Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Exposição | A casa da Infância de Luís Fortunato Lima | projecto Riscotudo Lançamento | Sebenta de Desenho II (4)

Exposição | 'A casa da Infância' de Luís Fortunato Lima | projecto Riscotudo
Lançamento | Sebenta de Desenho II (4)

Inauguração / Lançamento: 17 de Outubro, 5.ª feira, 18h30, Átrio do Auditório da Biblioteca | Exposição: 17 de Outubro - 22 de Novembro de 2019


© Luís Fortunato Lima

No dia 17 de Outubro, às 18h30, abrirá ao público a exposição 'A casa da Infância' de Luís Fortunato Lima, com a curadoria de José Manuel Barbosa, enquadrada no projecto Riscotudo

A inauguração da exposição contará com o lançamento de "Sebentas de Desenho II (4)".

A mostra, de entrada livre, estará patente até 22 de Novembro, no Átrio do Auditório da Biblioteca, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados).

A casa da Infância

Aparentemente, os desenhos apresentados nesta exposição apresentam imagens singulares do nosso território, reconhecendo-se tipologias de estruturas existentes em contextos semi-rurais. Procuram evocar certos ambientes vividos pelo autor na sua infância. Nenhum destes desenhos re-produz a imagem de um lugar específico e reconhecível na totalidade do seu conjunto, uma paisagem existente, real e identificável. São desenhos de imaginação; o processo de montagem é livre. Possivelmente, na mesma imagem participam conjuntos de sensações obtidos em vários lugares e em alturas diversas, incluindo, talvez, ressonâncias de outros desenhos, pinturas, imagens. O processo que conduz ao emergir da imagem, no acto concreto do desenho, é suscitado por esfumadas manchas de carvão, nas quais o olhar encontra vultos de estruturas, objectos-alvo, por vezes associando-os, subconscientemente, a lembranças de carácter não visual: o toque das ervas secas ou da chapa quente, a rugosidade do muro, a direcção do vento, a sensação de caminhar sobre um chão irregular… Em suma, trata-se de um processo de imaginação que convoca a experiência do espaço, na expectativa de poder tocar, de algum modo, o plano afectivo/psicológico que o motiva e orienta. O título da exposição relembra, precisamente, o pensamento psicanalítico de Peter Fuller, que conclui que 'a arte se tornou na procura de uma casa que o artista crê ter possuído na infância e que a seus olhos assume o carácter de um paraíso perdido por sua culpa'.
― Luís Fortunato Lima

Luís Fortunato Lima nasceu em 1976, no Porto, cidade onde reside e trabalha. A sua formação decorreu na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde se licenciou em Artes Plásticas-Pintura (2002), obteve o Grau de Mestre em Práticas e Teorias do Desenho (2007) e o Grau de Doutor em Arte e Design (2017). Actualmente, lecciona Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Encontra-se activo como artista plástico desde 2002, tendo realizado várias exposições individuais e integrado várias colectivas com alguma relevância. Dedica-se à pintura e ao desenho. Na obra realizada, é frequente o encontro com imagens evocativas dos referentes espaciais da infância, ou com imagens de objectos/fragmentos que, de alguma forma, suscitam uma relação com esses referentes.

Projecto Riscotudo

O projecto Riscotudo constitui-se como um Espaço na FAUP destinado a exposições de Desenho localizado no Átrio do Auditório da Biblioteca. Com projecto de José Manuel Barbosa que partilha a curadoria com José Maria Lopes, Riscotudo é "um espaço expositivo onde se apresentam propostas que trabalham os elementos gráficos e plásticos do desenho privilegiando técnicas e concepções estéticas dispares".

Mais informações em riscotudo.wordpress.com

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-10-20 às 21:06:11