Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2EGIN03
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Criatividade e Mudança Organizacional

Código: 2EGIN03     Sigla: CMO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão da Inovação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGIN 36 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-08-29.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Esta unidade curricular visa oferecer uma visão integrada da criatividade como capacidade sistémica, dos processos criativos, da criação de conhecimento e inovação nas organizações; das práticas organizacionais envolvidas nestes processos; e da mudança requerida para a sua efetivação.


Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final da disciplina os estudantes estejam habilitados a:

-   Identificar os conceitos principais da Criatividade;

-   Relacionar Criatividade e Mudança Organizacional;

-   Diferenciar as formar de pensar em processos de inovação;

-   Apreciar criticamente modelos de processo criativo;

-   Aplicar algumas técnicas do pensamento criativo de forma colaborativa;

-   Compreender os fatores que bloqueiam a criatividade organizacional e a mudança;

-   Analisar a dinâmica dos processos organizacionais que visam potenciar a criatividade e inovação;

-   Enquadrar eficazmente o potencial criativo existente nas organizações;

-   Propor práticas de intervenção, para incentivar a mudança através da criatividade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os tópicos deste programa servem para uma orientação temática, mas não serão abordados na sua sequência numérica.

  1. Modos de pensar: Pensamento reprodutivo versus pensamento produtivo. Pensamento convergente versus pensamento divergente. Pensamento lateral.
  2. A emergência de novidade - como nascem ideias?
  3. O fenómeno da Criatividade nas suas diferentes vertentes - definições e classificações.
  4. Os 4 P’s da criatividade: Pessoa, Processo, Produto e
  5. O processo criativo - o mecanismo básico e modelos de fases.
  6. O conceito do Design Thinking- modelos e aplicações práticas.
  7. A criatividade organizacional: da equipa criativa até a perspetiva sistémica.
  8. Os bloqueios à criatividade organizacional e a importância do erro.
  9. A heurística para a criatividade organizacional.
  10. A gestão da criatividade nas organizações.
  11. A gestão da mudança organizacional: processo e etapas.
  12. A resistência à mudança - o gapentre intenção e comportamento.
  13. A organização inteligente, criativa e ‘feliz’ - estratégias para a mudança.
  14. O conceito de Liderança Criativa.

Bibliografia Obrigatória

Brown, T.; Change by Design. How Design Thinking transforms organizations and inspires innovation, NewYork: Harper Collins Publishers, 2009
Gibbons, P.; The Science of Organizational Change: How Leaders Set Strategy, Change Behavior, and Create an Agile Culture, Phronesis Media [1st Ed. FT Press, 2015], 2019
Kelley, T., Littmann, J.; As dez faces da inovação. O poder da criatividade e da inovação na empresa, Lisboa: Editorial Presença, 2007
Senge, P. M.; La Quinta Disciplina. El arte y la práctica de la organización abierta al aprendizaje, Barcelona: Ediciones Granica [orig. The Fifth Discipline, 1990], 1999
Tschimmel, K.; The Creativity Virus - A book about and for Creative Thinking, Porto: Edição Mindshake, 2019
Tschimmel, K.; Processos Criativos. A emergência de ideias na perspetiva sistémica da criatividade., Matosinhos: Edições ESAD, 2011

Observações Bibliográficas

A lista bibliográfica completa será fornecida na primeira aula. Adicionalmente, serão fornecidos artigos específicos sobre o tema de cada aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino desta unidade curricular assenta na perspetiva construtivista da aprendizagem. Além da apresentação dos elementos teóricos, haverá leituras críticas e debates, análise de casos e exercícios em grupos. A professora funcionará essencialmente como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, programando, orientando, proporcionando recursos, propondo bibliografiae moderando as diferentes atividades prosseguidas pelos alunos. Nas partes práticas da serão utilizados métodos oriundos do “Creative Problem Solving”e do “Design Thinking”para facilitar a aquisição do conhecimento e a experimentação de novas técnicas em grupo. Uma vez que um dos temas fundamentais da unidade curricular é a mudança, os estudantes serão confrontados com mudanças na abordagem didática e metodológica. Serão incentivados de pensar critica e criativamente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 127,50
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência


A avaliação distribuída requer a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Quem não cumprir este requisito deverá realizar exame final.


Fórmula de cálculo da classificação final

a) AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA: Exame (50%) + 2 Trabalhos em grupo (50%)

- o exame deverá ser realizado na época normal. Quem faltar ao exame da época normal, ou não entregar, deverá realizar exame final na época de recurso, não sendo consideradas as notas obtidas nos trabalhos que tiver realizado.
- há 2 trabalhos em grupo. Cada grupo é composto por 4 elementos e é fixo para os 2 trabalhos.
- a nota mínima no exame e em cada um dos trabalhos é de 8 valores. Uma nota inferior em qualquer um destes elementos implica a reprovação, independentemente da média global resultante. 

b) EXAME FINAL (apenas na época de recurso): 100%

Melhoria de classificação

Através de exame final na época de recurso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 01:19:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2