Anatomia Humana
MED4001 - ECTS
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.
Estatística Aplicada
M4158 - ECTS
1. Capacitar o aluno para análises de regressão envolvendo respostas pertencentes à família exponencial (modelos lineares generalizados)
2. Implementar análises estatísticas num software adequado
3. Promover o espírito crítico num processo de análise de dados (recolha de dados, modelação, interpretação dos resultados, ...)
Física das Radiações
F4003 - ECTS
Conhecer os principais tipos de radiação ionizante, e os processos de interação da radiação com os sitemas biológicos. Saber caracterizar um campo de radiação.
Compreender os conceitos fundamentais utilizados em ciências radiológicas, tais como a dose absorvida, a dose equivalente e a dose efetiva; a transferência linear de energia (LET), o alcance e o poder de paragem de uma partícula; a fluência, a taxa de fluência, e o fator de qualidade.
reconheçer as vantagens ou desvantagens de dada terapia.
Compreender os princípios de proteção da radiação (por exemplo, tempo, distância e blindagem) e os conceitos-chave relacionados com a terapia de radiação.
Laboratório de Instrumentação em Física Médica
F4007 - ECTS
A frequência bem-sucedida desta UC deverá proporcionar ao estudante a capacidade de compreender o que é a instrumentação e o seu lugar no contexto da interacção do Homem com o meio que o rodeia, reconhecer a importância muito particular da instrumentação de base electrónica, compreender o princípio da perturbação mínima no processo de medição, entender a importância dos conceitos razão sinal/ruído, análise espectral, detecção síncrona e transmissão de sinais com ajuste de impedância de propagação, ser capaz de projectar blocos de amplificação com elevada rejeição de ruído e adequado compromisso ganho versus largura de banda, ter a sensibilidade de considerar instrumentação no domínio do tempo ou no domínio da frequência dependendo da situação em análise, em síntese, exibir conhecimentos e competências que, no mínimo, constituam um bom ponto de partida para abordar necessidades de instrumentação em Física Médica.
Radiobiologia e Biofísica
FIS/BIOL4000 - ECTS
Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo ensinar aos estudantes alguns dos conceitos fundamentais da biofísica – tais como como a bioenergética, a biomecânica, os bio(nano)materiais, e radiobiologia.
No final desta UC, os estudantes deverão estar aptos a utilizar estes modelos em novos cenários relacionados com biofísica, física médica, bioengenharia, e outras áreas biomédicas, de forma abrangente.
Dosimetria e Proteção Radiológica
FIS4042 - ECTS
- Conhecimento das grandezas radiométricas, dosimétricas, de proteção e operacionais das radiações ionizantes e sua utilização prática.
- Cálculos utilizando a teoria de Bragg-Gray, a utilização de razões de poderes de paragem para cálculo de doses com detetores grandes e pequenos e discussão de limites de aplicação.
- Capacidade de formulação de cálculos de dosimetria em radiologia, radioterapia e medicina nuclear.
- Capacidade de realizar cálculos básicos de blindagem de radiação ionizante, em particular em aplicações de radioterapia.
- Conhecimento das normas de proteção radiológica e sistemas de proteção associados, sabendo distinguir a função das diversas organizações nacionais e internacionais que as eleboram. A legislão europeia e portuguesa é especialmente focada, dando ao estudante a capacidade de resolver de um ponto de vista normativo, qualquer problema básico que lhe possa surgir, baseando-se nas normas existentes e trabalhar nestas sob supervisão de um especialista em física médica.
Física da Radiologia e Medicina Nuclear
F/MED4001 - ECTS
- Conhecer os princípios físicos, o equipamento básico, os métodos matemáticos e computacionais, e a implementação das técnicas mais relevantes de obtenção de imagem médica nas áreas de radiologia, tomografia computorizada e medicina nuclear.
- Conhecer metodologias de controlo de qualidade associadas às diferentes técnicas de imagiologia e desenvolver a capacidade de elaboração de planos de controlo de qualidade usando software comum em ambiente hospitalar.
- Conhecer as características das imagens e a influência dos diversos parâmetros controláveis pelo utilizador, para técnicas relevantes de imagem médica.
- Domínio dos princípios de funcionamento de técnicas de imagem médica e de aspetos físicos gerais de sua aplicação: radiografia planar, radiografia digital, fluoroscopia, mamografia, angiografia, tomografia computorizada
Lasers e Ótica Biomédica
F4008 - ECTS
Conhecer as principais propriedades ópticas dos tecidos vivos, e sobre os processos de interacção da luz com tecidos vivos, em particular absorção e difusão.
Conhecer as principais fontes de luz, em particular Lasers, e sistemas ópticos associados, incluindo microscópios utilizados em biomedicina. Compreender os principais efeitos da interacção da luz com os tecidos, tanto para diagnóstico como para tratamento de patologias variadas. Entender e aplicar Normas de segurança laser e saber aplicar medidas de protecção. Conhecer o estado da arte das principais técnicas de imagem óptica com relevância no campo das aplicações biomédicas.
Métodos Computacionais em Física Médica
F4011 - ECTS
- Entender conceitos fundamentais de análise estatística e ser capazes de caracterizar um grupo estatístico.
- Conseguir aplicar simples algoritmos de Python para resolução de problemas estatísticos.
- Conhecer as distribuições binomial, de Poisson, de Gauss, e t-Student.
- Entender a abordagem numérica para solução de problemas e ter capacidade de estabelecer um algoritmo básico para modelagem numérica.
- Ser capaz de avaliar criticamente os resultados.
- Conhecer os conceitos dos números aleatórios e pseudoaleatórios.
- Conhecer os algoritmos de geração de números aleatórios.
- Adquirir a familiarização com software para análise estatística e numérica e modelação de Monte Carlo.
- Entender o Método Monte Carlo e as aplicações em transporte de radiação.Estabelecer uma simulação Monte Carlo para transporte de radiação.
- Ser capazes de avaliar a qualidade duma simulação a partir da análise de dados e verificar e ajustar os parâmetros geométricos, físicos e estatísticos da simulação.
- Ter capacidade de escolher o melhor código de Monte Carlo segundo exemplos específicos.
- Conhecer o Método de solução de problemas inversos e as aplicações em física médica.
- Saber como trabalhar em hospital ou ambiente de investigação, onde soluções numéricas de problemas complexos são requeridas.
Processamento de Sinal e Imagem em Física Médica
F4012 - ECTS
Conhecer técnicas de processamento digital de sinais e imagens, nos domínios do tempo e da frequência. Aplicar ferramentas matemáticas para análise de sinais e imagens biomédicas.A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua utilização critica na análise de dados simulados e experimentais.
No final do semestre os estudantes devem conhecer os fundamentos de Processamento Digital de Sinal e de Processamento Digital de Imagem, e serem capazes de aplicar várias técnicas e ferramentas computacionais para analise critica de dados (sinais e imagens) e implementação de ferramentas de processamento automático de dados.
Dissertação
Projeto
Imagiologia por Ressonância Magnética e Ultrassonografia
F/MED4003 - ECTS
Abordar os princípios físicos, os métodos matemáticos e computacionais, e a implementação das técnicas mais relevantes de imagem médica por ressonância magnética e utrassons, assim como as características das imagens e o controlo de qualidade associado.
No final da UC o estudante deverá compreender os princípios de funcionamento de técnicas de imagem médica e os aspetos físicos gerais de sua aplicação: ultrassonografia, ressonância magnética nuclear, tomografia ótica, e ter competências na análise quantitativa da implementação dessas técnicas.
Seminário
F/MED4004 - ECTS
Nesta UC, pretende-se que os estudantes se familiarizem com o Estado da Arte da Física Médica nas suas múltiplas vertentes, englobando tópicos emergentes em técnicas avançadas e novas tendências de terapia e imagiologia/diagnóstico.
O estudante será também introduzido aos centros de trabalho e investigação em Física Médica, nacionais e estrangeiros, através da promoção de seminários nestas áreas, propiciando o contacto, quer presencial, quer remoto, com docentes e investigadores em áreas de desenvolvimento, incluindo áreas inexistentes em Portugal.