Ciclo de debates
'Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano'
'Centros urbanos: Conectando memória, usos e significado' com Ana Jotta, Helena Mendes Pereira, Maria Manuel Oliveira e Ricardo Rodrigues
7 de novembro de 2024, 5.ª feira, 18h30, CAAA - Guimarães
© Ana Jotta. Bordado, Sem Título, 2020'Centros urbanos: Conectando memória, usos e significado' é o título da segunda sessão do ciclo de debates '
Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano', com a participação de Ana Jotta (artista plástica), Helena Mendes Pereira (diretora geral e curadora da zet gallery), Maria Manuel Oliveira (arquiteta) e Ricardo Rodrigues (chefe divisão centro histórico Guimarães).
A obra de reabilitação urbana da Praça do Toural, fruto da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, vai ser o ponto de partida desta conversa que junta as suas autoras – a arquiteta Maria Manuel Oliveira e a artista Ana Jotta. Na conversa, serão abordados os desafios e a receção divergente que o projeto gerou nos diversos agentes locais. À distância de uma década, pretende-se identificar as aprendizagens que este processo oferece para futuras intervenções urbanísticas de cariz transdisciplinar.
Paralelamente a este olhar retrospetivo, o Bairro de Couros, recentemente classificado como Património Mundial da Unesco (2023), integra a Arte Pública como estratégia de inclusão na sua atual e futura regeneração. Para explorar esta dimensão, o arquiteto Ricardo Rodrigues, atual Chefe de Divisão do Centro Histórico, falará sobre estes processos de reabilitação, analisando o papel da Arte neste processo de transformação da cidade de Guimarães.
Fechamos este painel com a Helena Mendes Pereira, gestora cultural, curadora, professora e investigadora em práticas e políticas culturais e artísticas contemporâneas, que ajudará a perspetivar, criticamente, esta problemática da produção da espacialidade urbana contemporânea.
Biografias
Ana Jotta nasceu em Lisboa, Portugal, em 1946, onde vive e trabalha.
Artista plástica com formação nas Belas Artes de Lisboa e na École de Arts Visuels et d'Architecture de l'Abbeye de la Cambre (Bruxelas), reconhecida nacional e internacionalmente pela sua irónica e contundente crítica sobre os conceitos de autoria/originalidade.
Extraordinariamente diversa e heteróclita na conceção, formulação ou apresentação, a sua obra ocupa um espaço próprio de liberdade, partindo sempre da escrita – registos que designa de
footnotes, que se vão transformando em técnicas tão variadas como a gravura , o desenho , o bordado , a pintura, a cerâmica ou a escultura.
Helena Mendes Pereira é gestora cultural, curadora, professora e investigadora em práticas e políticas culturais e artísticas contemporâneas. Doutora em Ciências da Comunicação (ICS – UMinho), Mestre em Comunicação Arte e Cultura (ICS – UMinho); licenciada em História da Arte (FLUP). Professora Convidada na Escola Superior de Design do IPCA. É diretora-geral e curadora da zet gallery, Braga (dstgroup). É a primeira Diretora Artística mulher na Fundação Bienal Internacional de Arte de Cerveira (desde 2022). Produz e publica semanalmente trabalho crítico sobre arte e artistas contemporâneos (nomeadamente no JN) e lidera a coordenação editorial de dezenas de catálogos e livros sobre arte e artistas contemporâneos.
Maria Manuel Oliveira é arquiteta pela ESBAP (1985) e Professora Associada com Agregação na Escola de Arquitetura, Arte e Design, Universidade do Minho. Aí leciona desde 1997 e desenvolve projetos de arquitetura e desenho urbano no âmbito do seu Centro de Estudos. É investigadora integrada no Laboratório de Paisagens, Património e Território-Lab2PT. Os seus interesses de investigação centram-se no campo da intervenção em património edificado e áreas de abandono na cidade. Anteriormente exerceu profissão liberal como arquiteta, trabalhou no Gabinete de Planeamento Urbanístico C.M.Guimarães, lecionou no Departamento de Arquitetura da Universidade de Angola e na FAUP, onde também integrou o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU).
Ricardo Rodrigues nasceu em 1977 e trabalha como arquiteto municipal em Guimarães desde 2001, integrando a equipa de coordenação da reabilitação do ‘centro histórico’ da cidade. É autor e coordenador de projetos e obras de requalificação de edifícios públicos, privados, espaços públicos, estudos e planos de reabilitação de áreas urbanas degradadas – com destaque para a Zona de Couros e a reconversão da antiga Fábrica Âncora. Coordenou a candidatura a Património Mundial do Centro Histórico de Guimarães e a recém aprovada Zona de Couros(2023).
Desde 2021 é chefe da Divisão do Património Mundial e Bens Classificados, equipa municipal responsável pela gestão/coordenação da reabilitação urbana do centro da cidade de Guimarães.
Sobre o Ciclo 'Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano'
'Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano' é um Ciclo de Debates que promove um momento de reflexão pública e coletiva em torno dos processos contemporâneos de produção espacial do urbano. Este Ciclo está enquadrado na investigação desenvolvida por
Inês Osório (Bolseira FCT) no âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitetura, Dinâmicas e Formas Urbanas, na FAUP, filiada ao grupo de investigação 'Morfologias e Dinâmicas do Território' do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (MDT/CEAU-FAUP).
Próximas sessões:
9 nov. 16h30 Zetgallery Braga |
'Sentir o Contexto, Construir a Cidade, Modelar a Identidade'
Fernanda Fragateiro (artista plástica) João Gomes da Silva (arquiteto paisagista) Rui Mendes (arquiteto) Sara Antónia Matos (curadora artística)
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3 dez. 18h30 FAUP Porto
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'A Cidade Sistémica: Territórios do Futuro, Caminhos do Passado'
Estúdio Topotek (arquitetos paisagistas) Gabriela Vaz-Pinheiro (curadora/investigadora em arte e design) José Pedro Sousa (arquiteto/membro 'HLRT' New European Bauhaus) Rui Mealha (arquiteto urbanista) — |
Mecenas: zet gallery | Entidades de acolhimento: CEAU/FAUP, CAAA, zet gallery | Investigação financiada por FCT, República Portuguesa-Educação, Ciência e Inovação
Entrada Livre.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Esta iniciativa é passível de ser registada e divulgada pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.