Você está em: Início > Notícias > Aula aberta da UC Construir no Construído Tectónica, Materialidade, Detalhe: práticas recentes com Rui Neto, Joana Vasconcelos e Paulo Moreira

Aula aberta da UC Construir no Construído
'Tectónica, Materialidade, Detalhe: práticas recentes'
com Rui Neto, Joana Vasconcelos e Paulo Moreira

7 de abril de 2021, 4.ª feira, 17h00, videoconferência

[ID 82810659219]

A aula aberta 'Tectónica, Materialidade, Detalhe: práticas recentes' vai contar com a participação dos arquitectos Rui Neto, Joana Leandro Vasconcelos e Paulo Moreira, integrada na unidade curricular Construir no Construído.

A aula decorre por videoconferência (via zoom).

A unidade curricular Construir no Construído integra-se na Cátedra 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto' atribuída pela UNESCO à FAUP.

Rui Neto nasceu na Figueira da Foz, em 1977. Vive e trabalha no Porto. Co-fundador do atelier NPS Arquitetos em 2005 (Juntamente com Sérgio Silva e Odete Pereira). Licenciado em Arquitetura e Mestrado em Desenho, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Doutorando na FAUP, onde é também investigador, no Centro de Estudos no grupo ATPH, fazendo parte do projeto de investigação 'A Coleção de Desenhos . Escola de Arquitetura do Porto'. Colaborou com o Arquiteto José Paulo dos Santos entre 1999 e 2007. Foi assistente convidado na ETH de Zurique de 2007 até 2009 e é professor assistente convidado na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, desde 2009, e na Faculdade de Belas Artes do Porto, desde 2014. Desde 2009, tem produzido um percurso artístico ligada ao desenho, tendo participado em diversas exposições coletivas e individuais. O atelier NPS Arquitectos, iniciou o seu percurso sobretudo a partir da participação em concursos públicos, dos quais se destacam: 1º Classificado no concurso para o CMIA de Vila do Conde; 1º Classificado no Concurso para as Novas Instalações da Sede da OASRN, Porto, 2004; 1º Classificado no Concurso para a Regeneração Urbana do Centro Histórico da Vila de Sabrosa, 2009; entre outros.

Joana Leandro Vasconcelos (Porto, 1979) é licenciada em Arquitectura pela FAUP e mestre em “Collective Housing” pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad Politécnica de Madrid (ETSAM-UPM). Colaborou no gabinete Manuel Correia Fernandes, Arquitectos e Associados, Lda. (mcf.a&a), em projectos de escalas e características diversas, e na GAIURB – Gestão Urbanística e da Paisagem Urbana de Gaia, em projectos de reordenamento e requalificação urbana e na revisão do PDM. Em 2007 fundou o Atelier in.vitro, tendo desenvolvido desde então um conjunto de projectos de arquitectura de características e âmbitos diversos, com particular destaque para a reabilitação do património edificado. É co-fundadora da APRUPP - Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Protecção do Património, e dos “4000 Ateliers ", um colectivo que promove eventos relacionados com gabinetes de arquitectura. Colabora ainda com o Conselho Disciplinar da Ordem dos Arquitectos. No âmbito da sua actividade recebeu, recentemente, o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2019, na categoria de Edifício Habitacional, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria de Melhor Intervenção Inferior a 1000m2, e duas menções honrosas, nas categorias Residencial e Cidade do Porto, pelo projecto da Casa António Patrício. Recebeu ainda o Prémio João de Almada 2017, na categoria de edifícios residenciais, pelo projecto da Casa da Boavista, e uma Menção Honrosa do Prémio Nuno Teotónio Pereira 2016 (antigo Prémio IHRU), na categoria de edifícios habitacionais, pelo projecto da Casa do Pinheiro Manso.

Paulo Moreira (Porto, 1980) é arquiteto e investigador. Licenciou-se pela FAUP em 2005, tendo estudado também na Accademia di archittetura di Mendrisio (Suiça). Em 2011, fundou o atelier Paulo Moreira architectures, cujo trabalho tem incidido sobre reabilitação de edifícios e estudos urbanos em contextos de carência social. O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios, entre eles o Prémio Távora 2012 e o Prémio IHRU 2014. Em 2018, concluiu o seu Doutoramento, pela London Metropolitan University. No mesmo ano, fundou o INSTITUTO, um espaço cultural no Porto, onde é Diretor Artístico. É bolseiro de pós-doutoramento no projeto de investigação África Habitat (Ref. 333121392), coordenado pela FAUL, financiado pela FCT e AKDN (Programa “Knowledge for Development Initiative”).

Unidade curricular - Construir no Construído | MIArq
Docentes - Rui Fernandes PóvoasTeresa Cunha Ferreira

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 03:58:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias