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Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto

Código: 50147C5     Sigla: PPGAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 8 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

-Sensibilizar para a importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.
-Fomentar uma abordagem transversal aos conceitos de património e paisagem na sociedade contemporânea.
-Adquirir conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
-Analisar criticamente as cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.
-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
-Desenvolver competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção do projeto.
-Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.
-Conhecer as metodologias e princípios de intervenção no património paisagístico. 
-Definir e interpretar os conceitos fundamentais da temática da análise e gestão de riscos.
-Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco.
- Organizar quadros de avaliação de risco em casos de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudo dos temas é acompanhado por informação sobre história, teorias e práticas internacionais e nacionais de salvaguarda e intervenção no património construído e na paisagem. A abordagem dos conteúdos pressupõe a aquisição de competências de leitura crítica da teoria, assim como da legislação e documentos orientadores, nacionais e internacionais. Pretende-se que o estudante desenvolva metodologias de análise e de projeto, obtenha conhecimentos sobre estratégias de reabilitação, conservação, restauro e manutenção. Prevê-se ainda a capacitação do estudante na exploração de ferramentas como planos de gestão, análise de risco e planos de manutenção.

-Consciencialização da importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.
- Aquisição de conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
- Aprofundamento de conhecimentos sobre reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
-Entendimento crítico das cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.
-Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.
-Aprofundamento das competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção de projeto.
-Capacitar o estudante para reconhecer e aplicar as diversos modelos de gestão do património, assim como planear e intervir no domínio da gestão integrada (análise de risco, planos de gestão e planos de manutenção).
-Conhecer os diferentes tipos de riscos.
-Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco em situações concretas.
-Exploração de novas ferramentas, tecnologias e práticas pedagógicas (vídeo, fotografia, ferramentas de desenho, análise de risco, exposição virtual).
-Desenvolver competências de comunicação para difundir e fomentar o conhecimento do património e da paisagem no âmbito educativo, profissional e social.
-Desenvolver capacidades teóricas e práticas para a prossecução dos estudos a nível pós-graduado e futura integração profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Património e paisagem são hoje temáticas indissociáveis e centrais na sociedade contemporânea como suporte identitário das comunidades e fator de desenvolvimento sociocultural e territorial sustentável. Deste modo, com esta unidade curricular propõe-se promover a interdisciplinaridade entre diversas áreas de trabalho –Arquitetura, Arquitetura Paisagista, História da Arte e Engenharia Civil – fundamental para uma compreensão do conceito de património numa aceção contemporânea e alargada (construído e natural, material e imaterial), e enquanto vetor para o desenvolvimento qualificado e sustentável das cidades, das paisagens e do território.

A unidade terá a participação de convidados nacionais e internacionais, proporcionando aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade.

A unidade curricular propõe uma abordagem crítica aos conceitos de património e de paisagem cultural, incluindo os seus fundamentos históricos e teóricos, as ferramentas metodológicas e de projeto, e os instrumentos de salvaguarda e gestão. Deste modo, pretende-se aprofundar o conhecimento no âmbito da história e teorias da intervenção no património em sentido lato, com a finalidade de instruir e fundamentar uma gestão e prática contemporânea de intervenção no construído e na paisagem, integrando o entendimento das suas múltiplas estratigrafias. 

A unidade curricular estrutura-se nas seguintes linhas programáticas:

Património Arquitetónico e Urbano
‐Património: evolução do conceito e significados contemporâneos.
‐Teorias de intervenção no construído: nota histórica e debate atual.
-Metodologias e ferramentas de análise, diagnóstico e intervenção no construído.
-Práticas de intervenção: reabilitação, conservação e manutenção. Exemplos nacionais e internacionais.

Paisagem Cultural
-Paisagens Culturais - A Convenção para a Proteção do Património Mundial Natural e Cultural e as orientações para a inclusão na lista do Património Mundial (1972); a Carta de Florença sobre a Salvaguarda dos Jardins Históricos (1981).
-Interpretação e apresentação de paisagens culturais. Exemplos de conservação e recuperação.
-Planos de gestão e salvaguarda.

Gestão do Património
-Gestão cultural e patrimonial.
-Organismos, cartas, recomendações e legislação. Contexto nacional e internacional.
-Comunicação, educação e divulgação do património.

Análise e Gestão de Riscos
-Análise e gestão de riscos em património edificado. Diretivas para a elaboração de um plano de gestão de riscos.
-A prevenção como ferramenta de gestão de riscos em património edificado.
-Recomendações para a inspeção, diagnóstico e intervenção estrutural.

Partindo do estudo de uma área concreta da cidade do Porto, propõe-se a elaboração, em grupos interdisciplinares, de um trabalho de desenvolvimento de conteúdos de um Plano de Gestão para a salvaguarda e valorização patrimonial que, pela aplicação dos conhecimentos, permitirá testar competências ao nível de: enquadramento histórico e urbanístico; levantamento, análise, interpretação; identificação de valores patrimoniais e paisagísticos; gestão e avaliação de riscos; programa, projeto e proposta de intervenção; síntese, comunicação e divulgação.

 

Bibliografia Obrigatória

Antón Capitel; Metamorfosis de monumentos y teorías de la restauración. ISBN: 978-84-206-5360-0
Alois Riegl; El culto moderno de los monumentos. ISBN: 84-7774-001-1
Françoise Choay; A alegoria do património. ISBN: 972-44-1037-4
Ignacio Gozález-Varas; Conservación de bienes culturales. ISBN: 978-84-376-1721-3
Flávio Lopes; Património arquitectónico e arqueológico. ISBN: 972-24-1307-4
Vasco Manuel Araújo Peixoto de Freitas; Manual de apoio ao projecto de reabilitação de edifícios antigos. ISBN: 978-972-99918-7-5
Ignacio de Solà-Morales; Intervenciones. ISBN: 84-252-2043-2
Teresa Portela Marques; Da recriação à conservação: Os Jardins Históricos na História da Salvaguarda Patrimonial, in A Paisagem da Democracia, Atas Congresso 30 Anos Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, APAP, 2006
Carlos Alberto Ferreira de Almeida; Património: o seu entendimento e a sua gestão, Etnos, 1998
Alexandre Alves Costa, Paulo Pereira et. al; JA 213 | A la recherche du temps perdu, Ordem dos Arquitectos, 2003
Mitchell, N., Rossler, M. & Tricaud, P-M. (eds.); World Heritage Cultural Landscapes. A Handbook for Conservation and Management. World Heritage papers 26, UNESCO World Heritage Centre, 2009
ICCROM, UNESCO, IUCN ICOMOS; Managing Disaster Risks for World Heritage, UNESCO, 2010
AA. VV.; Cultural Landscapes: the Challenges of Conservation. World Heritage papers 7, UNESCO World Heritage Centre, 2003
AA. VV. ; Managing Historic Cities. World Heritage papers 27, UNESCO World Heritage Centre, 2010
FERREIRA, Teresa Cunha, PÓVOAS, Rui Fernandes e FERNANDES, Francisco Barata; Fórum do Porto: Património, Cidade, Arquitectura, CEAU, 2018
UNESCO; Recommendation on the Historic Urban Landscape, UNESCO, 2011

Bibliografia Complementar

Watkins, J. & Wright, T.; The management & maintenance of historic parks, gardens & landscapes: the English Heritage handbook, English Heritage, 2007
Jukka Jokilehto; A history of architectural conservation. ISBN: 07506 3793 5
Jorge Custódio (Coord.); 100 anos de património: memória e identidade. Portugal 1910-2010, IGESPAR, 2011
Boshler, L., Chmutina, K.; Disaster Risk Reduction for the Built Environment, John Wiley & Sons, 2017
Ana Pereira Roders; Re-architecture, TU Delft, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A exposição de conteúdos programáticos nas aulas apoia-se na apresentação de material audiovisual, na análise de fontes e casos de estudo em contexto de sala de aula, em trabalho de campo, abordagens que pretendem consolidar o conhecimento adquirido e fomentar o exercício crítico. As sessões de orientação tutorial destinam-se ao acompanhamento de trabalhos e ao aprofundamento dos conteúdos programáticos.

A unidade curricular desenvolve-se também com a participação pontual de convidados, de exercícios práticos, do confronto com exemplos ou do debate, fomentando a interação com os trabalhos desenvolvidos. Estas iniciativas visam proporcionar aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade, reunindo diversos campos disciplinares, instituições e atores.

Salienta-se ainda a exploração de novas tecnologias e práticas pedagógicas (vídeo, fotografia, trabalho interdisciplinar).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Trabalho prático ou de projeto 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 26,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 18,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas. Apresentação e entrega dos trabalhos nas datas definidas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final. A avaliação prevê a frequência no mínimo a 75% das aulas e resulta da média ponderada entre frequência e participação nas aulas (35%) e trabalho (65%). O trabalho será desenvolvido em grupos e consistirá na elaboração de conteúdos de um Plano de Gestão para a salvaguarda e valorização de uma área em estudo na Cidade do Porto selecionada pelos docentes, segundo as linhas orientadoras estabelecidas e atempadamente apresentadas.
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