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Metodologias de Investigação em Educação e Divulgação das Ciências

Código: EC/DC4004     Sigla: EC/DC4004     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EDC 9 Plano de Estudos Oficial 2019/2020 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Caracterizar os paradigmas de investigação educacional e em divulgação científica.
Identificar metodologias de investigação, instrumentos e técnicas de recolha e análise de dados em artigos científicos.
Familiarizar-se com o ambiente de trabalho do SPSS e o NVIVO.
Saber as normas da correta conduta ética na investigação em educação e divulgação científica.
Aplicar procedimentos éticos na investigação com crianças e adolescentes.
Identificar os diversos tipos de plágio.
Compreender formas de parafrasear, de citar e de escrever referências bibliográficas.
Discutir princípios de integridade académica.
Saber redigir e apresentar oralmente relatórios críticos.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver pensamento crítico.
Dominar as principais metodologias de investigação em ensino e divulgação das Ciências para as saber aplicar na dissertação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Paradigmas de investigação educacional e em divulgação científica.
Metodologias de  investigação educacional e em divulgação científica.
Os métodos de investigação qualitativo e quantitativo.
Técnicas de recolha de dados.
Técnicas de análise de dados.
Fontes de informação científica e o processo de revisão de literatura. 
Conduta ética na investigação em educação e divulgação científica.
Procedimentos éticos na investigação com crianças e adolescentes.
Integridade académica na investigação e na publicação.

Bibliografia Obrigatória

Referidas em Observações; Referidas em Observações
Gay, L. R., Mills, G. E., & Airasian, P. ; Educational Research: Competencies for Analysis and Applications., New Jersey: Pearson Education Inc. , 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia orientada para a aprendizagem baseada na exposição interativa e na reflexão crítica. Recurso ao pluralismo estratégico com apresentações PowerPoint, leitura critica de artigos, visualização de vídeo pills e apresentação de trabalhos de síntese pelos estudantes com discussão crítica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Entrega obrigatória dos seguintes trabalhos:
Pelo menos 1 (de 3) pequeno relatório de 4 valores.
1 trabalho final de 8 valores.
A apresentação oral dos trabalhos é obrigatória.
Frequência de 8 aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação corresponde à soma das classificações obtidas nos trabalhos. Cada pequeno relatório vale 20%  e o trabalho final vale 40%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Igual à dos restantes estudantes com dispensa de comParência às aulas de acordo com legislação específica.

Melhoria de classificação

Exame.

Observações

Referências:

Gay, L. R., Mills, G. E., & Airasian, P. (2006). Educational Research: Competencies for Analysis and Applications. New Jersey: Pearson Education Inc.
McMillan, J. H., & Schumacher, S. (2001). Research in Education. A conceptual Introduction. London: Longman.
Priest, S., Goodwin, J., & Dahlstrom, M. F. (Eds.) (2018). Ethics and Practice in Science Communication. Chicago: University of Chicago Press.
Sumser, J. (2001). A guide to empirical research in communication: Rules for looking. Thousand Oaks, California: Sage.
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