Gestão de Projeto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da criação de novos projectos empresariais na área das ciências da vida, integrando uma componente teórica e uma forte componente prática. A apresentação e discussão de conceitos e metodologias, terá como objectivo a sua aplicação na validação do potencial de mercado de um projecto empresarial concreto na área das biociências, criado pelos estudantes.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
- Compreender os desafios do processo de criação, validação e arranque de novos projectos empresariais;
- Conhecer as diferentes áreas funcionais da gestão e a forma como se interligam na definição estratégia de uma startup de base tecnológica.
- Ser capazes de aplicar um conjunto de conceitos, métodos e ferramentas de gestão à análise, discussão e execução de projectos empresariais de conhecimento intensivo na área das ciências da vida.
Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, Inovação, empreendedorismo com vista a potenciar a criação e desenvolvimento de startups de base tecnológica. Com as competências adquiridas pelos estudantes, pretende-se que sejam capazes de desenvolver em contexto empresarial: 1) projectos inovadores em empresas de biotecnologia já existentes, enquanto colaboradores, ou 2) promover a criação de novos projectos empresariais a nível internacional, enquanto fundadores.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Ideação
- Desenho de modelos de negócio
- Propriedade intelectual
- Comunicação e imagem
- Pitch
Bibliografia Obrigatória
Alexander Osterwalder & Yves Pigneur; Business Model Generation, John Wiley and Sons, 2010. ISBN: 978-0470876411
Eric Ries ; Lean Startup, Crown Business, 2011. ISBN: 978-0307887894
Steve Blank ; The Four Steps to Epiphany, K&S Ranch, 2013. ISBN: 978-0989200509
W. Chan Kim & Renée Mauborgne ; Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review Press, 2005. ISBN: 978-1591396192
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular estará estruturada em sessões de formação, teóricas e teórico-práticas, no formato de workshops, onde serão desenvolvidas cada uma das competências a desenvolver nesta UC. Durante as sessões de formação será feito um acompanhamento dos projetos propostos pelos estudantes em sessões de mentoring individual e coletivo.
Serão também realizadas sessões de apresentação dos projetos, em formato de Pitch, e posterior discussão entre os docentes e estudantes.
A avaliação dos estudantes incluirá uma sessão de apresentação final dos projectos, no final da Unidade Curricular e a apresentação de um relatório do projeto desenvolvido.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas e entrega dos trabalhos e apresentações
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação dos estudantes incluirá uma sessão de apresentação final dos projectos (Pitch) (30%), avaliação de um relatório escrito (30%) a apresentar também no final da UC. Os restantes 40% da nota serão relativos a 2 pontos de avaliação a realizar no decurso da unidade curricular que avaliarão o processo de ideação, a apresentação da equipa e apresentação e a evolução do projecto.
Melhoria de classificação
Apenas será passível de melhoria de nota a apresentação do relatório final (30%).
Observações
Professor Coordenador - Paula Melo