Código Oficial: | 6232 |
Sigla: | M:RBA |
Descrição: | O Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos da FCUP visa a formação de técnicos especializados, tendo em vista a adequada gestão, exploração e preservação do ecossistema aquático. Alicerçado em tópicos como a Aquacultura, a Biologia Aquática, a Biodiversidade de Organismos Aquáticos, a Ecologia Aquática, o curso está especialmente desenhado para biólogos e licenciados em áreas afins, que pretendam melhorar os seus conhecimentos e aptidões em vários aspetos relacionados com o ecossistema aquático, de modo a garantir a sua preservação e uma exploração sustentada dos recursos. |
Revisão dos conhecimentos básicos sobre aquacultura especificamente os relacionados com o desenvolvimento de uma aquacultura sustentada. Obtenção das competências necessárias para a gestão biológica de uma unidade de aquacultura em regime sustentável.
Fornecer aos alunos conhecimento relativos à ocorrência e diversidade de toxinas no ambiente natural, divulgar os métodos mais comuns de análise qualitativa e quantitativa dessas toxinas e referiri os riscos para a saúde humana e ambiental
A maioria dos biólogos aborda o desenho experimental de maneira informal, ou ad hoc, refinando as suas experiências de forma empírica, numa base de tentativa-erro. Durante o curso será dada especial relevância à lógica subjacente a todo o processo experimental, desde a elaboração de hipóteses, selecção de testes estatísticos adequados às hipóteses em causa, planeamento e concepção da experiência e interpretação de resultados.
Pretende-se que os estudantes compreendam a estrutura e a dinâmica das populações em ecossistemas aquáticos, sejam marinhos, estuarinos ou de água doce.
Fornecer aos alunos as bases da nutrição e da alimentação de animais aquáticos.
Os objetivos da disciplina são.
Caracterização dos diferentes ecossistemas dulciaquícolas. Avaliação da qualidade de água em todas as suas vertentes Biomanipulação dos ecossistemas Eutrofização e suas consequências na qualidade da ´água.
Obter competencias para aprendizagem das tecnicas de avaliação da qualidade da água aplicando-as futuramente em varias vertentes de ensino, investigação e outras.
Fornecer conhecimento sobre a importância o conceito One Health como uma abordagem integrativa e unificadora que visa a sustentação do balanço e otimização da saúde das pessoas, animais e ecossistema. Doenças de veiculação hídrica e qual a sua importância na saúde pública. Identificação, compreensão e avaliação dos efeitos causados por doenças de veiculação hídrica na população humana.
Fornecer conhecimentos sobre a etiologia, sintomatologia e diagnóstico das doenças mais importantes que ocorrem em peixes.
Na unidade curricular Microbiologia Aquática procurar-se-á fornecer aos estudantes conhecimentos actualizados sobre a classificação e a diversidade dos procariontes, especialmente dos grupos mais importantes presentes nos ecossistemas aquáticos. Serão abordados os aspectos metodológicos tradicionais, baseados na cultura em laboratório e discutidas as suas limitações. Serão apresentados os métodos disponíveis para o estudo das comunidades microbianas totais.
A presença e a importância dos vírus no meio aquático, particularmente dos bacteriófagos, que podem influenciar muito significativamente a diversidade e a abundância bacteriana do meio aquático, serão igualmente discutidas.
Procurar-se-á igualmente despertar nos estudantes o interesse/curiosidade pela compreensão do papel do ambiente aquático como fonte e/ou reservatório de bactérias resistentes, e de genes de resistência, a antibióticos clinicamente relevantes, enquadrando o tema na, cada vez mais, atual e importante abordagem multissetorial One Health.
A unidade curricular proporcionará ao estudante informação básica sobre desenho experimental e análise estatística aplicável, noções sobre escrita de artigos científicos, teses e relatórios, e formas de apresentação oral dos mesmos. Constitui ainda uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado. O estudante elaborará uma proposta de investigação/estágio sobre um tema na área do mestrado. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objetivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e resultados esperados.
A unidade curricular proporcionará ao estudante informação básica sobre desenho experimental e análise estatística aplicável, noções sobre escrita de artigos científicos, teses e relatórios, e formas de apresentação oral dos mesmos. Constitui ainda uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado. O estudante elaborará uma proposta de investigação/estágio sobre um tema na área do mestrado. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objetivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e resultados esperados.
A unidade curricular proporcionará ao estudante informação básica sobre desenho experimental e análise estatística aplicável, noções sobre escrita de artigos científicos, teses e relatórios, e formas de apresentação oral dos mesmos. Constitui ainda uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado. O estudante elaborará uma proposta de investigação/estágio sobre um tema na área do mestrado. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objetivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e resultados esperados.