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Campos e Especificidades da Prática Artística

Código: CEPAN1     Sigla: CEPAN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Multimédia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAP 19 Plano de Estudos do MAP_Publicação em DR de 31 de agosto de 2020 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo geral contribuir para um alargamento das discussões em torno das práticas artísticas contemporâneas e seus cruzamentos com outras áreas. Estas discussões serão feitas a partir do trabalho de artistas no interior do espaço da aula.

  • Valorizar as metodologias experimentais e as discussões de grupo.
  • Incentivar o cruzamento com o trabalho desenvolvido no âmbito de outras áreas curriculares ou mesmo noutros contextos.
  • Desenvolver instrumentos de análise, individuais e de grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

As discussões em aula nesta unidade curricular são matéria plástica. Os artistas trarão os seus processos de trabalho, expondo à vista de todos o seu método. Todas as hipóteses de desenvolvimento deste ponto de partida serão bem vindas e os métodos estarão a par da incoerência dos objectivos. Em arte a coerência é relativa ou diz respeito a tudo o que se quer evitar. O nosso mundo padece de certezas. Esta unidade curricular tenta uma aventura para lá dos limites da escola e os artistas vêm do exterior.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desta unidade curricular constrói-se a si mesmo através dos processos, das tentativas, dos erros.
As exposições, as apresentações: como trazer o trabalho para ser visto? como falar do trabalho feito? como traduzir aquilo que está no trabalho dos artistas plásticos, dos realizadores?

A arte e a dificuldade de se falar dela. A arte e os acontecimentos no seu interior. A arte quando sai para o exterior. A arte e a falta dela.

A arte e o aborrecimento.

A arte é calculista? — a arte e a impossibilidade de um programa. 

A prática artística — um lugar do desconhecido.

A prática artística — uma personagem que vem de um país estranho.

Prática artística ou práticas artísticas?

A arte e a temperatura das coisas — está frio ou calor?

Onde estamos quando falamos de arte? 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Cesariny Mário; As^mãos na água a cabeça no mar

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A análise das metodologias próprias da prática artística não obedecerá a nenhum programa prévio, tendo como única condição o discurso directo dos artistas e dos alunos. Não haverá limitação quanto às tipologias ou formatos dos trabalhos a realizar;

Uma parte importante do trabalho será feito em grupo no acompanhamento da concretização das aulas (documentário das aulas); o trabalho individual terá as condicionantes que cada aluno estabelecer, sendo deste modo a sua tipologia variável.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 57,00

Obtenção de frequência

Para além da qualidade do trabalho desenvolvido por cada estudante ao longo do semestre, nas suas diferentes etapas, serão valorizados na avaliação os seguintes factores, sem prejuízo dos demais aspectos contemplados no programa: a) Assiduidade. b) Participação nas discussões da aula e outras actividades lectivas. c) Cumprimento dos prazos estabelecidos no calendário das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para além da qualidade do trabalho desenvolvido por cada estudante ao longo do semestre, nas suas diferentes etapas, serão valorizados na avaliação os seguintes factores, sem prejuízo dos demais aspectos contemplados no programa: a) Assiduidade. b) Participação nas discussões da aula e outras actividades lectivas. c) Cumprimento dos prazos estabelecidos no calendário das aulas.

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