Código Oficial: | 9146 |
Sigla: | L:G |
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Aquisição de conhecimentos que possibilitem a identificação das operações de simetria ocorrentes na matéria cristalina; Aquisição de conhecimentos que possibilitem a projecção estereográfica de modelos cristalográficos; Aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam a caracterização das propriedades macroscópicas e físico-mecânicas dos minerais e a identificação, de forma expedita, de minerais.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Transmitir aos estudantes a importância da Química como ciência transversal, abordando tópicos estruturantes que permitem compreender a estrutura e propriedades da matéria e interpretar os fenómenos de transformação química.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Dar competências aos alunos em: 1- identificação de rochas por exame macroscópico;2- no manuseamento da técnica da projeção estereográfica na resolução de problemas geológicos.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabê-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende-se que os estudantes consigam realizar e interpretar colunas do registo estratigráfico obtido num perfil geológico. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais ao microscópio petrográfico de luz transmitida(os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia).
Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.
Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.
A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares.
Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;
- compreender a diferenciação sedimentar/pedológica;
- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;
- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;
- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;
- descrever e classificar as rochas sedimentares.
Realizar trabalho de campo em diferentes contextos geológicos, enfatizando diferentes áreas disciplinares da Geologia. Amostragem, recolha e interpretação de dados. Elaborar documentos cartográficos e relatório geológico sobre a área de trabalho.
Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
Realização de cartografia geológica de pormenor numa área de 1 km2, com relevo para os métodos e técnicas de levantamento geológico, recolha de dados (objectividade e representatividade a uma dada escala) e documentos de suporte (mapa topográfico, fotografia aérea e de satélite, Google Earth). Interpretação e representação cartográfica, envolvendo diferentes aspectos geológicos (contactos geológicos; unidades litoestratigráficas; unidades bioestratigráficas; estruturas). Elaboração de mapa geológico de pormenor e respectivo relatório.
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, alteraçoes cromossómicas genética molecular, genética populacional a, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projeção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos fundamentais sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos. Pretende-se ainda transmitir os conhecimentos das técnicas alternativas aos métodos tradicionais da Topografia, nomeadamente os sistemas de varrimento laser terrestre e aéreo, assim como a aquisição de dados com drones. Serão transmitidos os princípios físicos da instrumentação, as técnicas de georreferenciação direta associadas (GNSS+INS) e os métodos matemáticos envolvidos nos processamentos de dados. A UC terá uma componente prática forte em que os estudantes desenvolverão os seus projetos de aquisição de dados em campo (laser terrestre e operação de drones) e respetivo processamento. Haverá articulação com empresas e entidades públicas que utilizam estas técnicas.
No final da UC os estudantes deverão, para além da compreensão dos princípios envolvidos na instrumentação de posicionamento geoespacial estudada, ser capazes de executar as operações elementares com os principais instrumentos com que contactarãoAo completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência e de Stokes
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabê-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial e aplicação linear.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de álgebra linear, da resolução de sistemas lineares, e das suas aplicações na geometria.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
A Unidade Curricular (UC) apresenta os conceitos básicos e técnicas de Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência.
A orientação da UC privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados (MATLAB).
O objetivo desta disciplina é dado um problema matemático estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.
Dado um problema matemático, estudar condições suficientes de existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo, efectuar a sua implementação em computador, realizar testes e interpretar os resultados numéricos obtidos.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
Os principais objetivos da disciplina são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
- Conhecer a relevância económica da agricultura
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
Compreender a importância dos estudos sedimentológicos e dominar as respetivas técnicas laboratoriais e de campo, tendo em vista a respetiva aplicação científica, económica e ambiental, bem como a interpretação dos registos sedimentológicos relativamente a ambientes sedimentares atuais e a ambientes sedimentares antigos, respetivos corpos sedimentares e respetiva importância económica e ambiental.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os fatores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em atividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respetiva inserção em empresas com fins ambientais e desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação.
- Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico, em especial, a sua fase subterrânea.
- Compreender a importância socioeconómica dos recursos hídricos subterrâneos, da Hidrogeologia e da atividade profissional do hidrogeólogo.
- Compreender a aplicação de métodos e técnicas de prospeção, pesquisa e captação de água subterrânea.
- Conhecer os princípios da gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.
- Conhecer os sistemas aquíferos de Portugal e os respectivos recursos hídricos subterrâneos.
Adquirir conhecimentos que possibilitem a organização e realização de campanhas de prospecção, utilizando métodos de prospecção geofísica e de prospecção geológica, atendendo à sua complementaridade.
Adquirir competências suficientes para fazer a análise e tratamento de dados geológicos, recomendando os métodos mais aconselháveis, tendo em atenção as limitações e potencialidades de cada um, e retirar das interpretações as informações mais relevantes para os casos em estudo.
Em termos gerais, pretende-se aprofundar conhecimentos na área de geoinformação aplicada à Geologia.
Pretende-se, ainda, que os métodos apreendidos ajudem a analisar dados complexos, desenvolver soluções para o tratamento de dados, tendo a capacidade de propor formas de representação dos dados geológicos.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre: metodologia de estudos geológico-geotécnicos e sua aplicação aos diferentes tipos de obras de engenharia; princípios básicos de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas; técnicas de prospeção e ensaio mais utilizados em Geologia de Engenharia. Com base nestes conhecimentos, os estudantes deverão saber programar, desenvolver e interpretar um estudo geológico-geotécnico.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores, e em particular na área da programação em lógica.
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Introduzir os conceitos elementares de programação imperativa enfatizando a noção de algoritmo e de modularidade.
Pretende-se que os estudantes:
- sejam capazes de conceber algoritmos para resolução de problemas simples e de os implementar na linguagem de programação C
- fiquem a conhecer alguns algoritmos básicos (contagem, pesquisa, ordenação, ...)
- adquiram bons hábitos de programação.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos. A abordagem é tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa e de alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Transmitir aos estudantes a importância da Química como ciência transversal, abordando tópicos estruturantes que permitem compreender a estrutura e propriedades da matéria e interpretar os fenómenos de transformação química.
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, potenciometria, fluorescência, espectroscopia de UV/vis e de FTIR-ATR). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Para compreender a química inorgânica, é necessário vincular esse conhecimento aos princípios químicos subjacentes e, portanto, fornecer explicações para a existência e comportamento dos compostos. Por essa razão, serão aborados e aprofundados conceitos da teoria atômica, ligação, forças intermoleculares, termodinâmica, comportamento ácido-base. Alargando posteriormente aos compostos de coordenação, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Desenvolvimento de competências laboratoriais e de apresentação, tratamento, interpretação e discussão de resultados experimentais, a nível individual e em grupo.
Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos de equilíbrio químico, termoquímica, cinética química e eletroquímica, lecionados nas unidades curriculares Química I (Q1009) e Química II (Q1011).
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Os principais objetivos da disciplina são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
- Conhecer a relevância económica da agricultura
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial e aplicação linear.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de álgebra linear, da resolução de sistemas lineares, e das suas aplicações na geometria.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
A Unidade Curricular (UC) apresenta os conceitos básicos e técnicas de Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência.
A orientação da UC privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados (MATLAB).
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência e de Stokes
O objetivo desta disciplina é dado um problema matemático estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respetiva inserção em empresas com fins ambientais e desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
- Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico, em especial, a sua fase subterrânea.
- Compreender a importância socioeconómica dos recursos hídricos subterrâneos, da Hidrogeologia e da atividade profissional do hidrogeólogo.
- Compreender a aplicação de métodos e técnicas de prospeção, pesquisa e captação de água subterrânea.
- Conhecer os princípios da gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.
- Conhecer os sistemas aquíferos de Portugal e os respectivos recursos hídricos subterrâneos.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos. A abordagem é tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa e de alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, potenciometria, fluorescência, espectroscopia de UV/vis e de FTIR-ATR). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores, e em particular na área da programação em lógica.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
Adquirir conhecimentos que possibilitem a organização e realização de campanhas de prospecção, utilizando métodos de prospecção geofísica e de prospecção geológica, atendendo à sua complementaridade.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Para compreender a química inorgânica, é necessário vincular esse conhecimento aos princípios químicos subjacentes e, portanto, fornecer explicações para a existência e comportamento dos compostos. Por essa razão, serão aborados e aprofundados conceitos da teoria atômica, ligação, forças intermoleculares, termodinâmica, comportamento ácido-base. Alargando posteriormente aos compostos de coordenação, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Compreender a importância dos estudos sedimentológicos e dominar as respetivas técnicas laboratoriais e de campo, tendo em vista a respetiva aplicação científica, económica e ambiental, bem como a interpretação dos registos sedimentológicos relativamente a ambientes sedimentares atuais e a ambientes sedimentares antigos, respetivos corpos sedimentares e respetiva importância económica e ambiental.
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Adquirir competências suficientes para fazer a análise e tratamento de dados geológicos, recomendando os métodos mais aconselháveis, tendo em atenção as limitações e potencialidades de cada um, e retirar das interpretações as informações mais relevantes para os casos em estudo.
Em termos gerais, pretende-se aprofundar conhecimentos na área de geoinformação aplicada à Geologia.
Pretende-se, ainda, que os métodos apreendidos ajudem a analisar dados complexos, desenvolver soluções para o tratamento de dados, tendo a capacidade de propor formas de representação dos dados geológicos.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projeção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Transmitir aos estudantes a importância da Química como ciência transversal, abordando tópicos estruturantes que permitem compreender a estrutura e propriedades da matéria e interpretar os fenómenos de transformação química.
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, alteraçoes cromossómicas genética molecular, genética populacional a, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre: metodologia de estudos geológico-geotécnicos e sua aplicação aos diferentes tipos de obras de engenharia; princípios básicos de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas; técnicas de prospeção e ensaio mais utilizados em Geologia de Engenharia. Com base nestes conhecimentos, os estudantes deverão saber programar, desenvolver e interpretar um estudo geológico-geotécnico.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Desenvolvimento de competências laboratoriais e de apresentação, tratamento, interpretação e discussão de resultados experimentais, a nível individual e em grupo.
Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos de equilíbrio químico, termoquímica, cinética química e eletroquímica, lecionados nas unidades curriculares Química I (Q1009) e Química II (Q1011).
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabê-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os fatores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em atividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas
Introduzir os conceitos elementares de programação imperativa enfatizando a noção de algoritmo e de modularidade.
Pretende-se que os estudantes:
- sejam capazes de conceber algoritmos para resolução de problemas simples e de os implementar na linguagem de programação C
- fiquem a conhecer alguns algoritmos básicos (contagem, pesquisa, ordenação, ...)
- adquiram bons hábitos de programação.
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Os principais objetivos da disciplina são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
- Conhecer a relevância económica da agricultura
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial e aplicação linear.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de álgebra linear, da resolução de sistemas lineares, e das suas aplicações na geometria.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
A Unidade Curricular (UC) apresenta os conceitos básicos e técnicas de Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência.
A orientação da UC privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados (MATLAB).
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência e de Stokes
O objetivo desta disciplina é dado um problema matemático estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respetiva inserção em empresas com fins ambientais e desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
- Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico, em especial, a sua fase subterrânea.
- Compreender a importância socioeconómica dos recursos hídricos subterrâneos, da Hidrogeologia e da atividade profissional do hidrogeólogo.
- Compreender a aplicação de métodos e técnicas de prospeção, pesquisa e captação de água subterrânea.
- Conhecer os princípios da gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.
- Conhecer os sistemas aquíferos de Portugal e os respectivos recursos hídricos subterrâneos.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos. A abordagem é tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa e de alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, potenciometria, fluorescência, espectroscopia de UV/vis e de FTIR-ATR). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores, e em particular na área da programação em lógica.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
Adquirir conhecimentos que possibilitem a organização e realização de campanhas de prospecção, utilizando métodos de prospecção geofísica e de prospecção geológica, atendendo à sua complementaridade.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Para compreender a química inorgânica, é necessário vincular esse conhecimento aos princípios químicos subjacentes e, portanto, fornecer explicações para a existência e comportamento dos compostos. Por essa razão, serão aborados e aprofundados conceitos da teoria atômica, ligação, forças intermoleculares, termodinâmica, comportamento ácido-base. Alargando posteriormente aos compostos de coordenação, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Compreender a importância dos estudos sedimentológicos e dominar as respetivas técnicas laboratoriais e de campo, tendo em vista a respetiva aplicação científica, económica e ambiental, bem como a interpretação dos registos sedimentológicos relativamente a ambientes sedimentares atuais e a ambientes sedimentares antigos, respetivos corpos sedimentares e respetiva importância económica e ambiental.
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Adquirir competências suficientes para fazer a análise e tratamento de dados geológicos, recomendando os métodos mais aconselháveis, tendo em atenção as limitações e potencialidades de cada um, e retirar das interpretações as informações mais relevantes para os casos em estudo.
Em termos gerais, pretende-se aprofundar conhecimentos na área de geoinformação aplicada à Geologia.
Pretende-se, ainda, que os métodos apreendidos ajudem a analisar dados complexos, desenvolver soluções para o tratamento de dados, tendo a capacidade de propor formas de representação dos dados geológicos.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projeção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Transmitir aos estudantes a importância da Química como ciência transversal, abordando tópicos estruturantes que permitem compreender a estrutura e propriedades da matéria e interpretar os fenómenos de transformação química.
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, alteraçoes cromossómicas genética molecular, genética populacional a, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre: metodologia de estudos geológico-geotécnicos e sua aplicação aos diferentes tipos de obras de engenharia; princípios básicos de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas; técnicas de prospeção e ensaio mais utilizados em Geologia de Engenharia. Com base nestes conhecimentos, os estudantes deverão saber programar, desenvolver e interpretar um estudo geológico-geotécnico.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Desenvolvimento de competências laboratoriais e de apresentação, tratamento, interpretação e discussão de resultados experimentais, a nível individual e em grupo.
Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos de equilíbrio químico, termoquímica, cinética química e eletroquímica, lecionados nas unidades curriculares Química I (Q1009) e Química II (Q1011).
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabê-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os fatores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em atividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas
Introduzir os conceitos elementares de programação imperativa enfatizando a noção de algoritmo e de modularidade.
Pretende-se que os estudantes:
- sejam capazes de conceber algoritmos para resolução de problemas simples e de os implementar na linguagem de programação C
- fiquem a conhecer alguns algoritmos básicos (contagem, pesquisa, ordenação, ...)
- adquiram bons hábitos de programação.
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.