Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:EDC > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Dados Gerais

Código Oficial: MA65
Sigla: M:EDC
Descrição: O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP oferece um complemento de formação em temas centrais e atuais da ciência. O curso visa o fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também o desenvolvimento de capacidades que permitirão ao estudante refletir analítica e criticamente sobre a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica.

Diplomas

  • Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Elementos de Divulgação das Ciências

EC/DC4001 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.

 

Ensino e Divulgação da Biologia e Geologia

EC/DC4005 - ECTS
Distinguir contextos de educação (formal, não formal e informal) de contextos de divulgação da Biologia e Geologia.

Fomentar o papel dos Museus,  Centros de Ciência e Universidades no ensino e divulgação da biologia e da geologia.

Desenvolver iniciativas adequadas a  contextos de ensino e/ou divulgação da Biologia e/ou da Geologia.

Ensino e Divulgação da Física e Química

EC/DC4006 - ECTS Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam analisar e desenvolver iniciativas e recursos adequados a  contextos formais e não-formais de ensino da Física e da Química.

Epistemologia e Educação em Ciências

EC/DC4000 - ECTS

Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.

Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.

Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.

Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.

 

Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.

Refeltir criticamente o terreno tensional na área 'ciência e cultura'

Multimédia em Ensino e Divulgação das Ciências

EC/DC4003 - ECTS Pretende-se que no final desta unidade curricular que os estudantes saibam construir e explorar recursos multimédias, que potenciem uma aprendizagem eficaz dos conteúdos programáticos de Física e Química e também promovam a divulgação da ciência pela comunidade escolar e local.

Biologia Complementar

BIOL4021 - ECTS

Parte 1 -Biotecnologia Molecular e Tecnologia de DNA

1.Fornecer conceitos sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, clonagem e transformação genética de organismos. 2.Conhecimento dos principais projectos internacionais para o ensino experimental da Biologia Molecular e Biotecnologia. 3.Treino em técnicas laboratoriais para o ensino representativas da Biologia Molecular Moderna

 Parte 2 - Biodiversidade e Ecologia Microbiana

Aquisição de conhecimentos essenciais em várias temáticas da diversidade microbiana. Compreender a importância da diversidade microbiana no âmbito de desafios societais emergentes, nomeadamente, nas alterações climáticas, poluição, biotecnologia e sustentabilidade dos ecossistemas.

Ampliar o conhecimento sobre o mundo invisível dos microrganismos destacando a sua importância na manutenção do equilíbrio ecológico e a sua presença constante no cotidiano do ser humano.

 Parte 3 - Stressores de preocupação emergente de origem antrópica

Compreender os principais fatores de stress químico de origem antrópica.

Reconhecer as principais metodologias para mitigar os efeitos da contaminação química e implementar uma avaliação de risco ambiental e da saúde humana. Explorar o conceito de “One Heath” proposta pela organização mundial da saúde (WHO).

Parte 4 - Diversidade e evolução das plantas

A abordagem ao Reino Plantae direcionada para o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida. Neste módulo será abordado o estudo da morfologia comparada e dos ciclos de vida das Embryophyta, com referência à estrutura vegetativa e aos órgãos reprodutores das plantas.

 

 

Ensino e Divulgação da Matemática

EC/DC4007 - ECTS O objetivo geral da unidade curricular de Ensino e Divulgação da Matemática é o de criar um espaço de discussão e reflexão sobre alguns aspetos fundamentais do ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre alguns aspetos relativos à importância dos espaços (públicos) de divulgação da matemática para o público escolar e para o público em geral.

Física Complementar

F4002 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos de física adquiridos na licenciatura segundo a abordagem que consistirá na articulação das componentes:

  1. i) revisão de conceitos tendo presente a perspetiva histórica da sua evolução;
  2. ii) análise de situações concretas que implicam domínio operacional desses conceitos, as quais, não sendo exigentes do ponto de vista formal, obrigam a um conhecimento aprofundado dos princípios envolvidos.



Geologia Complementar

GEOL4001 - ECTS

Analisar, interpretar e integrar conhecimentos para compreender o Sistema Terra, assim como todos os seus componentes e sub-sistemas e as respectivas interacções e inter-relações.

História das Ideias em Ciência

EC/DC4002 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.

Matemática na Ciência e na Arte

M4070 - ECTS

Cada vez mais é importante que a escola possa oferecer oportunidades em que os alunos vivenciem atividades que alcancem as múltiplas vertentes da sua vida. As práticas interdisciplinares abordando diversas linguagens e áreas do conhecimento são particularmente interessantes, pois além de contribuirem para a motivação dos alunos, permitem-lhes integrar as várias matérias num contexto mais global. Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes o contacto com várias ligações entre a matemática, a ciência e a arte, de modo a que as possam depois explorar e aplicar tanto em ambiente escolar como em atividades de divulgação.

Esta unidade curricular está estruturada em diversos tópicos de matemática (ver programa) que abrangem diversos conteúdos constantes dos  programas de matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário com ênfase no domínio Geometria e Medida. Pretende-se assim trabalhar conteúdos desse domínio de uma forma integrada abordando várias aplicações à ciência e à arte.

Metodologias de Investigação em Educação e Divulgação das Ciências

EC/DC4004 - ECTS Caracterizar os paradigmas de investigação educacional e em divulgação científica.
Identificar metodologias de investigação, instrumentos e técnicas de recolha e análise de dados em artigos científicos.
Familiarizar-se com o ambiente de trabalho do SPSS e o NVIVO.
Saber as normas da correta conduta ética na investigação em educação e divulgação científica.
Aplicar procedimentos éticos na investigação com crianças e adolescentes.
Identificar os diversos tipos de plágio.
Compreender formas de parafrasear, de citar e de escrever referências bibliográficas.
Discutir princípios de integridade académica.
Saber redigir e apresentar oralmente relatórios críticos.

Química Complementar

Q4010 - ECTS Aprofundar e discutir alguns temas de química lecionados no ensino secundário em que os estudantes sintam mais dificuldades.

Tópicos de Física e Astronomia

C4011 - ECTS O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos estudantes as ferramentas físicas e matemáticas para o entendimento de ideias, métodos e princípios fundamentais de física e astronomia, bem como os conceitos de base nestas áreas.

Dissertação

EC/DC5000 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 20:20:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias