Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Aula aberta da UC Construir no Construído Projecto e matéria existente com Nuno Valentim Lopes

Aula aberta da UC Construir no Construído
'Projecto e matéria existente'
com Nuno Valentim Lopes

24 de fevereiro de 2021, 4.ª feira, 17h00, videoconferência

© Marta Ferreira/Luís Ferreira Alves

No âmbito da unidade curricular Construir no Construído, realizar-se-á, no dia 24 de fevereiro, às 17h00, por videoconferência (via zoom), a aula aberta com o arquitecto e professor da FAUP Nuno Valentim Lopes, intitulada 'Projecto e matéria existente'.

A unidade curricular Construir no Construído integra-se na Cátedra 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto' atribuída pela UNESCO à FAUP.

Nuno Valentim Lopes (Porto, 1971) é Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1995), Mestre em Reabilitação do Património Edificado (FEUP 2007) e Doutor em Arquitectura (FAUP 2016) com dissertação e tese na área do Projecto e Património Arquitectónico.
Tem atelier e prática independente de projecto desde 1994.
É docente na FAUP desde 2005 nas áreas de Projecto de Reabilitação, Construção, e Projecto de Tese de Doutoramento.
Entre outras obras é autor dos projectos de reabilitação da Casa Andresen/Galeria da Biodiversidade e Casa Salabert no Jardim Botânico do Porto, da ampliação do Lycée Français do Porto e do Projecto de Reabilitação/Modernização do Mercado do Bolhão.
Principais prémios: Prémio IHRU Nuno Teotónio Pereira 2017/18 e Prémio Nacional de Reabilitação Urbana atribuído à obra de reabilitação dos "Albergues Nocturnos do Porto"; Prémio João de Almada 2014 atribuído ao Projecto de Reabilitação do Edifício de 1928 na Rua Alexandre Braga, autoria do Arq José Marques da Silva (em co-autoria com Francisco Barata e José Luís Gomes no CEFA-UP);
Integrou a equipa de coordenação da comissão técnico-científica do projecto de investigação aplicada "RcR - Reabilitar como Regra" (Resolução do Conselho de Ministros n.º 170/2017) que que resultou na publicação do Decreto-Lei n.º95/2019 que estabelece o novo “Regime aplicável à reabilitação de edifícios e frações autónomas”.
Integra o projecto de investigação “BIOPOLIS - Teaming to Upgrade to Excellence in Environmental Biology, Ecosystem Research and AgroBiodiversity”, aprovado pela Comissão Europeia na Call H2020–WIDESPREAD-2018-01, colaborando com o Cibio na investigação e produção de conhecimento a partir dos cruzamentos disciplinares entre biologia, paisagem, arquitetura e património.


Unidade curricular - Construir no Construído | MIArq
Docentes - Rui Fernandes Póvoas, Teresa Cunha Ferreira



Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-03-01 às 23:55:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais