Código: | 1EC405 | Sigla: | ERH |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 154 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
Pretende-se que os alunos compreendam os mecanismos fundamentais que presidem ao funcionamento do mercado de trabalho, nomeadamente nos (muitos) aspectos que o distinguem dos outros mercados de que se ocupa a microeconomia. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de identificar as principais características do mercado de trabalho português e discutir as implicações das políticas nacionais e europeias do emprego. Os alunos deverão também ser capazes de identificar os fundamentos económicos das práticas de gestão de recursos humanos.
Os alunos deverão ter adquiridos os conhecimentos económicos básicos necessários para poder descrever como funciona o mercado de trabalho e em particular em Portugal e na Europa. Deverão ser capazes de discutir as implicações das intervenções políticas no comportamento dos empregadores e trabalhadores. Os alunos deverão também ser capazes de identificar os fundamentos económicos das práticas de gestão de recursos humanos.
1. Introdução. a. Identificação da disciplina. b. O mercado de trabalho em Portugal e na Europa - breve retrato estatístico. 2. Oferta de Trabalho a. População Ativa e População Inativa b. A decisão individual de oferta de trabalho c. Oferta de Trabalho individual e oferta de trabalho agregada d. Aplicações: Rendimento Social de Inserção; Trabalho doméstico e oferta de trabalho na família. 3. Procura de Trabalho a. Procura de Trabalho no curto prazo e no longo prazo b. Custos não salariais do trabalho e custos de ajustamento c. Aplicações: as políticas de redução do tempo de trabalho. 4. O Mercado de Trabalho a. Mercado concorrencial e único b. Mercados concorrenciais unidos por fluxos migratórios c. Aplicações: Salários mínimos; Migrações Internacionais; 5. Diferenciais salariais compensatórios a. Heterogeneidade – preferências (dos trabalhadores) e características (dos postos de trabalho) b. Função de salários hedónicos c. Aplicações: o valor da vida; saúde e segurança no trabalho; risco de despedimento e subsídio de desemprego. 6. Capital Humano a. Noção de Capital Humano e de Investimento em Capital Humano b. Educação c. Formação Profissional 7. Salários – Remuneração e Motivação a. A relação de trabalho como relação de agência b. Informação imperfeita e motivação c. O salário como motivador.
Aulas teóricas seguidas de espaços de aplicação dos conhecimentos adquiridos à discussão de instrumentos específicos das políticas de emprego e de práticas de gestão de recursos humanos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A opção pelo regime de avaliação distribuída não exige um número mínimo de presenças nas aulas.
A avaliação é por 2 testes sem exame final. A nota final é apenas a das provas escritas.
Realizar-se-ão 2 testes (T1 e T2 ) que incidirão sobre partes distintas da matéria. Os alunos que se apresentem ao 2º teste não podem apresentar-se ao exame final da 1ª época.
A classificação final no regime de avaliação distribuída obtém-se pela média ponderada das classificações obtidas nas 2 provas: (0.5*T1+0.5*T2).
Exige-se classificação mínima de 6.5 valores em cada prova. Ao aluno que tenha uma média de pelos menos 9,5 valores nos testes e reprove na época normal porque num dos testes tem classificação inferior a 6,5 valores, será atribuída a classificação final de 8 valores.
A presença e entrega do 1º teste não vincula os alunos ao regime de avaliação distribuída.
n.a.
Aplica-se o regime geral.
Aplica-se o regime geral.