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FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Astronomia

Dados Gerais

Código Oficial: 9686
Sigla: L:AST

Diplomas

  • Licenciatura em Astronomia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Matemática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Matemática Aplicada (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Informática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Estatística e Modelos (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Física (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Agronomia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Biologia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Geologia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Química (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Astronomia com formação complementar (minor) em Informação Geográfica (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica I

M143 - ECTS

Cálculo Infinitesimal I

M111 - ECTS

Introdução à Programação

CC101 - ECTS

Mecânica

F101 - ECTS

Cálculo em Computadores

M122 - ECTS

Cálculo Infinitesimal II

M112 - ECTS Objectivos:

Saber identificar os gráficos de equações quadráticas no plano e no espaço.

Conhecer os resultados básicos do cálculo de curvas parametrizadas no plano e no espaço.

Conhecer os resultados fundamentais de análise de funções de várias variáveis com o fim de compreender as noções de derivada parcial, gradiente, pontos de máximo e mínimo local, plano tangente ao gráfico de uma função de duas variáveis, e a determinação de valores extremos de funções reais de várias variáveis com restrições.

Conhecer os métodos de integração múltipla e ser capaz de os usar na determinação de áreas, volumes, etc, de regiões do plano ou do espaço recorrendo, se necessário, a mudança de variáveis.

Electromagnetismo

F102 - ECTS

Estruturas de Dados

CC114 - ECTS Reforçar as competências de programação dos alunos numa perspectiva orientada aos objectos. Será dada ênfase aos conceitos de desenho orientado aos objectos, e desenho e implementação de estruturas de dados e algoritmos básicos. Serão introduzidas noções sobre eficiência e análise de complexidade de algoritmos.

Ao concluirem esta disciplina os alunos deverão saber:

* usar os princípios básicos de uma linguagem de programação orientada aos objectos, nomeadamente herança, polimorfismo, interfaces, classes do tipo colecção e iteradores.

* escrever classes que implementem algumas estruturas de dados lineares, como sejam listas, pilhas, filas, conjuntos, dicionários, tabelas de hash e árvores binárias.

* usar uma API que implemente listas, pilhas, filas, conjuntos, e tabelas de hash.

* desenvolver algoritmos básicos associados às estruturas de dados estudadas.

* usar algumas das técnicas algoritmicas, nomeadamente recursão, retrocesso (backtracking) e dividir-para-conquistar (divide-and-conquer).

* usar um ambiente de desenvolvimento de software (IDE) e um depurador de erros (debugger).

Fundamentos de Astronomia

AST112 - ECTS

Fundamentos de Química

Q102 - ECTS Pretende-se fornecer aos estudantes, de diferentes cursos da FCUP,
conhecimentos sólidos sobre alguns princípios e conceitos essenciais da
Química.
Em resultado da aprendizagem, os estudantes deverão ficar aptos a prosseguir os seus estudos em disciplinas de química mais avançadas que queiram escolher como opção.

Geologia Planetária

G281 - ECTS Analisar, comparar e interpretar os principais processos geológicos e geomorfológicos responsáveis pela evolução dos planetas terrestres.

Geometria

M152 - ECTS

Laboratório de Física I

F112 - ECTS Efectuar medições e o respectivo registo com rigor
Familiarização com instrumentos de medida básicos e universais
Utilizar técnicas básicas de análise de dados
Distinguir o conceito de precisão do de exactidão
Promover a compreensão de conceitos de Física
Realizar actividades experimentais de forma competente, a partir da leitura de protocolos
Desenvolver competências de trabalho cooperativo
Promover a pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental
Elaborar e escrever relatórios de actividades experimentais

Modelos Matemáticos

M182 - ECTS Aplicação de conceitos matemáticos à resolução de problemas concretos, utilizando um ambiente de programação adequado no sentido de ilustrar e interpretar as resultados.
Estudo de modelos matemáticos em outros ramos do conhecimento.Introdução de conceitos de Análise Matemática, Álgebra, Análise Numérica e Estatística.

Programação Funcional

CC116 - ECTS Introdução à programação funcional usando a linguagem Haskell. No final da disciplina, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:
1. Definir funções usando equações com padrões
2. Codificar algoritmos recursivos elementares sobre listas e árvores em Haskell
3. Definir novos tipos algébricos para representar dados
4. Decompor problemas de programação usando funções de ordem superior e lazy evaluation
5. Provar propriedades elementares de programas usando teoria equacional e indução

Técnicas de Comunicação

DPI122 - ECTS Chamar a atenção para importância de uma comunicação eficaz.
Divulgar recursos e ferramentas para melhoria da capacidade pessoal de expressão escrita e oral.
Desenvolver competências na utilização de ferramentas de pesquisa bibliográfica, edição de texto, composição de gráficos e outros elementos de apoio à comunicação.

Análise Infinitesimal

M217 - ECTS Objectivos: Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Completar o estudo do cálculo diferencial e integral com o teorema da função inversa e o teorema da função implícita e suas aplicações principais, e a análise vectorial em domínios curvos planos e tridimensionais.

Competências : Competências de resolução de problemas . Compreensão teórica

Física Térmica

F203 - ECTS

Ondas e Meios Contínuos

F201 - ECTS • Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica.
• Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais.
• Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física.
• Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares.
• Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção.
• Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão.
• Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas.
• Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos.
• Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.

Probabilidades e Estatística

M271 - ECTS Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística. É dada particular atenção à apresentação dos conceitos, mantendo um nível matemático intermédio.

Astronomia Estelar

AST232 - ECTS A disciplina tem como objectivos a formação básica em astronomia estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais.

Laboratório de Física - A

F220 - ECTS

Métodos Numéricos

M232 - ECTS Familiarizar os alunos com os métodos de calculo numérico mais usados na resolução de problemas matemáticos em ciências e engenharia, incluindo as condições de aplicabilidade e as suas limitações, com uma ênfase particular nas aplicações e elaboração de algoritmos na resolução de exercícios. Pretende-se assim que o aluno adquira os conhecimentos necessários para identi car e utilizar os métodos numéricos mais robustos na resolução de problemas.

Tópicos de Física Moderna e Astrofísica

F202 - ECTS Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.

Galáxias e Cosmologia

AST341 - ECTS Desenvolver nos alunos o interesse pelo estudo das características e fenómenos associados a
galáxias, como aquela em que habitamos, bem como a outras estruturas extragalácticas e ao
Universo em geral, nomeadamente através da discussão de resultados recentes e problemas em
aberto.

Electrodinâmica e Relatividade


F305 - ECTS

Mecânica Quântica


F301 - ECTS
Compreender:
- os fundamentos da Mecânica Quântica.
- o formalismo matemático da Mecânica Quântica.

Resolver a equação de Schrödinger:
- para em potenciais constantes por pedaços,
- potencial harmónico;
- para potencial central.

Compreender o conceito de spin e a sua descrição matemática.

Aprender os métodos perturbativos de resolução de problemas.

Elasticidade e Dinâmica de Fluidos


F308 - ECTS
Pretende-se nesta disciplina que os alunos dominem com clareza e exactidão as técnicas matemáticas e a física envolvida neste importantíssimo e actual domínio.Importantes exemplos de aplicação são apresentados e algumas técnicas especificas são apresentadas.

Física Nuclear e de Partículas


F306 - ECTS
Compreensão teórica dos modelos nucleares e de partículas.
Aplicação de conhecimentos de Mecânica Quântica.
Competências de resolução de problemas





Óptica


F302 - ECTS
Fornecer uma visão panorâmica da Óptica Clássica.
Apresentar leis e métodos da Óptica geométrica, e suas aplicações na instrumentação óptica.
Abordar a fenomenologia e aplicações da polarização, interferência e difracção de ondas ópticas
Apresentar aspectos de óptica moderna relevantes para a ciência e a técnica.

Astromagneto-hidrodinâmica


AST378 - ECTS
Disciplina que introduz a magneto-hidrodinâmica (MHD) enquanto teoria macroscópica para a descrição de plasmas em astrofísica e onde são apresentados alguns exemplos da sua aplicação, em particular no Sol.

Electrodinâmica e Relatividade


F305 - ECTS

Estrutura e Evolução Estelar


AST338 - ECTS

Mecânica Quântica


F301 - ECTS
Compreender:
- os fundamentos da Mecânica Quântica.
- o formalismo matemático da Mecânica Quântica.

Resolver a equação de Schrödinger:
- para em potenciais constantes por pedaços,
- potencial harmónico;
- para potencial central.

Compreender o conceito de spin e a sua descrição matemática.

Aprender os métodos perturbativos de resolução de problemas.

Modelos Cosmológicos


AST358 - ECTS

Astronomia Observacional


AST362 - ECTS
Pretende-se que os alunos entendam o funcionamento e características de detectores e instrumentos de observação modernos em Astronomia, nomeadamente câmaras de CCD e espectrógrafos.
Deverão ainda adquirir os conhecimentos de base que lhes permitirão reduzir dados fotométricos e espectroscópicos, analisar os resultados obtidos e inferir conclusões em aplicações concretas à investigação.

Elasticidade e Dinâmica de Fluidos


F308 - ECTS
Pretende-se nesta disciplina que os alunos dominem com clareza e exactidão as técnicas matemáticas e a física envolvida neste importantíssimo e actual domínio.Importantes exemplos de aplicação são apresentados e algumas técnicas especificas são apresentadas.

Álgebra I


M241 - ECTS
Iniciação ao estudo sistemático da Àlgebra. Introdução e apresentação de estruturas algébricas elementares e das suas propriedades.

Álgebra II


M341 - ECTS

Geometrias Não Euclideanas


M351 - ECTS

Métodos Matemáticos da Mecânica


M323 - ECTS

Modelos Matemáticos da Física


M484 - ECTS

Teoria dos Números e Criptografia


M242 - ECTS

Álgebra Linear e Geometria Analítica II


M142 - ECTS
A Álgebra Linear é um ramo da Matemática que tem origem no estudo teórico do problema da resolução de sistemas de equações lineares e na formalização (algébrica) da Geometria Analítica criada por Descartes e Fermat no século XVII. As ideias que se desenvolveram a partir daí, tornaram-se parte essencial da linguagem de praticamente toda a Matemática Superior.

A Álgebra Linear fornece o quadro teórico conceptual, bem como os instrumentos de cálculo, para a compreensão e desenvolvimento de várias e importantíssimas aplicações da Matemática, das quais se destacam
Programação linear
Ciência dos computadores
Mecânica Quântica
e muitas outras. Também em Matemática fundamental desempenha um papel crucial - Teoria de Galois, Geometria Algébrica, Geometria Diferencial, Análise Funcional, etc., como certamente terão oportunidade de constatar ao longo do curso.

Neste curso, os conceitos teóricos surgirão emergindo naturalmente da necessidade de compreender problemas concretos. Esta relação será ilustrada com vários exemplos em cada assunto. A metodologia adoptada será "partir do particular (concreto) para o geral (abstracto)".

Este curso foi desenvolvido para dar sequência ao curso de ALGA I, continuando a realçar os aspectos geométricos da teoria. Pretendeu-se configurar o curso para que ele fosse um curso de transição para o curso mais abstracto de Álgebra que os alunos encontram no seu 2º ano. Assim incluiu-se a noção de acção de grupo, órbita, estabilizador e classificaram-se os subgrupos finitos de O(2) e de SO(3), relacionando-os com os grupos de simetrias de polígonos regulares planos e com os do sólidos platónicos.

Deu-se um tratamento completo à forma canónica de Jordan para operadores cujo espectro está no corpo de escalares. Utilizaram-se vários resultados sobre polinómios que foram explicados durante as aulas.

Pretende-se que o aluno:

1.Domine a teoria espectral de operadores em espaços euclidianos e unitários de dimensão finita.
2.Diagonalização de formas quadráticas reais e diagonalização simultânea de duas formas quadráticas reais
3.Decomposição polar de um operador
4.Cónicas e quádricas afins
5.Conheça os conceitos de acção de grupo, órbita, estabilizador, teorema de Lagange e use na classificação de subgrupos finitos de O(2) e SO(3).
6.Calcule a forma canónica de Jordan para operadores em espaços de dimensão finita cujo espectro está no corpo de escalares e a use na resolução de sistemas lineares de EDO's com coeficientes constantes.

Análise Complexa e Análise de Fourier


M212 - ECTS

Geometria


M152 - ECTS

Geometria Diferencial


M355 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos sobre o estudo local e global de superfícies.

Grafos e Aplicações


M281 - ECTS
Promover o conhecimento de uma linguagem básica e universal em muitos campos da Matemática e de outras ciências.
Promover o conhecimento de um campo da Matemática de importância crescente, , com os seus métodos próprios: a combinatória.
Favorecer o contacto dos alunos com um tipo de raciocínio diferente.
Favorecer o contacto dos alunos com a construção e utilização de algoritmos.


Introdução aos Sistemas Dinâmicos


M312 - ECTS

Análise e Processamento Digital de Sinal


M363 - ECTS
Fundamentos da Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência. Cobertura dos aspectos fundamentais da estimação espectral não paramétrica. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e de dados experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados.

Análise Numérica II


M332 - ECTS

Métodos Matemáticos da Mecânica


M323 - ECTS

Teoria da Relatividade Geral


M310 - ECTS

Teoria dos Números e Criptografia


M242 - ECTS

Cálculo em Computadores


M122 - ECTS

Equações Diferenciais


M222 - ECTS
1. Resolver equações diferenciais ordinárias de tipo clássico (equações diferenciais lineares de 1ª e 2ª ordem, equações separáveis e exactas e sistemas de equações diferenciais de 1ª ordem lineares), e aplicar a teoria a vários problemas reais (crescimento de populações, datação por isótopos radioactivos, trajectórias ortogonais, misturas, vibrações mecânicas).
2. Resolver sistemas lineares (coeficientes constantes) de equações diferenciais ordinárias.
3. Estudar qualitativamente algumas equações diferenciais e alguns sistemas de equações diferenciais ordinárias não resolúveis analiticamente (pontos de equilíbrio, estabilidade e diagramas de fase).
3. Usar o método das transformadas de Laplace para resolver equações diferenciais lineares de 2ª ordem.

Estatística Aplicada


M272 - ECTS
Pretende-se que o aluno adquira familiaridade com as características específicas da estatística indutiva, compreenda e saiba aplicar os métodos básicos da inferência estatística.

Grafos e Aplicações


M281 - ECTS
Promover o conhecimento de uma linguagem básica e universal em muitos campos da Matemática e de outras ciências.
Promover o conhecimento de um campo da Matemática de importância crescente, , com os seus métodos próprios: a combinatória.
Favorecer o contacto dos alunos com um tipo de raciocínio diferente.
Favorecer o contacto dos alunos com a construção e utilização de algoritmos.


Programação Matemática


M467 - ECTS
Conhecimento dos elementos de Programação Matemática.

Simulação


M268 - ECTS
Objectivos

O objectivo global consiste em proporcionar conhecimentos básicos das técnicas de simulação. Disciplina com forte componente computacional organizada de forma modular, cuja orientação privilegia a apresentação prática da simulação nos múltiplos aspectos de interacção com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.
A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, mantendo um nível matemático intermédio, e a extensão das competências dos alunos através de um balanço apropriado entre os métodos e aplicações motivadoras.

Competências específicas principais (formação global na área científica de Matemática)
- Capacidade de modelação de problemas
- Capacidade de enfrentar novos problemas em novas áreas
- Domínio do raciocínio quantitativo
- Capacidade de analisar qualitativamente informação quantitativa
- Capacidade de identificar e compreender problemas
- Capacidade de conceber experiências/hipóteses e analisar os resultados.
- Capacidade de resolver problemas de optimização / tomada de decisões
- Domínio de ferramentas informáticas/ Conhecimento de linguagens de programação
- Capacidade de exposição escrita e oral.

Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender quando é apropriado usar técnicas de simulação.
- Identificar problemas, construir modelos e desenvolver projectos de simulação.
- Compreender a importância de usar um bom gerador de números pseudo-aleatórios com distribuição uniforme. Conhecer algumas técnicas para a geração eficiente de números pseudo-aleatórios com distribuição não uniforme.
- Aplicar técnicas de Monte Carlo. Analisar estatisticamente os resultados de simulação.
- Compreender a importância do planeamento da simulação e da aplicação de técnicas de redução de variância.
- Ilustrar, utilizando dados reais ou simulados, os resultados estudados e aplicar as ferramentas adequadas em problemas ou casos de estudo, com apresentação dos resultados.
- Implementar e analisar situações simples em simulação estocástica. Estudar processos de nascimento e morte simples, determinando medidas de desempenho nas filas de espera associadas.

Bases de Dados


CC301 - ECTS

Computabilidade


CC333 - ECTS
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.

Interacção Pessoa-Máquina


CC205 - ECTS

Introdução à Ciência de Computadores


CC103 - ECTS

Redes de Comunicação


CC303 - ECTS

Sistemas e Aplicações


CC220 - ECTS

Tecnologias Web


CC307 - ECTS
O objectivo da disciplina é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. No final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de conceber e desenvolver aplicações dinâmicas centradas na web em todas as suas vertentes (backend no servidor suportado por base de dados relacional; frontend no browser, incluindo marcação, apresentação e dinâmica; comunicação assíncrona entre o frontend e o backend) tendo em conta aspectos importantes como a escalabilidade e a segurança.

Arquitectura de Software


CC226 - ECTS

Estruturas de Dados e Algoritmos


CC200 - ECTS

Lógica e Programação


CC216 - ECTS
Introdução à lógica matemática numa perspectiva computacional.

Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores e em especial na Programação em Lógica.


Métodos de Apoio à Decisão


CC330 - ECTS

Modelos de Computação


CC218 - ECTS
Introdução ao estudo das linguagens formais. Pretende-se que o aluno seja capaz de especificar linguagens formais usando formas de descrição alternativas e determinar a sua classificação na hierarquia de poder computacional.

Sistemas de Operação


CC222 - ECTS
- Conhecer o histórico de sistemas de operação (como surgiram e porque)
- Conhecer o funcionamento básico e detalhado de um sistema de operação
- Conhecer os mecanismos de interface entre o sistema de operação e o hardware
- Conhecer os tipos de sistemas de operação e sua estrutura
- Conhecer a interface de programação de um sistema de operação
- Conhecer o funcionamento de alguns sistemas de operação populares, principalmente windows e unix (Linux)
- Ser capaz de escrever pequenos programas utilizando a linguagem de interface de um sistema de operação
- Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação

Sistemas Inteligentes


CC322 - ECTS
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.

Competências:
- capacidade para escolha criteriosa de técnicas de Inteligência Artificial para uso em aplicações concretas,
- capacidade para implementar aplicações com base nessas técnicas.

Sistemas Multimédia


CC328 - ECTS

Fundamentos de Química


Q102 - ECTS

Química Analítica


Q253 - ECTS

Química Física


Q263 - ECTS

Química Orgânica


Q243 - ECTS
O aluno deve ser capaz de compreender, explicar e aplicar todos os conceitos constantes do programa.
O aluno deverá adquirir competências para:

1) identificar os principais grupos característicos das moléculas orgânicas e saber aplicar as principais regras de nomenclatura de modo a estabelecer relações inequívocas entre nome e estrutura;
2) escrever e relacionar isómeros e estereoisómeros;
3) conhecer os diferentes intermediários reactivos em Química Orgânica e suas principais reacções;
4) estabelecer relações entre estrutura e reactividade;
5) saber escrever e identificar as estruturas das principais biomoléculas, bem como os mecanismos das reacções dos correspondentes grupos funcionais com outras moléculas, de acordo com o programa dado.

Estrutura e Reactividade em Química Inorgânica


Q112 - ECTS

Química Ambiental


Q310 - ECTS
Melhorar a formação científica em Química Ambiental
1- Aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos.
2- Combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade ambiental.

Outros objectivos
Desenvolvimento de:
- capacidade de encontrar informação, sintetizar (reduzir ao essencial) e transmitir
- capacidade de elaborar textos, devidamente organizados e claros sobre um tema.



Química Aplicada ao Design de Fármacos


Q340 - ECTS
O aluno deve ter um conhecimento lato de todo o pipeline de desenvolvimento de fármacos, desde a identificação do alvo até à entrada no mercado, incluindo aspectos económicos e legais e registo de patentes.
Deve ainda ter a capacidade de, dado um alvo famacológico identificar um composto líder de grupo. Dada a estrutura do receptor optimizar computacionalmente a energia de interacção entre as duas espécies. Prever a contribuição energética do solvente na associação receptor ligando, bem como o papel da hidrofobicidade e flexibilidade. Deve conhecer os requisitos que um fármaco deve possuir para ter boas propriedades de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em suma, deve ter a capacidade, de forma autónoma, de dado um alvo biológico fazer propostas coerentes e pertinentes de ligandos com afinidade para o alvo, com propriedades farmacocinéticas favoráveis e com viabilidade de desenvolvimento comercial.

Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Química dos Alimentos e Nutrição


Q308 - ECTS

Química Industrial Verde


Q318 - ECTS
OBJECTIVOS GERAIS

TÉCNICOS
• Proporcionar conhecimentos para facilitar
• A integração dos Químicos na prática industrial da Química
• A interacção dos Químicos com Engenheiros Químicos e com Economistas na sua actividade
profissional nas empresas industriais, de serviços, etc.
• Proporcionar um panorama global da Indústria Química
• Evidenciar o papel crucial da Indústria Química na preservação do Ambiente e no
Desenvolvimento Sustentável

PESSOAIS
• Complementar o uso do pensamento reducionista com o do pensamento holístico
• Evidenciar a diferença entre a Ciência (“estudar o mundo: investigar”) e a
Tecnologia/Engenharia (“acrescentar coisas artificiais ao mundo: fazer”)


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

TÉCNICOS
• Dominar a transposição de conceitos de Química Pura para a Química Industrial:
• Estequiometria ► Balanços Materiais
• Termodinâmica Química ► Balanços Energéticos
• Cinética Química ► Reactores
• Aprender rudimentos de Microeconomia:
• Estrutura de Custos
• Balanços Económicos
• Aprender rudimentos sobre Reactores
• Aprender uma nova postura de praticar a Química – Química Verde
• Exemplificar a Indústria Química Pesada: Ácido Sulfúrico

PESSOAIS
• Treinar o pensamento holístico
• Sistémica (estudo dos sistemas)
• Heurística (técnica de resolução de problemas)
• Treinar a utilização eficaz do Excel na resolução de problemas envolvendo cálculos

Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Recolha e Tratamento de Amostras


Q330 - ECTS
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles em que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar.
Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem.
Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.

Sensores Químicos e Bioquímicos


Q336 - ECTS
Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento

Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos

Termodinâmica dos Processos Industriais


Q326 - ECTS

Localização por Satélite


EG351 - ECTS
Proporcionar conhecimentos para a utilização dos GNSS (Global Navigation Satellite Systems), em problemas concretos de Posicionamento e Navegação. Haverá uma incidência no GPS atendendo a que é o único Sistema completo.

Sistemas de Informação Geográfica


EG362 - ECTS

Topografia


EG241 - ECTS

Cartografia


EG361 - ECTS
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional. Proporcionar conhecimentos que permitam a utilização, actualização e validação de Cartas em forma digital.

Detecção Remota


EG352 - ECTS
Esta disciplina apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da Detecção Remota, com particular incidência na utilização de imagens satélites Observação da Terra. Os alunos terão contacto com imagens de satélite de vários tipos através da realização de trabalhos práticos.


Hidrografia


EG364 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre os métodos utilizados em posicionamento marinho, medição de profundidades e sejam capazes de planear e realizar uma sondagem hidrográfica.
Para esse fim são ainda ministrados conhecimentos sobre as propriedades das ondas electromagnéticas e acústicas e sobre as marés e a importância do seu conhecimento em Hidrografia .
Pretende-se ainda sensibilizar os alunos para os problemas relacionados com a variação do nível do mar e as mudanças globais, bem como ministrar conhecimento sobre as metodologias de medição do nível do mar.

Órbitas e Satélites


EG242 - ECTS
Sendo muitos dos métodos de observação da Terra baseados na utilização de satélites artificiais terrestres, esta disciplina destina-se a familiarizar os alunos com as diferentes acções que condicionam o movimento dos satélites em órbita terrestre, bem como com os diferentes tipos de órbitas (observação da Terra, geostacionária, etc.) e suas características.

Agricultura Geral


AGR101 - ECTS

Horticultura Geral


AGR211 - ECTS

Qualidade e Segurança Alimentares


AGR201 - ECTS

Silvicultura Geral


AGR208 - ECTS

Zootecnia Geral


AGR212 - ECTS

Análise Sensorial


AGR216 - ECTS

Bases da Protecção das Culturas


AGR107 - ECTS

Enologia


AGR213 - ECTS

Fruticultura Geral


AGR206 - ECTS

Marketing Agro-Alimentar


AGR202 - ECTS

Produção Animal e Vegetal


AGR104 - ECTS

Viticultura Geral


AGR209 - ECTS

Biologia das Plantas


B121 - ECTS

Biologia Molecular e Celular


B103 - ECTS

Epistemologia da Biologia


B373 - ECTS

Zoologia Geral


B163 - ECTS
Objectivos
Fornecer conhecimentos sobre a classificação, filogenia, plano arquitectural e a biologia dos animais invertebrados e vertebrados.

Aims
Provide knowledge on classification, phylogeny, architectural pattern and biology of invertebrate and vertebrate animals.

Ecofisiologia Vegetal


B210 - ECTS

Ecologia Geral


B244 - ECTS

Fisiologia Animal


B166 - ECTS
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais

Fisiologia Vegetal


B212 - ECTS

Genética Geral


B164 - ECTS

Estratigrafia e Paleontologia


G212 - ECTS

Geodinâmica


G113 - ECTS

Geologia e Ambiente


G271 - ECTS

Geomorfologia


G211 - ECTS

Mineralogia e Petrologia Geral


G100 - ECTS

Património Geológico


G285 - ECTS
Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar;
Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional;
Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal

Recursos Geológicos


G351 - ECTS

Elementos de Geologia Estrutural


G110 - ECTS
Objectivos
A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos.
Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais:
• Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação;
• Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.

Geologia Global


G316 - ECTS
A UC de Geologia Global ao abordar os processos de transferência de massa e energia entre o manto e a crosta tem como objectivo fundamental fornecer uma imagem integrada do modo de funcionamento e evolução do planeta Terra ao longo do tempo geológico.
A concretização do objectivo anteriormente enunciado é possível através do desenvolvimento das seguintes competências, aqui considerados como objectivos parcelares:
- saber caracterizar a variabilidade composicional da crosta;
- compreender e saber utilizar os conceitos de dinâmica global;
- saber interpretar, à luz dos processos de tectónica de placas a génese dos diferentes tipos de rochas e das concentrações geoquímicas anómalas;
- identificar e compreender os processos de transferência de energia e massa ao longo da história da Terra.

Geologia Planetária


G281 - ECTS
Analisar, comparar e interpretar os principais processos geológicos e geomorfológicos responsáveis pela evolução dos planetas terrestres.

Métodos em Cartografia Geológica


G124 - ECTS
Preparação dos alunos para a interpretação e utilização de documentos cartográficos de cariz.
Execução de levantamentos topográficos com instrumentos que vão desde a bússola, fitas, nível, teodolito e GPS. Introdução aos SIG.

Riscos Geológicos


G372 - ECTS
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos Geolóicos. Introdução à cartografia e análise de riscos geológicos.

Fundamental knowledge about Geological hazards. Introdution to risk mapping and assessment in Geology.

Classificação Automática e Reconhecimento de Formas


M475 - ECTS

Estatística Matemática


M473 - ECTS
Desenvolvimento dos princípios fundamentais da inferência estatística. Estudo aprofundado de alguns problemas da inferência paramétrica e iniciação à inferência não-paramétrica.

Métodos Matemáticos da Mecânica


M323 - ECTS

Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais


M420 - ECTS

Estatística Aplicada


M272 - ECTS
Pretende-se que o aluno adquira familiaridade com as características específicas da estatística indutiva, compreenda e saiba aplicar os métodos básicos da inferência estatística.

Simulação


M268 - ECTS
Objectivos

O objectivo global consiste em proporcionar conhecimentos básicos das técnicas de simulação. Disciplina com forte componente computacional organizada de forma modular, cuja orientação privilegia a apresentação prática da simulação nos múltiplos aspectos de interacção com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.
A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos, mantendo um nível matemático intermédio, e a extensão das competências dos alunos através de um balanço apropriado entre os métodos e aplicações motivadoras.

Competências específicas principais (formação global na área científica de Matemática)
- Capacidade de modelação de problemas
- Capacidade de enfrentar novos problemas em novas áreas
- Domínio do raciocínio quantitativo
- Capacidade de analisar qualitativamente informação quantitativa
- Capacidade de identificar e compreender problemas
- Capacidade de conceber experiências/hipóteses e analisar os resultados.
- Capacidade de resolver problemas de optimização / tomada de decisões
- Domínio de ferramentas informáticas/ Conhecimento de linguagens de programação
- Capacidade de exposição escrita e oral.

Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender quando é apropriado usar técnicas de simulação.
- Identificar problemas, construir modelos e desenvolver projectos de simulação.
- Compreender a importância de usar um bom gerador de números pseudo-aleatórios com distribuição uniforme. Conhecer algumas técnicas para a geração eficiente de números pseudo-aleatórios com distribuição não uniforme.
- Aplicar técnicas de Monte Carlo. Analisar estatisticamente os resultados de simulação.
- Compreender a importância do planeamento da simulação e da aplicação de técnicas de redução de variância.
- Ilustrar, utilizando dados reais ou simulados, os resultados estudados e aplicar as ferramentas adequadas em problemas ou casos de estudo, com apresentação dos resultados.
- Implementar e analisar situações simples em simulação estocástica. Estudar processos de nascimento e morte simples, determinando medidas de desempenho nas filas de espera associadas.

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