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Anatomia Humana

Código: MED4001     Sigla: MED4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Física Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:FM 4 Plano de estudos a partir do ano letivo 2023/2024. 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.

Resultados de aprendizagem e competências

O  objetivo da unidade curricular de Anatomia Humana é o de dar conhecimento concreto (“hands-on”) sobre a arquitetura do corpo humano e como esse arranjo estrutural se relaciona com as funções desempenhadas por cada órgão ou sistema orgânico.

 

A Unidade Curricular envolve observação e manuseamento de peças de cadáver.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Postura e Movimento do Corpo Humano:
O sistema esquelético. Estrutura das articulações e as grandes articulações do corpo humano. O tecido muscular , a locomoção humana; os grandes grupos musculares .

2. O Sistema Circulatório:
O coração, válvulas e irrigação cardíaca. Grandes vasos arteriais e venosos. O sistema de retorno venoso.

3. Aparelho Digestivo:
O tubo digestivo e suas glândulas anexas: estrutura e funções gerais dos vários órgãos digestivos. 

4. Aparelhos Urinário e Genitais:
O rim e as vias urinárias: estrutura e funções gerais. 
Organização e funções dos aparelhos genitais feminino e masculino.

5. Aparelho Respiratório:
Vias aéreas superiores e inferiores. 

6. Sistema Nervoso:
Organização estrutural do sistema nervoso central.

7. Estesiologia:
Os orgãos dos sentidos: a visão e a audição.

Bibliografia Obrigatória

Rod R. Seeley; Anatomia e fisiologia. ISBN: 972-8930-07-0

Bibliografia Complementar

Henry Gray; Gray.s anatomy. ISBN: 0-443-01011-0
A. Junior Almeida; Elementos de anatomia e fisiologia humanas
Philip Tate; Guia de estudo para utilização com anatomia e fisiologia. ISBN: 972-8930-09-7
Werner Spalteholz; Atlas de anatomia humana. ISBN: 978-84-335-6115-2 (Vol. 2)
Heinz Feneis; Atlas de anatomia humana

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina tem como objetivo o conhecimento da estrutura do corpo humano. Para alcançar este objetivo será leccionada uma súmula da organização anatómica do corpo humano recorrendo, em aulas práticas a peças cadavéricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 26,00
Total: 26,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Os alunos necessitam de frequentar um número mínimo de aulas (regras gerais da universidade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

I. AVALIAÇÃO DURANTE O SEMESTRE 1. Avaliação da participação do aluno nas aulas práticas – 2 val. 2. Avaliação a meio do semestre: Prova teórica de perguntas de resposta múltipla e / ou perguntas de resposta curta – 9 val. (nota mínima  7 val.). 3. Avaliação no final do semestre: Prova teórica de perguntas de resposta múltipla  e / ou perguntas de resposta curta – 9 val. (nota mínima 7 val.).Se o aluno obtiver um mínimo de 9.5 val. no conjunto destas avaliações ficará dispensado do exame final.


II. EXAME FINAL
Para os alunos que não obtiveram nota igual ou superior a 9.5 durante as avaliações realizadas durante o semestre. Neste caso, não conta qualquer das classificações obtidas durante o semestre. O exame final consiste numa prova teórica com perguntas de resposta múltipla  e / ou perguntas de resposta curta .


III. ALUNOS REPETENTES
Se tiverem obtido anteriormente frequência das aulas práticas , estão dispensados de frequentar as aulas práticas.



IV. MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO
O exame consistirá na mesma prova que é realizada pelos alunos que submetem a exame de recurso.

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