Você está em: Início > Notícias > Cerimónia de Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa | Kenneth Frampton e Francesco Dal Co

20 de abril de 2022, 4.ª feira, 15h00, Auditório Fernando Távora

Transmissão online pelo canal YouTube da Universidade do Porto

A Universidade do Porto vai atribuir, a 20 de abril, o Doutoramento Honoris Causa ao Professor Kenneth Frampton e Professor Francesco Dal Co, por proposta da FAUP, no âmbito do 40.º aniversário da FAUP.

A cerimónia terá lugar no dia 20 de abril, às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Kenneth Frampton será o Professor Arquitecto Álvaro Siza ficando a apresentação a cargo do Professor Doutor Rui J. Garcia Ramos (elogio do doutorando); o padrinho de Francesco Dal Co será o Professor Arquitecto Eduardo Souto de Moura e a apresentação ficará a cargo do Professor Doutor Carlos Machado (elogio do doutorando). A Mestre-de-Cerimónias será a Professora Doutora Teresa Calix, Vice-diretora da FAUP.

Kenneth Frampton
Nasceu no Reino Unido em 1930. Formou-se na Architectural Association School of Architecture de Londres. É Professor Emérito Ware na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation – Columbia University, Nova Iorque, na qual foi professor entre 1972 e 2020. Lecionou também na ETH Zürich, EPF Lausanne, Accademia di Architettura Mendrisio e Royal College of Art, Londres. Distinguido com inúmeros prémios a nível mundial, em 2021 recebeu o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. Em 2022, foi agraciado com a Thomas Jefferson Foundation Medal in Architecture. É Doutor Honoris Causa por várias Universidades.
É autor de numerosos livros e ensaios sobre arquitectura moderna e contemporânea de imprescindível leitura nesta área disciplinar, destacando-se o estudo que desenvolve e publica em 1980, Modern Architecture: A Critical History (London: Thames and Hudson). Esta publicação tem sido, desde essa data e até à atualidade, reeditada, revista e atualizada pelo autor sendo, ainda hoje, uma obra de referência incontestável.
A sua importância como crítico e teórico é inseparável do papel que foi tendo, também, como editor de um grande número de relevantes publicações, destacando-se a revista britânica Architectural Design e a publicação Oppositions do Institute of Architecture and Urban Studies da qual foi cofundador a partir de 1973.
Kenneth Frampton tem sido fundamental na divulgação e reconhecimento da arquitectura portuguesa e, em particular, da obra de Álvaro Siza; para além da referência em Modern Architecture: A Critical History, publicou Álvaro Siza: tutte le opere (Milano: Electa, 1999), extensa monografia sobre a obra de Siza, onde se destaca o seu texto L’architettura come trasformazione critica: l’opera di Álvaro Siza e, também, o texto de Fernando Távora, Omaggio ad Álvaro Siza.

Francesco Dal Co
Nasceu em Itália em 1945. Formou-se em Arquitectura pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia em 1970, onde é Professor Emérito. Lecionou também na School of Architecture – Yale University (1982 a 1991) e na Accademia di Architettura – Università della Svizzera Italiana (1996 a 2005). É diretor de arquitectura da editora Electa desde 1976 e editor da revista Casabella desde 1996. Entre 1988 e 1991 foi diretor da Secção de Arquitectura da Biennale di Venezia e curador do Pavilhão Nacional do Vaticano em 1998. É Doutor Honoris Causa pela Universiteit Gent, Membro Honorário do Royal Institute of British Architects, Membro da Accademia Nazionale di San Luca e Sócio Honorário da Casa da Arquitectura.
Francesco Dal Co é um dos nomes de referência da história e crítica da arquitectura italiana e europeia. Ao longo da sua longa carreira como professor, historiador e como crítico de arquitectura produziu e escreveu numerosos livros e ensaios sobre História da Arquitectura de figuras essenciais da arquitectura contemporânea, leituras fundamentais nesta área disciplinar.
Tem tido um papel determinante na divulgação e no reconhecimento da arquitectura portuguesa e, em particular, da "Escola do Porto". Quer como editor da revista Casabella, quer como responsável da editora Electa, sublinha-se o destaque que proporcionou à arquitectura portuguesa, nomeadamente nas edições especiais por ele promovidas dedicadas às obras de Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. Neste contexto, destaca-se o prefácio "Álvaro Siza e l’arte della mescolanza" que escreveu, em 1999, para a monografia sobre Álvaro Siza editada por Kenneth Frampton Álvaro Siza: tutte le opere (Milano: Electa, 1999).
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:45:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias