com aplicação em projectos posteriores), Desenvolvimento Económico-Social e Cooperação (CEAUP - coordenador - em curso); Economia não-registada e Gestão de Fraude (OBEGEF - membro - em curso).
Orientação de teses de mestrado e de doutoramento. Co-tutela de tese de doutoramento. Participante em júris de mestrado, doutoramento, agregação, com e sem arguência. Participante em júris de concursos académicos documentais.
Organizador de conferências nacionais e internacionais


Prémio «Outstanding Achievement in Outreach / Community Service» (2012) da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners).

Autor de vários materiais científicos
: livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, documentos de trabalhos, e-learning, conferências, artigos e entrevistas em jornais e revistas, projectos de investigação, materiais pedagógicos. A sua listagem parcial pode ser consultada em http://www.fep.up.pt/docentes/cpimenta.

Exerceu diversos cargos de direcção académica. Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Informatização Administrativa e para a Cooperação com África (1988-1998).

Exerceu actividade profissional exterior à Universidade nas áreas da Economia do Trabalho, Informática Administrativa, Desenvolvimento Regional, Educação e Desenvolvimento.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-24 às 14:41:58