Você está em: Início > Notícias > Inscrições | Experiência do Desenho | Open House Lisboa 2021

Inscrições | Experiência do Desenho | Open House Lisboa 2021

Data limite de inscrições: 31 de julho de 2021

A 'Experiência do Desenho' é uma atividade promovida pela linha de investigação 'Colecção de Desenhos', do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), que integra o programa Plus da 10.ª edição do Open House Lisboa 2021, agendada para o fim-de-semana de 25 e 26 de setembro.

Esta atividade pretende divulgar uma das características identitárias da formação em arquitetura: o exercício do desenho. Decorre em vários espaços das cidades de Lisboa e de Almada, nas duas margens do rio Tejo, segundo o roteiro intitulado "Os Caminhos da Água" comissariado pelo coletivo de arquitectura paisagista Baldios.

Em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a 'Experiência do Desenho' convida assim os estudantes e alumni da FAUP a participar nesta acção de Desenho em conjunto com estudantes e alumni do curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL) e do curso de Arquitectura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O ato do desenho torna-se assim um lugar de encontro, um motivo de partilha entre quem desenha e quem desfruta das visitas aos espaços do roteiro. Um momento que gera um diálogo e o gesto espontâneo da oferta do desenho resultante da observação do lugar e dos seus detalhes num registo singular, complementar à fotografia e ao vídeo.

Os participantes da 'Experiência do Desenho' terão acesso a um conjunto de espaços do Open House Lisboa. Atendendo ao contexto pandêmico e à temática desta edição, devem privilegiar o registo do espaço exterior.

A participação é gratuita mas carece de inscrição através do formulário disponível aqui.

Organização: Noémia Herdade GomesCarlos Machado e MouraRui NetoMariana Martins de Carvalho (FAUP-CEAU), Filipa Ferreira (alumni FAUP), Ana Catarina Silva, Fábio Fonseca, Francisca Mesquita, Gonçalo Guimarães, Luís Dias, Sara Fonseca, Susana Ribeiro, Ruben Vasques (estudantes FAUP)

A 'Experiência do Desenho', iniciativa promovida pela linha de investigação 'Colecção de Desenhos', desenvolvida no CEAU-FAUP pelo Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH), conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Mais informações em www.instagram.com/exp.desenho

Parcerias 'Experiência do Desenho' 2021

Patrocinadores: Papelaria Modelo | CunhaPimentel | Tommasino, Publicidade e Design | Pé na Horta | Taxi-Link

Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT