Matemática na Ciência e na Arte
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Cada vez mais é importante que a escola possa oferecer oportunidades em que os alunos vivenciem atividades que alcancem as múltiplas vertentes da sua vida. As práticas interdisciplinares abordando diversas linguagens e áreas do conhecimento são particularmente interessantes, pois além de contribuirem para a motivação dos alunos, permitem-lhes integrar as várias matérias num contexto mais global. Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes o contacto com várias ligações entre a matemática, a ciência e a arte, de modo a que as possam depois explorar e aplicar tanto em ambiente escolar como em atividades de divulgação.
Esta unidade curricular está estruturada em diversos tópicos de matemática (ver programa) que abrangem diversos conteúdos constantes dos programas de matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário com ênfase no domínio Geometria e Medida. Pretende-se assim trabalhar conteúdos desse domínio de uma forma integrada abordando várias aplicações à ciência e à arte.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes adquiram e aprofundem os conteúdos matemáticos constantes do programa, se familiarizem com práticas interdisciplinares envolvendo esses conteúdos e desenvolvam autonomia, espírito crítico e criatividade na implementação de atividades de aprendizagem e divulgação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Revisão de resultados fundamentais da geometria euclidiana sintética (relativos a triângulos, círculos, polígonos, construções com régua e compasso).
- Razão de ouro: construções geométricas, sucessão de Fibonacci, mitos e factos sobre manifestações artísticas da razão de ouro na Antiguidade Clássica, simetria dinâmica de Hambidge, Le Modulor.
- Simetria: grupo de simetrias de uma figura plana, grupos cíclicos e diedrais, rosáceas, frisos e papéis de parede.
- Matemática do som e da música.
Bibliografia Obrigatória
Eduardo Veloso;
Geometria. ISBN: 972-8353-26-X
Bibliografia Complementar
Branko Grunbaum;
Tilings and patterns. ISBN: 0-7167-1998-3
Roger Herz-Fischler;
A mathematical history of the golden number. ISBN: 0-486-400007-7
Paulo Ventura Araújo;
Curso de geometria. ISBN: 972-662-591-2
Sasho Kalajdzievski; Math and Art- An Introduction to Visual Mathematics. ISBN: 1-58488-913-7
John H. Conway;
The symmetries of things. ISBN: 978-1-56881-220-5
David Wright; Mathematics and music. ISBN: 9780821848739 ((disponível em https://www.math.wustl.edu/~wright/Math109/00Book.pdf))
Dave Benson; Music: a mathematical offering ( (disponível em http://www.maths.abdn.ac.uk/∼bensondj/html/maths-music.html))
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual e realização de fichas de trabalho.
Software
GeCla - software produzido pela Associação Atractor (disponível em http://www.atractor.pt/soft.html)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
112,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
8,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência, o estudante não pode exceder 25% de faltas às atividades letivas previstas (artigo 14 do Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes)Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a soma das classificações obtidas em cada componente:
- primeira parte (capítulos 1 e 2 do programa): 6 valores (3+3 relativos a trabalhos escritos individuais realizados em aula)
- segunda parte (capítulos 3 e 4 do programa): 14 valores (2+3+3+2 relativos a trabalhos escritos individuais realizados em aula e 4 relativos a trabalho escrito individual realizado fora de aula)
Melhoria de classificação
Não há possibilidade de melhoria de classificação.