Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Ana Luísa de Sá
'Arquitectura e Experiência. Museu de Serralves e Casa da Música. Siza, Koolhaas, e os outros'
18 de outubro de 2023, 4.ª feira, 15h00, Sala Plana
© Francisco de Holanda, in De aetatibus mundi imagines, 1545-1573 Madrid,
Biblioteca Nacional de España, DIB/14/26, FOL.89RAs Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Ana Luísa de Sá realizam-se no dia 18 de outubro, 4.ª feira, às 15h00, na Sala Plana.
A Tese em apreciação intitula-se 'Arquitectura e Experiência. Museu de Serralves e Casa da Música. Siza, Koolhaas, e os outros'.
Júri
Doutor Carlos Manuel de Castro Cabral Machado (Presidente)
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Doutor João de Lima Mendes Ribeiro
Professor Associado da Universidade de Coimbra
Doutor Francisco Manuel Gomes Costa Ferreira
Professor Auxiliar da Universidade do Minho
Doutor Marco Ginoulhiac
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Doutor José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues
Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Resumo:
A tese que aqui se apresenta parte de um particular entendimento: arquitectura, “cosa mentale,” exercício profundamente intelectual e exteriorização do pensamento que é, como qualquer arte — arte, portanto, na qual aqui se inclui —, todas ‘coisa mental,’ sem que com isso sejam menos resultantes de, e conducentes a, corporização (e novo pensamento).
Circunscrevendo as fronteiras desta tese, e para isso pedindo palavras sobre Siza emprestadas a William J. R. Curtis, e inserindo nelas o segundo autor a que atenta esta tese: “Tal como com qualquer arquitecto de interesse, de pouco serve encaixar a obra de Siza [e de Koolhaas] em escaninhos históricos ou críticos. É melhor olhar atentamente para os próprios edifícios, considerar os problemas que eles abordam, as intenções e ideias por detrás deles, e a linguagem formal e os materiais que eles usam para seguir os seus intuitos.”
Propõe-se, então, um olhar deliberado sobre o Museu de Serralves e a Casa da Música, em três capítulos, ‘Percepções,’ ‘Intenções,’ ‘Apropriações,’ três andamentos, três vezes olhando cada um, ‘Museu’ e ‘Casa,’ prismas girados na mão, observação dinâmica da refracção da luz.
Esta tese compõe, por isso, um estudo comparatista entre Álvaro Siza e Rem Koolhaas, através do Museu de Serralves e da Casa da Música, expandindo mais granularmente sobre os meandros da arquitectura e (sua) experiência, desde o pensamento dos autores àquele dos outros que emerge perante a obra daqueles primeiros — e do que desse elusivo invisível e indizível, longitudinal e multi-facetada ‘experiência’ se pode, através destes, ver e dizer (e especular). — Ana Luísa de Sá
Orientador:
José Miguel RodriguesCoorientador: Juhani Pallasmaa [Aalto University, Helsinki]