Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Pluralism and ownership concentration in digital newspaper and online news

Pluralism and ownership concentration in digital newspaper and online news

Título
Pluralism and ownership concentration in digital newspaper and online news
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2023
Autores
Faustino, Paulo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Revista
Indexação
CLASE
Latindex
Google Scholar
ERIH Plus
Outras Informações
Resumo (PT): O principal objetivo desta investigação é medir a concentração no segmento noticioso online português e avaliar a extensão em que esta situação pode estar a comprometer valores sociais fundamentais: diversidade de vozes, liberdade de expressão e direito de acesso à informação. O autor recorrerá a indicadores de mercado, nomeadamente utilizadores únicos, número de páginas visitadas, tempo gasto e receitas publicitárias. Adicionalmente, mediremos o nível de concentração nos jornais online e compará-lo-emos com a versão correspondente dos jornais offline. Tentaremos demonstrar que é importante ter uma perspectiva holística do mercado de mídia, considerando o contexto do país, para entender algumas características locais e a estrutura do mercado, bem como a dinâmica política, econômica, social e tecnológica.
Abstract (EN): The main objective of this research is to measure the concentration in the Portuguese online news segment, and to evaluate the extension to which this situation may be compromising fundamental social values: diversity of voices, freedom of speech and right of access to information. The author will resort to market indicators, namely unique users, number of pages visited, time spent and advertising revenues. Additionally, we will measure the level of concentration in online newspapers and compare it with the correspondent offline newspaper version. We will try to demonstrate that it is important to have a holistic perspective of the media market, considering the country context, to understand some local characteristics and the market structure, as well as the political, economic, social and technological dynamics.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
1+LAJD+30-12+DOI+001 527.20 KB
Publicações Relacionadas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-28 às 16:15:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias