Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP com projectos na Bienal de Veneza 2021

Docentes da FAUP com projectos na Bienal de Veneza 2021

22 de maio - 21 de novembro 2021, Palácio Giustinian Lolin, Veneza

© José Campos

'In Conflict' é o título da curadoria do atelier depA — Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral — com Miguel Santos, para a representação oficial portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia de 2021, comissariada pela Direção-Geral das Artes.

A edição deste ano conta com a participação na exposição, entre outros arquitectos, dos Professores da FAUP: Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza, José Miguel Rodrigues, Manuel Graça Dias (1953-2019), Nuno Valentim e Sergio Fernandez. O projecto Habitar Porto em colaboração com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP também integra a exposição. Nos eventos de debate, seleccionados por open call, conta-se a participação do investigador da FAUP Carlos Machado e Moura. Do programa fazem ainda parte vários antigos docentes e alumni da FAUP.

O programa de abertura, a 22 e 23 de maio, em Veneza, inclui a inauguração da exposição e uma mesa de debate no Pavilhão de Portugal, instalado no Palácio Giustinian Lolin, sede da Fundação Ugo e Olga Levi. A exposição poderá ser visitada até ao dia 21 de novembro de 2021.

'In Conflict' responde directamente à pergunta 'How will we live together?’ — lançada por Hashim Sarkis, curador da Biennale Architettura 2021 — "procurando aprender com processos que traduzem a problemática do habitar, caracterizados pelo conflito: processos resultantes da acção de forças de sentidos opostos que se caracterizam pelo dissenso, implícito à pluralidade do espaço democrático".

O projecto da Representação Portuguesa apresenta sete casos em destaque em diálogo com vinte e um outros processos de arquitectura, semelhantes a estes na problematização, escala e modo de ação.

Sete casos + 21 processos de arquitectura

1 — Torres do Bairro do Aleixo (Porto, 1968–1976. Manuel Teles)
Processos relacionados: Bairro de São João de Deus (Porto, 1941–1994, Vários autores); Complexo Turístico da Torralta (Grândola, 1970–1974, Atelier Conceição Silva); Bairro 6 de Maio (Amadora, 1976, Construção informal)

2 — Conjunto Habitacional Cinco Dedos (Lisboa, 1972–1982, Vítor Figueiredo)
Processos relacionados: Edifício de Habitação Colectiva do FFH (Lamego, 1977–1982, José Gigante/gabinete Jorge Gigante, Francisco Melo); Quarteirão Piloto, Bairro Padre Cruz (Lisboa, 2015–2018, Alexandre Dias, Bruno Silvestre, Luís Spranger); Projecto Municipal de Habitação em Carcavelos (Cascais, 2019, Gil Menezes Cardoso, Charles Cossement, João Siopa Alves, Maria Vale)

3 — SAAL Algarve – Apeadeiro da Meia-Praia (Lagos, 1975–1976, José Veloso)
Processos relacionados: Recuperação de Aldeias em Rio de Onor – CODA ESBAP, Bragança, 1963–1964, Sérgio Fernandez; Edifício-Manifesto, Lisboa, 2010–2012, Artéria; Cozinha Comunitária das Terras da Costa (Almada, 2013-14, Ateliermob + Colectivo Warehouse)

4 — Plano de Pormenor da Aldeia da Luz (Mourão, 1996–2002, Ana Luísa Rodrigues, João Francisco Figueira, José Miguel Rodrigues, Luís Fareleira e Pedro Bandeira)
Processos relacionados: Complexo de Aproveitamento Hidroeléctrico do Douro Internacional – Picote, Miranda do Douro, 1953-59, João Archer de Carvalho, Manuel Nunes de Almeida e Rogério Ramos; Aldeia Comunitária de Vilarinho da Furna, Terras do Bouro (abandonada em 1971); Construção informal, Casas Flutuantes, Alqueva, 2015, Fernando Seabra Santos, José Barra e Pedro Brígida)

5 — Reconversão do Estaleiro da Margueira – A Elipse (Almada, 1999-2001, Manuel Graça Dias + Egas José Vieira, Arquitectos)
Processos relacionados: Prédio Coutinho, Viana do Castelo, 1972-75, Eduardo Coimbra de Brito; Torres de Alcântara, Lisboa, 2003–2004, Álvaro Siza, com Carlos Castanheira e Luís Mendes; Torre FPM41, Lisboa, 2015–2019, Barbas Lopes Arquitectos

6 — Reabilitação da Ilha da Bela Vista, Porto, 2014-16, LAHB + Cerejeira Fontes Architects
Processos relacionados: , Bairro do Leal, Porto, 1974-76, Sérgio Fernandez; Espaço (em) Aberto – Reabilitação de uma Ilha nas Antas, Porto, 2018, merooficina + Francisco Pereira e Inês Beleza de Azevedo; Reabilitação das Casas 6 e 12 de uma ilha na Rua Miguel Bombarda, Porto, 2018, José Lobo Almeida

7 — Reconstrução de Casas Destruídas pelos Incêndios de 2017, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande 2017–2019, Ateliermob
Processos relacionados: Plano de Reconstrução da Zona do Chiado, Lisboa, 1988-98, Álvaro Siza; Reabilitação do Edifício dos Albergues Nocturnos do Porto, Porto, 2011-16, Nuno Valentim, Frederico Eça, Margarida Carvalho; Workshops Arquitectos de Família, Porto, 2018-, Habitar Porto, CEAU-FAUP, Juntas de Freguesia do Bonfim e de Campanhã

O Júri da 17.ª Exposição Internacional de Arquitectura é presidido pela arquitecta Kazuyo Sejima e constituído pela arquitecta Sandra Barclay, a cineasta e artista plástica Lamia Joreige, a arquitecta Lesley Lokko e o o arquitecto, historiador, crítico e curador Luca Molinari. Os prémios vão ser anunciados a 30 de agosto.

Mais informações em www.inconflict.pt e www.labiennale.org
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 12:47:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias