Você está em: Início > Notícias > Prova Pública de Doutoramento do Arquiteto Pedro Martins Tectonics and Material Transformations. Exploring Concrete in Architecture Through Digital Fabrication Processes

Prova Pública de Doutoramento do Arquiteto Pedro Martins

6 de março de 2024, 4.ª feira, 14h30, Sala Plana

A Prova Pública de Doutoramento do Arquiteto Pedro Martins realiza-se no dia 6 de março , 4.ª feira, às 14h30, na Sala Plana.

A Tese em apreciação intitula-se 'Tectonics and Material Transformations. Exploring Concrete in Architecture Through Digital Fabrication Processes'.

Júri

Doutor Carlos Nuno Lacerda Lopes (Presidente)
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Bruno Acácio Ferreira Figueiredo
Professor Associado da Universidade do Minho

Doutora Alexandra Cláudia Rebelo Paio
Professora Auxiliar do Instituto Universitário de Lisboa

Doutor João Pedro Alves de Guimarães Serôdio
Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Resumo

"No contexto arquitetónico corrente, a integração e consequente exploração de ferramentas de desenho e fabricação digital tem estimulado um interesse crescente na conceção de soluções espaciais e construtivas progressivamente complexas e individualizadas. Estes interesses apresentam hoje desafios consideráveis á indústria da construção e, simultaneamente, oportunidades importantes de renovação do campo da arquitetura. Considerando não só a sua relevância económica e ambiental, como o papel que desempenha no desenho da paisagem construída, esta tese foca-se no betão e no impacto das tecnologias de fabricação digital na produção arquitetónica neste material.
Neste contexto defende-se que a aplicação de tecnologias de fabricação digital de uma forma integrada com o projeto pode não só ultrapassar limitações da arquitetura tradicional em betão como capacitar novas possibilidades arquitetónicas em linha com as vontades tradicionais e emergentes para este material. Desta forma, pretende responder uma questão central: Como podem as tecnologias de fabricação digital expandir o léxico da arquitetura tradicional em betão, ao nível da forma, superfície e composição, através de metodologias acessíveis, sustentáveis e tectónicamente relevantes.
Para responder a esta questão, é avaliado o potencial da integração destas tecnologias no processo de projeto e construção em betão, focando três conceitos fundamentais: forma, superfície e composição. Ambicionando expandir as possibilidades correntes, propõe, explora uma tecnologia robótica como estratégia viável e tectónicamente significativa para uma arquitetura não standard em betão."
— Pedro Martins

Equipa de Orientação: José Pedro SousaPaulo Eduardo Fonseca de Campos [FAUUSP]

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 12:03:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias