Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > BIOL4120
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Microbiologia Aquática

Código: BIOL4120     Sigla: BIOL4120     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BGQ 0 Plano de Estudos do M:BGQA_2013-2014 1 - 6 42 162
M:RBA 14 Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Américo Pereira de Sousa Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Práticas Laboratoriais: 1,38
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,85
Ana Paula de Campos Mucha 0,231
José Américo Pereira de Sousa 1,385
Olga Maria Oliveira da Silva Lage 0,231
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,38
José Américo Pereira de Sousa 0,23
Olga Maria Oliveira da Silva Lage 0,23
Ana Paula de Campos Mucha 0,92

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Na unidade curricular Microbiologia Aquática procurar-se-á fornecer aos estudantes conhecimentos actualizados sobre a classificação e a diversidade dos procariontes, especialmente dos grupos mais importantes presentes nos ecossistemas aquáticos. Serão abordados os aspectos metodológicos tradicionais, baseados na cultura em laboratório e discutidas as suas limitações. Serão apresentados os métodos disponíveis para o estudo das comunidades microbianas totais.

A presença e a importância dos vírus no meio aquático, particularmente dos bacteriófagos, que podem influenciar muito significativamente a diversidade e a abundância bacteriana do meio aquático, serão igualmente discutidas.

Procurar-se-á igualmente despertar nos estudantes o interesse/curiosidade pela compreensão do papel do ambiente aquático como fonte e/ou reservatório de bactérias resistentes, e de genes de resistência, a antibióticos clinicamente relevantes, enquadrando o tema na, cada vez mais, atual e importante abordagem multissetorial One Health.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir conhecimentos aprofundados sobre os principais grupos de microrganismos presentes em ecossistemas aquáticos e sobre os métodos disponíveis para o seu estudo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Programa

Classificação dos procariontes. Definições de espécie bacteriana.

Diversidade microbiana nos ecossistemas aquáticos:

Grupos mais importantes em ambientes aquáticos. Microorganismos indicadores de poluição das águas. Métodos tradicionais mais de avaliação da diversidade microbiana aquática e da qualidade microbiológica das águas. Limitações destes métodos; importância das células microbianas lesadas subletalmente no falseamento dos resultados dos métodos tradicionais de avaliação das cargas microbianas  água.

Microorganismos ainda não cultivados e “Estado Viável mas Não-Cultivável” (VBNC). Métodos usados no estudo destas bactérias e no estudo das comunidades microbianas totais: Citometria de fluxo; FISH; Dot Blot; In Situ Gene Amplification; T-RFLP; DGGE e TGGE; SSCP. Microarrays. Genómica ambiental; metagenómica do mar dos Sargaços.

Sistema de classificação dos vírus e métodos de detecção e quantificação destes agentes.

Um mar de microrganismos: a sua importância. A história da microbiologia marinha. Os conceitos de“microbial loop” e da “great plate count anomaly”. Novas abordagens de estudo da microbiologia marinha. Os diferentes tipos fisiológicos de microrganismos presentes nos oceanos. Os diferentes grupos taxonómicos conhecidos de procariontes presentes no mar e sua importância.

Citometria de Fluxo: demonstração da sua aplicabilidade.

Papel do ambiente aquático na emergência e disseminação da resistência a agentes antimicrobianos e respetivo impacto para a Saúde Pública. Transferência horizontal de genes de resistência a antibióticos, e de elementos genéticos móveis, entre bactérias patogénicas e ambientais. Técnicas para isolar bactérias resistentes a partir de amostras de água.

Bibliografia Obrigatória

Hurst, C.J., R.L. Crawford, J.L. Garland, D.A. Lipson, A.L. Mills & L.D. Stetzenbach; Manual of environmental microbiology, ASM Press, Washington, D.C., 2007. ISBN: 978-1-55581-379-6 (Inclui alguns capítulos de grande utilidade para a compreensão de métodos de estudo abordados na unidade curricular)
WEBSTER, J. & WEBER, R. W. S.; INTRODUCTION TO FUNGI, Cambridge University Press, 2007

Bibliografia Complementar

Reddy, C.A., T.J. Beveridge, J.A. Breznak, G.A. Marzluf, T.M. Schmidt & L.R. Snyder; Methods for general and molecular microbiology, ASM Press, Washington, D.C., 2007. ISBN: 978-1-55581-223-2 (Inclui alguns capítulos de grande utilidade para a compreensão de métodos de estudo abordados na unidade curricular)
Kutter, E. & A. Sulakvelidze; Bacteriophages. Biology and Applications., CRC Press, 2005. ISBN: 0-8493-1336-8 ( )
Zengler; Accessing uncultivated microorganisms. From the environment to organisms and genomes and back, ASM Press, Washington, D.C., 2008. ISBN: 978-1-55581-406-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os docentes procederão à exposição, em sessões teóricas, dos temas principais do programa; alguns destes temas serão objecto de estudo adicional em sessões práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão aprovados os estudantes que obtiverem, no exame, uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (num total de 20 valores possíveis).

Melhoria de classificação

Exame de recurso, de acordo com o regulamento.

Observações

O contacto com os docentes deverá ser realizado preferencialmente através do Prof. José Américo Sousa.

A avaliação poderá ser consultada durante a semana a seguir à publicação dos resultados, não sendo necessário proceder a marcação (no entanto, esta marcação poderá ser realizada por correio electrónico, se essa for a preferência dos estudantes).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 08:15:33 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico