Código Oficial: | 6840 |
Sigla: | MAP |
Contribuir para otimizar as competências do desenho nas diferentes fases da formalização de um problema prático (projeto)
Promover a experimentação e a organização de ideias, conceitos e práticas através de estratégias operativas do desenho
Contribuir para a experiência e adequação de ferramentas do desenho que consolidem o desenvolvimento de metodologias projetuais e/ou processuais
Ajudar a formar imagens e conceitos adequados que suportem o desenvolvimento e formalização do projeto.
Promover atitudes de participação ativa e fomentar a cooperação entre os estudantes – respetivas vertentes académicas e práticas profissionais – e entre estes e as diferentes unidades curriculares.
Promover a reflexão e espírito crítico no âmbito do projeto.
Objectivos:
- Criar um espaço de reflexão sobre a natureza, as acções e as implicações gráficas e processuais de diferentes ferramentas de desenho e da gravura, nomeadamente sobre as técnicas, os processos, os instrumentos, os suportes e os meios tecnológicos
- Aprofundar o conhecimento teórico-prático e do vocabulário específico do desenho e da gravura, baseada na evolução histórica dos seus meios e técnicas
-Desenvolver trabalho prático e um discurso crítico consciencializados relativamente ao papel das ferramentas utilizadas
- Criar um espaço oficinal e de atelier comuns com demonstrações de base no sentido da consolidação das aprendizagens em áreas tecnológicas estratégicas do desenho para o desenvolvimento da prática artística, e no sentido da sua ampliação
- Conhecer e testar de um modo dirigido e sistemático uma selecção de componentes tecnológicas ou mesmo etapas de trabalho da prática dirigidos para o desenho, de modo a estabelecer as suas bases fundamentais assim como dar a conhecer metodologias replicáveis em contextos mais complexos
- Trabalhar e expandir os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção do desenho e da gravura, através da exercícios de experimentação tecnológico de curta duração, conduzidos por um percurso metodológico bem fundamentado na revisão histórica e sua actualização prática dos resultados da aprendizagem
- aprendizagens tecnológicas circunscritas pela frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial, apreendidos a partir de vários recursos pedagógicos
- a sua aplicação na produção de um portfolio de desenhos e gravuras onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal
- desenvolvimento de um corpo de trabalhos consistente com os objectivos e com os meios apropriados a esses fins, monitorizado e orientado pelos docentes responsáveis pela unidade curricular.
1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;
2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;
3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;
4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.
Seminários de Pintura é uma unidade curricular teórica-prática que promove a disciplina nas suas mais variadas manifestações enquanto expressão artística. Como prática artística, a Pintura é muito mais do que apenas uma atividade física, é um compromisso crítico a longo prazo com ideias e sensibilidades. A UC estará empenhada em ajudar os estudantes a aprofundar a sua própria visão, apoiando a enorme diversidade de abordagens formais e conceptuais, estilos e interesses. A UC incentivará ainda o diálogo crítico, sob a forma de conversas, debate, visitas a exposições e através da presença de artistas convidado/as.
Esta unidade curricular tem como objectivo geral contribuir para um alargamento das discussões em torno das práticas artísticas contemporâneas e seus cruzamentos com outras áreas. Estas discussões serão feitas a partir do trabalho de artistas no interior do espaço da aula.
Explorar as potencialidades criativas dos processos de transferência de acções entre o desenho e outros campos performativos.
Desenvolver ferramentas experimentais e críticas que permitam sequenciar processos criativos motivados pelo uso do desenho em contextos performativos.
Identificar os factores e as estratégias que fundamentaram a emergência do desenho como acto performativo na arte contemporânea, e do acto performativo como desenho.
Apoiar uma prática mais coerente e auto-crítica em projectos que abordem o desenho e a imagem como actos performativos.
Desenvolver um corpo de trabalho prático que ensaie o desenho na sua dimensão performativa.
Os objetivos desta UC, Estudos Tecnológicos em Escultura, correspondem a ambientes processuais onde as matérias serão conformadas por técnicas especificas. Os estudantes participam em abordagens práticas oficinais consolidadas na vocação escultórica da FBAUP, enquanto processo de questionamento das suas práticas individuais e processos criativos ancorados no saber fazer oficinal. Promovem-se núcleos temáticos e de participação em workshops de investigação sobre modelação, moldagem, talhe, fundição e em matérias como a pedra, madeiras, metais, ceras, gessos e barros. O estudante aprofunda conhecimentos sobre técnicas e processos relacionados com estes territórios de atuação da Escultura; sedimenta competências de funcionamento em coletivo; amplia aptidões metodológicas enquanto investigador em Escultura; exercita a improvisação, como exercício da liberdade, característica exclusiva do campo artístico.
A unidade curricular "Seminários de Metodologias de Investigação II" propõe um encontro com várias intensidades artísticas, na medida em que pensar metodologias no campo da arte se faz numa aproximação à prática. A partir da discussão sobre o que poderá ser uma “metodologia prática” e o ensaio sobre os seus variados modos operativos, pretende-se desencadear a invenção de um contexto de investigação individual teórico-prático.
"Seminários de Metodologias de Investigação II" procura, de igual modo:
1) encontrar soluções para uma interligação entre esta UC e o percurso educativo dos estudantes no contexto de Mestrado. Esta comunicação procura que o material final produzido nesta unidade curricular, incorpore eventuais relatórios da unidade curricular Estúdio que os estudantes tenham de entregar no final do 1º ano do Mestrado;
2) Facultar aos estudantes um documento estruturado de apresentação de projeto plástico e de intenções de investigação para potencial criação de equipa de orientação, marcada para o início do 2º ano de Mestrado;
3) Criar um documento que se possa constituir como um ponto de partida para o trabalho a desenvolver na unidade curricular Práticas de Estúdio e de Investigação;
4) Aprendizagem e consolidação de processos, de noções e de metodologias, incorporando, simultaneamente, novas propostas e amadurecendo a capacidade de reflexão e de produção artístico-científica;
5) Envolvimento na produção de conhecimento crítico e de pensamento criativo como meio para refletir e para expressar valores culturais;
6) Fomentar a consideração e o conhecimento de processos criativos para reenquadrar a compreensão de diferentes ferramentas, tecnologias, teorias, conceitos e métodos.
Problematizar a relação entre o verbal e o não-verbal, entre o texto e a imagem, destacando como material de estudo os escritos e o discurso dos próprios artistas.
Desenvolver ferramentas de análise e interpretação dos escritos de artistas, sobretudo contemporâneos.
Discutir os diferentes papéis assumidos pelos diferentes agentes do meio artístico, questionando-se assim as fronteiras entre teoria e prática, entre o lugar do artista e do do curador, por exemplo.
Para os estudantes com trabalho prático, será também o lugar para experimentar e ensaiar a produção escrita em paralelo/cruzamento com o trabalho realizado em atelier, antecipando a realização do projecto final de mestrado.
- Mostrar competências de comunicabilidade e apresentação do projeto de estúdio e investigação perante os seus pares;
- Capacidade de avaliar criticamente os meios e procedimentos para apresentar investigação baseada no projeto de estúdio;
- Utilizar material de referência e documental de forma eficaz, de modo a prosseguir objetivos inovadores na prática individual ou coletiva, na relação com a investigação;
- Mostrar compreensão das responsabilidades sociais, éticas e sustentáveis da investigação artística.. Promover e consolidar a criação e produção autónomas, através da reflexão e experimentação contextualizadas no sentido do aprofundamento das competências necessárias ao desenvolvimento dos projetos de investigação em Escultura;
. Estimular o envolvimento dos mestrandos na articulação entre a concepção, indagação e concretização plástica, diligenciando para que referidos projetos sejam devidamente articulados com metodologias que os favoreçam;
. Incentivar ações individuais e em equipa promovendo a partilha de conhecimentos e o espírito de equipa;
. Fomentar o exercício da práxis artística, autónoma e comunicante preferencialmente em função de uma experiência prática, que se pretende consequente, rigorosa, e competente, favorecendo o estudo dos fenómenos relativos às práticas artísticas em articulação e diálogo com as restantes Unidades Curriculares;
. Consolidar competências ao nível do enunciado verbal e escrito, estimulando a imaginação, a indagação e a análise crítica e autocrítica.Estúdio de Escultura organiza-se e centraliza a sua ação no sentido da coordenação e apoio ao desenvolvimento e consolidação do projeto/ plano individual dos estudantes. Concentrado no modelo TP de orientação individualizada, promove igualmente diversas dinâmicas através de aulas de exposição temáticas, debates em grupo, residências e/ou workshops, aulas com convidados, para além da análise e estudo de casos concretos e/ou núcleos temáticos, fomentando-se igualmente a articulação com as outras Unidades Curriculares.
OBJECTIVOS:
1. Definição de uma identidade artística e investigadora fundamentada no desenho, seus contextos de ação e ambientes mediais.
2. Desenvolvimento de uma reflexão rigorosa e crítica das preocupações inerentes ao projeto artístico/de investigação
3. Introduzir/aprofundar capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos do desenho, ampliando as possibilidades instrumentais de cada estudante.
4.Desenvolver metodologias de investigação baseadas em práticas experimentais, cujos resultados se comunicam na sua dimensão de imagens/objetos.
Pretende-se promover reflexão e experimentação continuadas no campo de intervenção da pintura de acordo com os interesses pessoais de cada estudante, com o objetivo de que cada um desenvolva um projeto de investigação TP. O projeto está centrado na pintura podendo abordar questões de ordem interna, da reflexão e do fazer da pintura; ou de ordem externa, na análise da pintura na transversalidade com outras áreas de interesse de cada estudante. É objetivo da UC a preparação do estudante para a segunda fase do CE, Dissertação/Trabalho de Projeto e por isso são objetivos específicos: - Aprofundar competências técnicas enquadradas com os interesses do projeto pictórico. -Aprofundar e desenvolver competências conceptuais para a concretização de uma pesquisa no âmbito da teoria e prática da investigação em pintura. - Promover o questionamento da identidade cultural e pessoal em universo global. - Desenvolver um projeto no âmbito da pintura em rigoroso em diálogo com outras práticas artísticas contemporâneas. |