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Cursos

Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Dados Gerais

Código Oficial: 8258
Sigla: L:AP

Diplomas

  • Licenciatura em Arquitetura Paisagista (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenho

AP1001 - ECTS A Disciplina de Desenho ao promover a representação e o conhecimento do mundo visível e das imagens mentais através do registo gráfico manual, tem os seguintes objectivos:
- Desenvolver no estudante a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do desenho e a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos;
- Criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade espontaneidade e consciência;
- Estimular a presença no acto projectual de componentes não sistemáticas, simbólicas e poéticas.
- Promover a satisfação e o conhecimento da necessidade e do prazer da representação; da expressão do número e da medida; da memória visual da realidade exterior e interior.
- Reconhecer que o desenho é a expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na realidade exterior e no património do Desenho e da Arquitectura;
- Entender que se aprende a desenhar desenhando e desenhando-se, isto é, a intencionalidade do desenho está, também, na matriz que é o autor.

Biologia Vegetal

BIOL1003 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.

Elementos de Geologia

GEOL1005 - ECTS

 

Compreensão dos principais processos geológicos dinamizados por uma atividade global que integra a génese, composição e evolução do nosso Planeta, assumindo a Terra como um sistema no qual os processos ocorrem num ciclo interativo, envolvendo uma dinâmica interna e uma dinâmica externa. Reconhecimento da importância da interação dos processos geológicos endógenos e exógenos na origem e evolução da morfologia do Planeta. Consciencialização da importância da gestão dos recursos geológicos e da prevenção dos riscos naturais de natureza geológica.

Introdução ao Projeto de Arquitetura Paisagista I

AP1002 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo iniciar o estudante no exercício do projeto de Arquitetura Paisagista. Através da definição de um conjunto de condicionantes de ordem variada, nomeadamente ecológica, social e estética, próprias de um dado lugar, os alunos são introduzidos ao exercício do projeto valorizando-se a exploração da forma e da função e o conhecimento dos elementos da paisagem e modo de os manipular.
Esta unidade curricular explora os conceitos de jardim e de paisagem. Valoriza, também, a compreensão do comportamento dos seres humanos entre si e os lugares. Ou seja, a vivência e a experiência do lugar/jardim estarão no centro da conceção de um conjunto de exercícios de projeto de pequena escala. 

Matemática

M1029 - ECTS Treino básico em conteúdos de pré-cálculo e cáculo diferencial, necessários para acompanhar disciplinas de informação geográfica.

Análise e Interpretação da Paisagem 

AP1004 - ECTS

Desenvolver o conhecimento sobre conceitos fundamentais de paisagem e dinâmicas associadas bem como a capacidade de descrever e avaliar os seus elementos constituintes (unidades e componentes) em face de uma transformação (evolução/mudança).

Diversidade das Plantas

BIOL1008 - ECTS

1. Compreensão da história e evolução da Botânica e dos principais sistemas de classificação dos vegetais 2. Apreender os conceitos de Taxonomia e Sistemática, Classificação e Nomenclatura Botânica 3. Percepção e compreensão dos principais tipos filosóficos que regem as diferentes escolas de pensamento taxonómico e principais diferenças entre as mesmas 4. Aquisição dos conhecimentos morfológicos necessários à descrição e estudo de taxa vegetais 5. Desenvolverem as competências taxonómicas mínimas que lhes permitam a identificação de plantas e a sua correcta preparação para herbário e outros tipos de colecções biológicas 6. Conhecer as grandes linhas evolutivas das plantas 7. Aquisição de conhecimentos sobre os grandes grupos vegetais, principais diferenças entre eles e sua evolução e caracterização. 8. Aquisição de conhecimentos sobre grupos de plantas de interesse ornamental. 9. Construir e utilizar chaves dicotómicas tal como gerir termos e conceitos de morfologia utilizados para a identificação de plantas vasculares.

Ecologia Geral

BIOL1004 - ECTS

Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.

Introdução ao Projeto de Arquitetura Paisagista II

AP1003 - ECTS

 

  1. Aquisição de competências de análise do lugar; nomeadamente, levantamento da situação existente, análise do uso do espaço, e análise da envolvente. 
  2. Aplicação das competências desenvolvidas, mencionadas em 1, na análise do lugar dos dois projetos a desenvolver nesta UC. 
  3. Aquisição de competências ao nível do projeto público de pequena escala; nomeadamente, conceptualização e zonamento do espaço de acordo com os princípios da arquitetura paisagista, modelação do terreno e aplicação de material vegetal.
  4. Aplicação das competências adquiridas, mencionadas em 3, na concepção de dois jardins de pequena escala.

 

Urbanística

AP2001 - ECTS OBJECTIVOS DA DISCIPLINA 

1. A disciplina de Urbanística 1 constitui uma abordagem teórica da evolução das actividades de planeamento e intervenção sobre os sistemas urbanos e territoriais, visando orientar as suas formas de evolução por crescimento ou reconversão. 
Dado que o conhecimento destes sistemas releva de diversas disciplinas e a intervenção sobre os mesmos se faz através de processos de distinta natureza e não apenas do seu desenho - e neste sentido não se podem confundir com uma simples ampliação de escala da Arquitectura - a teoria urbanística assenta numa matriz interdisciplinar, o que conduz a privilegiar o método histórico como revelador das etapas e inflexões das práticas urbanísticas no mundo contemporâneo, permitindo assim entender e avaliar os seus sucessos e insucessos nos contextos em que se desenrolaram: dos países "avançados" aos do "terceiro Mundo". 
A atenção dada ao século XX e, especialmente, aos seus últimos cinquenta anos, justifica-se não só pelo tempo lectivo disponível como pelo facto de corresponder ao período em que a partir da Europa de entre guerras e, sobretudo, do II pós-guerra, se consolidou o "corpus" da actividade de planeamento, bem como das disciplinas científicas que tomaram como objecto os territórios - o urbano e o regional. 
Não se trata de uma História das cidades e da forma urbana, mas da apresentação crítica das tentativas de teorização e aquisições práticas mais significativas, cruzando as perspectivas histórica e geográfica para se entender melhor os factos e o discurso urbanístico no seu contexto.

Biogeografia

BIOL2011 - ECTS

- Compreender o objecto e a importância contemporânea da Biogeografia.

- Compreender os impactos das alterações ambientais nos padrões globais e regionais da biodiversidade.

- Reconhecer e compreender a diversidade de biomas terrestres.

- Reconhecer e interpretar a biogeografia Europeia e nacional numa perspectiva hierárquica.

Ecofisiologia Vegetal

BIOL2010 - ECTS

O objetivo básico desta unidade curricular é desenvolver nos alunos a compreensão dos mecanismos fisiológicos que as plantas possuem para responderem ao ambiente que as rodeiam. Esta disciplina foca-se na compreensão do funcionamento das plantas num ecossistema, salientando as respostas das plantas às alterações ambientais.

Como objetivo geral pretende-se que o aluno, no fim desta UC  possa compreender os aspetos da fisiologia das plantas, mais diretamente envolvidos nas interações planta-meio, na perspetiva de que os alunos consigam interpretar alterações da paisagem que têm a ver com:

(i)  variações sazonais marcadas pelos períodos de dormência, vernalização, floração, produção, desenvolvimento, senescência e abcisão foliar;

(ii) condicionalismos e fatores determinantes da germinação,     desenvolvimento, instalação, adaptação, defesa e competição das plantas;

(iii) produção, acumulação, “turnover” e actividade de compostos de metabolismo primário e compostos de metabolismo secundário.

Para que se atinja o objetivo geral acima definido, perspetivam-se os seguintes objetivos específicos:

(a) -  compreender a importância e o papel dos constituintes minerais, os efeitos dos seus défices ou excessos e as formas como as plantas os absorvem e assimilam;

(b) - compreender as capacidades das plantas quanto à biossíntese de uma vastíssima diversidade de compostos (metabolitos secundários) envolvidos nas suas adaptações ao meio capacitando-as para a sua defesa relativamente a fatores bióticos e fatores abióticos agressivos;

c) - compreender a importância dos fitoreguladores, designadamente auxinas, giberelinas, citocininas, ácido abcisico, etileno e brassinosteróides na modulação dos diversos aspetos da vida da planta e suas respostas ás condições ambientais;

(d) - compreender a importância da luz e a transdução da sua energia em energia química potencial, da enorme variedade de compostos orgânicos da planta, considerando especialmente os aspetos ecofisiológicos;

(e) - Compreender os mecanismos de defesa das plantas contra factores bióticos, designadamente bactérias, fungos, insetos, herbívoros e plantas antagónicas;

(f) - Compreender os mecanismos de defesa e adaptação das plantas a fatores abióticos agressivos, responsáveis por situações de stresse, designadamente stresse hídrico, stresse térmico, stresse oxidativo, stresse radiante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedologia e Hidrologia

GEOL1006 - ECTS

Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os factores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.

Projeto - Técnicas de Construção

AP2002 - ECTS

A UC é composta por aulas teóricas, aulas práticas de projeto (estúdios), e aulas teórico práticas de Desenho Assistido por Computador.

  1. Aquisição de  competências na execução de peças técnicas, desenhadas e escritas, constituintes do projeto de execução em Arquitetura Paisagista.
  2. Aquisição competências na manipulação de ferramentas de desenho assistido por computador, nomeadamente de  CAD 2D, 3D e Autodesk Civil 3D.

Fundamentos de Informação Geográfica

EGEO1001 - ECTS

 

 

 


Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite

Introdução à História da Arte

AP2003 - ECTS

Contribuir para o reconhecimento da diversidade cultural. Contribuir para a introdução à evolução das formas artísticas, no contexto histórico e cultural da sua produção. Desenvolver competências de conceptualização. Desenvolver competências básicas de análise e crítica de arte, com destaque para domínios artísticos, formas de expressão e produções que incidam sobre o objeto do exercício profissional do arquiteto paisagista. Promover a articulação dos conteúdos programáticos.

Projeto - Vegetação em Espaço Urbano

AP2004 - ECTS

Adquirir conhecimento em vegetação e espécies de plantas na paisagem urbana no âmbito da sua aplicação em projeto de arquitetura paisagista.

Técnicas de Gestão de Espaços Verdes

AP2005 - ECTS

Os estudantes devem ficar aptos a aplicar o conhecimento técnico adquirido à prática da arquitetura paisagista em qualquer dimensão de ambiente profissional: conceção, instalação e/ou fiscalização, manutenção e gestão de espaços verdes.


Agricultura I

CAGR1001 - ECTS
Domínio de terminologia técnica e científica utilizada em agricultura.
Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
Compreender que a agricultura pelo espaço que ocupa, pela população que requer, pelo valor que gera, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais e na sociedade pelo que os agro-sistemas devem basear-se a longo prazo em processos produtivos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes

Estudo Independente de Arquitetura Paisagista II

AP3006 - ECTS

História da Arquitetura Paisagista

AP3001 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se dar a conhecer e debater os momentos fundamentais da evolução do desenho do espaço exterior de amenidade em relação com as épocas históricas e com os diferentes contextos geográficos e culturais. Para além do seu interesse para o entendimento da história da profissão, é objetivo desta disciplina constituir uma base fundamental do conhecimento necessário para o desenvolvimento futuro de competências para a crítica da paisagem e para a recuperação efetiva de paisagens de valor histórico.



Projeto de Espaços Exteriores I

AP3002 - ECTS
  1. Desenvolver e consolidar competências no projeto de espaço público de pequena/média escala.
  2. Desenvolver competências de levantamento e análise do lugar.
  3. Desenvolver e consolidar competências de organização do espaço de acordo com critérios de optimização funcional, estética, ecológica e económica.
  4. Desenvolver e consolidar competências no domínio do desenho sustentável.
  5. Desenvolver competências na instrução de um projeto de Arquitetura Paisagista ao nível estudo prévio.  
  6. Desenvolver e consolidar competências ao nível da comunicação gráfica.
  7. Desenvolver e consolidar competências ao nível do desenho assistido por computador.

Sistemas de Informação Geográfica

EGEO3002 - ECTS


Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.

Agricultura II

CAGR1002 - ECTS

Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.

Estudo Independente de Arquitetura Paisagista I

AP3007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um estudo sobre um tema central da área científica da arquitetura paisagista - ordenamento, projeto, gestão - de acordo com as competências já adquiridas nestes domínios, nomeadamente trabalhos de levantamento e tratamento de dados de diversas naturezas, pesquisa e revisão de bibliografia ou de estudos e projetos, elaboração de componentes de projetos de pequena dimensão, participação em ações de caracterização, intervenção, gestão/manutenção de um espaço verde.

Estudo Independente de Arquitetura Paisagista II

AP3006 - ECTS

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um estudo sobre um tema central da área científica da arquitetura paisagista - ordenamento, projeto, gestão - de acordo com as competências já adquiridas nestes domínios, nomeadamente trabalhos de levantamento e tratamento de dados de diversas naturezas, pesquisa e revisão de bibliografia ou de estudos e projetos, elaboração de componentes de projetos de pequena dimensão, participação em ações de caracterização, intervenção, gestão/manutenção de um espaço verde.

Gestão de Espaços Exteriores

AP3003 - ECTS

Identificar quais as operações culturais necessárias à manutenção de um espaço verde, adequadas a níveis estabelecidos de qualidade e de custos;

Refletir sobre a importância relativa de uns trabalhos face a outros e saber estabelecer prioridades;

Desenvolver capacidade crítica face à forma em curso da gestão e manutenção de um espaço verde;

Tomar consciência do impacto das ações de gestão e manutenção na evolução desse espaço verde e de como devem ser executadas de modo a se atingirem as intenções do projeto.

Introdução ao Ordenamento do Território

AP3005 - ECTS

Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.

A componente teórica privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território na perspetiva da Arquitetura Paisagista, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) contempla ainda uma breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.

As aulas práticas têm como objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos, que reforçam as competências de analisar, sintetizar e intervir no ordenamento da paisagem. Para tal, os alunos, num primeiro momento, desenvolvem exercícios onde analisam e caraterizam diferentes variáveis biofísicas e socioeconómicas (altimetria, hidrografia, declives, solos, geologia, uso do solo, património cultural e natural, infraestruturas, demografia, etc.). Num segundo momento, estes são instruídos a realizarem exercícios de síntese identificando unidades de paisagem e o seu caráter. Por último, estes têm de delimitar (propor) a estrutura ecológica municipal para o território em estudo; propor uma área de expansão urbana e definir objetivos de qualidade paisagística. Todas as propostas atendem à legislação estudada nas aulas teóricas. Os trabalhos referidos são realizados individualmente ou em grupo, havendo uma forte componente manual, complementada com a utilização de software de Sistemas de Informação Geográfica.

Projeto de Espaços Exteriores II

AP3004 - ECTS

Conceber e pormenorizar a organização e o desenho do espaço exterior de proximidade (exº. pequenos parques, jardins, praças ajardinadas e estruturas verdes de pequena escala - até 3 ha) de acordo com princípios de otimização ambiental e ecológica, de inclusão social e de qualidade estética da paisagem.

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