Você está em: Início > Notícias > Conferência por Darío Álvarez Álvarez: El proyecto arquitectónico en paisajes del tiempo y la memoria

Conferência por Darío Álvarez Álvarez: 'El proyecto arquitectónico en paisajes del tiempo y la memoria'

10 de Janeiro de 2019 (Quinta-feira), 18h30, Sala Plana - FAUP

A Sala Plana da FAUP recebe no dia 10 de Janeiro (quinta-feira), às 18h30, a conferência 'El proyecto arquitectónico en paisajes del tiempo y la memoria' do arquitecto e professor da ETS Arquitectura de Valladolid Darío Álvarez Álvarez.

'El proyecto arquitectónico en paisajes del tiempo y la memoria'
Peter Eisenman salienta que Marcel Proust, na sua obra monumental 'Em Busca do Tempo Perdido', identifica dois tipos diferentes de memória: "uma memória nostálgica situada no passado, tocada por  um sentimentalismo que lembra as coisas não como elas eram, mas como queremos lembrá-las, e uma memória viva, que é activa no presente e desprovida de nostalgia por um passado recordado". A primeira memória a que se refere Eisenman é enganosa e a segunda é a matéria com a qual se constroem as coisas.
O filósofo francês Michel Foucault, por sua vez, desenvolveu o conceito de "heterotopia" sobre a justaposição num único lugar real de espaços distintos, vários locais que se excluem entre si, como jardins, cemitérios, bibliotecas, museus: "As heterotopias estão ligadas, muito frequentemente, com as distribuições temporais, quer dizer, abrem o que poderíamos chamar, por pura simetria, as "heterocronías": a heterotopia desdobra todo o seu efeito uma vez quebrado o tempo tradicional, assim vemos que o cemitério é um lugar "heterotópico" ao mais alto grau uma vez que o cemitério se inicia com uma rara "heterocronía" que é, para a pessoa, a perda da vida, e esta quase eternidade que não pára de dissolver-se e eclipsar-se".
Estas duas referências fazem alusão a duas matérias fundamentais do ser humano, tempo e memória, que, por sua vez, consideramos matérias fundamentais do projecto arquitectónico, construíndo paisagens de tempo e a memória, argumentação que desenvolveremos a partir de alguns exemplos singulares modernos, de modo introdutório, e de alguns projectos próprios realizados nos anos recentes, vinculados ao Património.
— Darío Álvarez Álvarez

Darío Álvarez Álvarez é Doutor em Arquitetura pela Universidade de Valladolid, e Professor de Composição do Jardim e Paisagem do Departamento de Teoria da Arquitetura e Projetos Arquitetónicos da Arquitetura ETS de Valladolid. Atualmente é diretor da ETS da Arquitetura e coordenador do Master en Investigación e Innovación en Arquitetura da Universidade de Valladolid. Tem proferido conferências nacionais e internacionais, sendo autor de inúmeras publicações sobre paisagem e arquitetura, entre os quais se destaca o livro O Jardim na Arquitetura do Século XX - natureza artificial na cultura moderna (2007). É membro colaborador do CEAU e coordenador do Laboratório de Investigação e Intervenção na Paisagem Arquitetónica, Patrimonial e Cultural, da Universidade de Valladolid (LABPAP). Enquanto coordenador do LABPAP é autor de projetos e planos no âmbito da paisagem cultural, nomeadamente: Caminho de Santiago em Burgos e Leon, Via de la Plata, em Castilla y Leon, Camino del Cidem Burgos e Soria, Cañada Realem Soria, Sítio Arqueológico Clunia (Burgos) e Sítio Arqueológico de Tiermes (Soria). Os seus trabalhos foram premiados e publicados em catálogos, livros e revistas.

A Conferência é organizada pelos professores e investigadores da FAUP-CEAU, Pedro Alarcão e Rodrigo Coelho, no âmbito do grupo de investigação Património da Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Conferência por Darío Álvarez Álvarez

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 16:54:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias