Você está em: Início > Notícias > Gabriela Biscotto, estudante da FAUP, recebe Bolsa Fulbright/FLAD

Gabriela Biscotto, estudante da FAUP, recebe Bolsa Fulbright/FLAD

19 de maio de 2023

Gabriela Biscotto © DR

A estudante Gabriela Biscotto, do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, recebeu uma Bolsa Fulbright que lhe permitirá integrar, como Visiting Student Researcher, o Stuckeman Center for Design Computing, uma unidade de investigação da School of Architecture and Landscape Architecture, College of Arts and Architecture, na The Pennsylvania State University, onde vai testar novas tecnologias e processos aplicáveis à construção modular, tirando partido dos recursos inigualáveis dos diferentes laboratórios tecnológicos.

Na investigação, Gabriela Biscotto vai aprofundar conhecimentos e especialidades em desenho digital e fabricação para construção modular, temas que considera de extrema importância no atual cenário global.

O trabalho, a partir do qual resultará a sua dissertação de mestrado, enquadra-se na investigação sobre construção modular e tecnologias de impressão 3D à escala real em curso no grupo de investigação Laboratório de Fabricação Digital do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.

Para a estudante da FAUP, "foi uma enorme satisfação ter sido contemplada com a bolsa Fulbright, não só pelo seu renome internacional e pela enorme competitividade do processo seletivo, mas sobretudo por configurar, a nível pessoal, uma realização académica e profissional" e considera que "é uma oportunidade excecional poder estudar e trabalhar numa instituição de referência nas temáticas da minha dissertação de mestrado e usufruir não só dos diferentes recursos científico-tecnológicos, mas da experiência de colaboração e troca com os estudantes e a equipe de investigadores".

"Tenho a expectativa, e intenção, de que essa experiência possa enriquecer minha formação e futura atuação profissional, através da investigação e experimentação prática, procurando explorar e desenvolver soluções economicamente viáveis para as demandas e problemas contemporâneos da arquitetura e da sociedade, não só no contexto português e norte-americano", conclui Gabriela Biscotto.

Para o ano letivo 2023.2024 foram atribuídas Bolsas Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD a quatro mestrandos em universidades portuguesas, que irão desenvolver um período de investigação nos EUA de 4 meses, em quatro áreas científicas diferentes.

Para além da estudante da FAUP, foram selecionados os estudantes Bernardo Gabriel do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e Pedro Ligeiro do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, ambos da FEUP, e, ainda, Ana Mesias do Mestrado em Engenharia Biomédica na Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Os quatro novos Fulbrighters vão iniciar os seus programas de investigação nos Estados Unidos a partir de Dezembro de 2023.

A atribuição das bolsas resulta de uma parceria entre a FLAD e a Fulbright com o objetivo de reforçar o apoio ao estudo e investigação nos EUA, e promover Portugal como destino académico para os norte-americanos.

Mais informações: www.flad.pt
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-24 às 13:41:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias