Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Bienal de Veneza 2023 | Fertile Futures com curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar

Bienal de Veneza 2023 | 'Fertile Futures' com curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar

20 de maio - 26 de novembro de 2023, Pavilhão de Portugal, Palazzo Franchetti, Veneza


'Fertile Futures' © Francisco Nogueira

A Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitectura — La Biennale di Venezia 2023 apresenta o projeto 'Fertile Futures', com curadoria de Andreia Garcia (UBI/Architectural Affairs) e com curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, docentes convidados da FAUP, entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023, no Palazzo Franchetti, onde está instalado o Pavilhão de Portugal, em Veneza.

A exposição, comissariada pela Direção-Geral das Artes, propõe o debate sobre a escassez de água doce em Portugal, sugerindo soluções para um futuro mais sustentável que pretende responder ao tema geral da Bienal 'O Laboratório do Futuro' com curadoria de Lesley Lokko.

A Inauguração oficial do Pavilhão de Portugal foi assinalada com o lançamento do catálogo e uma visita guiada à exposição orientada pelos curadores, com a presença das sete equipas das Oficinas de Projeto.

Com foco em sete distintas hidrogeografias portuguesas profundamente marcadas pela ação antropocêntrica, 'Fertile Futures' encomenda a jovens arquitetas e arquitetos, em colaboração com especialistas de outras áreas de conhecimento, “a apresentação de modelos propositivos para um amanhã mais sustentável, saudável e equitativo, em cooperação não hierarquizada entre disciplinas, gerações e espécies".

As equipas dedicadas a cada uma área das sete hidrogeografias são constituídas por Space Transcribers e Álvaro Domingues, professor da FAUP, (Bacia do Tâmega), Dulcineia Santos, alumna FAUP, e João Pedro Matos Fernandes (Douro Internacional), Guida Marques e Érica Castanheira (Médio Tejo), Pedrez Studio e Aurora Carapinha (Albufeira do Alqueva), Corpo Atelier e Eglantina Monteiro (Rio Mira), Ilhéu Atelier e João Mora Porteiro (Lagoa das Sete Cidades) e Ponto Atelier e Ana Salgueiro Rodrigues (Ribeiras Madeirenses).

'Fertile Futures' conta com a Colaboração Institucional da FAUP.

Mais informações: fertilefutures.pt

Seminário Internacional de Verão 'Fertile Futures'
10 e 22 de julho de 2023, Fundão

O workshop é dirigido a estudantes de arquitetura de mestrado e licenciaturas, selecionados através das melhores cartas de motivação (máx. 300 palavras).

Inscrições até 2 de junho através do preenchimento do formulário fertilefutures.pt/en/international-summer-seminar. Os candidatos serão notificados dos resultados por e-mail até 15 dias após o prazo final de inscrição.

O município do Fundão, parceiro estratégico do Projeto Fertile Futures, e o Erasmus +, a partir de um Projeto BIP – Blendend Intensive Programme, oferecem o alojamento (14 noites: de 9 a 23 de julho) e o programa social do Seminário Internacional de Verão, incluindo almoços, jantar de despedida e transporte dentro do município de Fundão, até os locais de intervenção.

A aguardar a atribuição de 3 ECTS.

Datas importantes:
Candidatura a bolsa – até 2 de junho
Data limite para inscrição – 2 de junho
Anúncio da seleção – 15 de junho

Mais informações: fertilefutures.pt/seminario-internacional-de-verao



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:17:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias