Código Oficial: | MA44 |
Sigla: | M:ABBS |
Descrição: | O M:ABBS centra-se em promover a compreensão das várias dimensões relevantes em biotecnologia e biologia sintética e suas diversas áreas de aplicação científica e tecnológica, com vista a fazer face aos atuais desafios societais e a promover uma maior sustentabilidade. Assim, este ciclo de estudos confere conhecimento prático e teórico no âmbito da aplicação de conceitos fundamentais da química e da biologia para explicar e descrever processos fundamentais em biotecnologia e biologia sintética, visando integrar os conhecimentos adquiridos numa perspetiva global das aplicações da química e da biologia nos mais diversos quadrantes de intervenção da biotecnologia. Visa-se, também: conferir aptidões laboratoriais básicas em biotecnologia e biologia sintética; promover a comunicação e colaboração eficiente em equipa; preparar para a elaboração e apresentação de comunicações científico-tecnológicas adaptadas às especificidades de cada audiência; treinar as capacidades de organização de tare |
Pretende-se com esta disciplina abordar várias aplicações das áreas da Bioquímica, Biotecnologia, Biologia molecular e celular, Biofísica, Biologia, Química e mesmo Engenharia Biológica, a nível industrial. Serão discutidos e analisados vários processos utilizados na Indústria (bioprocessos e bioreactores) e ainda o papel da Biotecnologia no ambiente e na saúde.
As aulas práticas da disciplina incluem a realização dos seguintes trabalhos laboratoriais:
Escurecimento enzimático dos frutos: cinética da enzima PPO
Determinação da actividade proteolítica em detergentes em pó
Determinação da actividade da lipase em detergentes em pó
Imobilização da invertase por oclusão em alginato de cálcio
Determinação da actividade de uma fitase para uso em rações animais
Sempre que possível, os conteúdos dos trabalhos práticos estarão em articulação com a matéria dada nas aulas teóricas.
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre culturas de células vegetais in vitro e aplicações práticas. Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de manipulação em assépsia.
Fornecer aos estudantes conhecimentos básicos sobre culturas de células animais in vitro, aplicações práticas e técnicas de crioconservação. Fornecer aos estudantes conhecimentos básicos de manipulação de células em assépsia.
Proceder a pesquisa bibliográfica e organização de um a base de dados bibliográficos.
Discussão de artigos científicos.
Aumentar o conhecimento de técnicas microbiológicas actuais.
Aprender a conceber, estruturar e realizar um trabalho laboratorial.
Organizar resultados obtidos e fazer um poster.
Escrever um manuscrito de um artigo científico.
Proporcionar os conceitos básicos e terminologia relacionada com Biologia Sintética. Fornecer conceitos avançados sobre manipulação de DNA e tecnologias de DNA recombinante utilizando uma abordagem de biologia sintética. Familiarização com o desenho de módulos e circuitos sintéticos e utilização de ferramentas de bioinformática para otimização de codões e construção in silico. Perceber como a expressão de proteínas heterológas pode ser modulada, utilizando por exemplo diferentes elementos reguladores. Familiarização com a análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação oral e escrita.
- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural e morfológica nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina
- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e morfológica e sua adequação aos fins em vista
- Identificar vantagens e limitações características de cada um dos métodos de análise abordados
- Saber identificar as técnicas mais adequadas para a caracterização estrutural de diferentes compostos e materiais
- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC
- Elaborar uma monografia sobre um tema relacionado com o âmbito da UC
- Ser capaz de realizar uma exposição oral sobre um tema relevante no âmbito da UC
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes compreendam a relevância da microbiologia alimentar e suas aplicações em Tecnologia e Ciência Alimentar, privilegiando o conhecimento das interações entre microrganismos e alimentos na perspetiva da qualidade e segurança alimentar.
Os conteúdos programáticos teóricos encontram-se organizados de modo a permitir aos alunos a compreensão da importância da presença dos microrganismos nos alimentos como agentes etiológicos de doenças; agentes de deterioração; e agentes de produção e/ou preservação de alimentos.
O programa laboratorial pretende familiarizar os alunos com as metodologias e critérios microbiológicos utilizadas na análise microbiológica de águas e alimentos, superfícies e manipuladores.
Esta UC vai de encontro às necessidades atuais de utilização de modelos biológicos em diversos contextos de investigação e em biotecnologia/biologia sintética. Proporcionará aos estudantes os conhecimentos básicos necessários para selecionar os modelos adequados às suas necessidades e para manipular as linhas celulares/organismos em laboratório.
A presente Unidade Curricular visa ministrar aos estudantes os principais conceitos e uma visão abrangente da panóplia de sistemas de entrega intracelular existentes, das suas propriedades e da forma como estas podem ser moduladas de acordo com a aplicação biomédica desejada.
Pretende dar-se aos alunos uma visão abrangente de temas da Bioinformática Molecular atual, em aulas de exposição.
Adicionalmente, em aulas práticas, os alunos são encorajados a desenvolver pequenos protocolos sobre os temas de investigação abordados nas aulas de exposição.
Pretende dar-se aos alunos uma visão abrangente de temas da Bioinformática Molecular atual, em aulas de exposição.
Adicionalmente, em aulas práticas, os alunos são encorajados a desenvolver pequenos protocolos sobre os temas de investigação abordados nas aulas de exposição.
Pretende-se com esta UC abordar conceitos básicos de biologia de sistemas e de bioprocessos, tentando sempre que possível enquadrá-los em casos de estudo. As competências adquiridas formarão bases de trabalho futuro em laboratórios de investigação e desenvolvimento ou ambientes industriais, sendo importantes para a inserção em diferentes áreas do mercado de trabalho (Indústria Alimentar, Farmacêutica, Cosmética).
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da criação de novos projectos empresariais na área das ciências da vida, integrando uma componente teórica e uma forte componente prática. A apresentação e discussão de conceitos e metodologias, terá como objectivo a sua aplicação na validação do potencial de mercado de um projecto empresarial concreto na área das biociências, criado pelos estudantes.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e da Nanotecnologia.
- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais.
- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial.
- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.
- Identificar potenciais riscos, regulamentações e questões éticas associados ao impacto da produção e comercialização de produtos de base nanotecnológica na sociedade.
- Ler e interpretar criticamente artigos científicos das áreas das Nanociências e da Nanotecnologia.
PT |
Para obtenção do grau de Mestre é necessária a apresentação de uma Dissertação ou de um Relatório de Estágio, conforme o estudante tenha optado por realizar uma Dissertação em contexto académico-científico ou um Estágio em contexto empresarial. Os estudantes devem atingir os objetivos de trabalho estabelecidos específicos do projeto em que serão integrados. |
PT |
Para obtenção do grau de Mestre é necessária a apresentação de uma Dissertação ou de um Relatório de Estágio, conforme o estudante tenha optado por realizar uma Dissertação em contexto académico-científico ou um Estágio em contexto empresarial. Os estudantes devem atingir os objetivos de trabalho estabelecidos específicos do projeto em que serão integrados. |