Você está em: Início > Notícias > Docentes e investigadores da FAUP na nova equipa do Jornal Arquitectos (J-A) 2022-2024

10 de março de 2022

Carlos Machado e Moura, investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, é o novo director adjunto do Jornal Arquitectos (J-A) para o triénio 2022-2024, contando com Luís Santiago Baptista como director.

Pedro Baía, docente convidado da FAUP, que também integra a Equipa Editorial, e Pedro Bragança, investigador do CEAU, integram o Conselho Editorial com Eliana Sousa Santos, Inês Moreira, alumna FAUP, e Paula Melâneo.

Para além de Pedro Baía, editor open call, a Equipa Editorial é composta por Vítor Alves na coordenação redatorial e grafismo, doutorado em Arquitectura pela FAUP com a tese 'Estilhaços do Espelho: o Jornal Arquitectos (1981-2015) como território da construção do arquitecto', e Tiago Silva Nunes, na fotografia, completa a Equipa Editorial do J-A.

A nova equipa, que propõe o conceito editorial Para uma reativação da crítica do Jornal Arquitectos, foi escolhida através do Concurso Jornal Arquitectos, promovido pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, e já está a trabalhar no primeiro número, J-A #261, cujo lançamento será anunciado em breve.

Assumindo conscientemente a herança incontornável do J-A no contexto disciplinar português, nas suas diversas séries e equipas editoriais, tem como objetivos, entre outros, congregar uma equipa plural e equitativa de críticos que adote uma posição assumidamente responsável, criteriosa e independente; e reativar a atividade crítica nas suas múltiplas dimensões, formatos e ferramentas, seja através da reportagem, da entrevista, do ensaio, da crítica de projeto e obra, da recensão de evento cultural ou do trabalho artístico de crítica visual.

A nova equipa lembra Manuel Graça Dias (1953-2019), director do Jornal Arquitectos entre 2000 e 2004 e também entre 2009 e 2012, a propósito das tarefas de uma arquitectura crítica em tempos adversos: "A Arquitectura é crítica sempre que questiona programas, lugares, símbolos, convenções, hábitos, modos de produção, usos, políticas, ensino. Há muitos modos inteligentes e úteis de o fazer; inútil é nada questionar" ('Situações críticas', J-A#239. Lisboa: OA, 2010).

O Jornal Arquitectos constitui-se como um projecto editorial da Ordem dos Arquitectos que visa responder ao direito dos arquitectos a mais e melhor reflexão sobre o seu exercício profissional e sobre a Arquitectura. Consagra como objecto da revista a reflexão disciplinar, interdisciplinar e crítica sobre a Arquitectura, bem como a equação dos temas fundamentais que problematizam os distintos modos de exercício da profissão e de ser arquitecto.

Mais informações em arquitectos.pt
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:20:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias