Código Oficial: | MA65 |
Sigla: | M:EDC |
Descrição: | O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP oferece um complemento de formação em temas centrais e atuais da ciência. O curso visa o fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também o desenvolvimento de capacidades que permitirão ao estudante refletir analítica e criticamente sobre a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica. |
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.
Fomentar o papel dos Museus, Centros de Ciência e Universidades no ensino e divulgação da biologia e da geologia.
Desenvolver iniciativas adequadas a contextos de ensino e/ou divulgação da Biologia e/ou da Geologia.
Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.
Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.
Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.
Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.
Parte 1 -Biotecnologia Molecular e Tecnologia de DNA
1.Fornecer conceitos sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, clonagem e transformação genética de organismos. 2.Conhecimento dos principais projectos internacionais para o ensino experimental da Biologia Molecular e Biotecnologia. 3.Treino em técnicas laboratoriais para o ensino representativas da Biologia Molecular Moderna
Parte 2 - Biodiversidade e Ecologia Microbiana
Aquisição de conhecimentos essenciais em várias temáticas da diversidade microbiana. Compreender a importância da diversidade microbiana no âmbito de desafios societais emergentes, nomeadamente, nas alterações climáticas, poluição, biotecnologia e sustentabilidade dos ecossistemas.
Ampliar o conhecimento sobre o mundo invisível dos microrganismos destacando a sua importância na manutenção do equilíbrio ecológico e a sua presença constante no cotidiano do ser humano.
Parte 3 - Stressores de preocupação emergente de origem antrópica
Compreender os principais fatores de stress químico de origem antrópica.
Reconhecer as principais metodologias para mitigar os efeitos da contaminação química e implementar uma avaliação de risco ambiental e da saúde humana. Explorar o conceito de “One Heath” proposta pela organização mundial da saúde (WHO).
Parte 4 - Diversidade e evolução das plantas
A abordagem ao Reino Plantae direcionada para o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida. Neste módulo será abordado o estudo da morfologia comparada e dos ciclos de vida das Embryophyta, com referência à estrutura vegetativa e aos órgãos reprodutores das plantas.
Aprofundar os conhecimentos de física adquiridos na licenciatura segundo a abordagem que consistirá na articulação das componentes:
Analisar, interpretar e integrar conhecimentos para compreender o Sistema Terra, assim como todos os seus componentes e sub-sistemas e as respectivas interacções e inter-relações.
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.
Cada vez mais é importante que a escola possa oferecer oportunidades em que os alunos vivenciem atividades que alcancem as múltiplas vertentes da sua vida. As práticas interdisciplinares abordando diversas linguagens e áreas do conhecimento são particularmente interessantes, pois além de contribuirem para a motivação dos alunos, permitem-lhes integrar as várias matérias num contexto mais global. Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes o contacto com várias ligações entre a matemática, a ciência e a arte, de modo a que as possam depois explorar e aplicar tanto em ambiente escolar como em atividades de divulgação.
Esta unidade curricular está estruturada em diversos tópicos de matemática (ver programa) que abrangem diversos conteúdos constantes dos programas de matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário com ênfase no domínio Geometria e Medida. Pretende-se assim trabalhar conteúdos desse domínio de uma forma integrada abordando várias aplicações à ciência e à arte.