Você está em: Início > Notícias > Exposição NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo

Exposição NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo

19 de Junho a 17 de Setembro de 2018, 10h00-19h00, Segunda-Sábado, Galeria de Exposições - FAUP

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGArtes), recebe de 19 de Junho a 17 de Setembro de 2018, na Galeria, a exposição  Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo, com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli, que representou Portugal na 15ª Bienal de Arquitectura de Veneza em 2016

A inauguração da exposição decorre no dia 18 de Junho, Segunda, às 18h00, na Galeria de Exposições da FAUP. A anteceder a abertura da exposição, vai ser entregue a Medalha de Mérito da Universidade do Porto ao arquitecto Álvaro Siza.

A FAUP acolhe a terceira versão de uma exposição inicialmente pensada para um formato site specific na ilha da Giudecca, em Veneza, e que já passou pela Garagem Sul do CCB, em Lisboa, surgindo agora como um momento de balanço após três anos de trabalho em torno deste projecto. No Porto, vão ser apresentados conteúdos que dão a conhecer o processo de investigação que resultou na exposição e que realçam a sua importância – as viagens com Álvaro Siza, as cidades e os habitantes dos seus bairros sociais.

A representação oficial portuguesa na XV Bienal de Arquitetura de Veneza escolheu, como tema central, o notável trabalho de Álvaro Siza no domínio da habitação social, abarcando os seus projetos em diferentes contextos – Campo di Marte (Veneza); Schlesisches Tor (Berlim); Schilderswijk West (Haia); e Bairro da Bouça (Porto) -, neles evidenciando a sua experiência de participação social, enquanto reflexo de uma compreensão democrática da cidade, da cidadania e da memória colectiva, também próxima do pensamento do seu contemporâneo Aldo Rossi.

No início de 2016, alguns meses antes da inauguração da Bienal de Veneza, Álvaro Siza regressou, a convite dos curadores, aos quatro bairros sociais que constituem o centro desta exposição. No Porto, em Veneza, em Haia e em Berlim, Siza visitou e conviveu com os diferentes residentes, entre antigos e novos vizinhos, percebendo a evolução dos seus habitats, mas também as principais transformações sociais e urbanas ali ocorridas, e hoje partilhadas por muitas outras cidades europeias: processos de imigração, guetização, gentrificação e turistificação.

Essas visitas e esses vizinhos foram retratados em imagens de diferentes suportes, respetivamente mostradas no exterior e no interior do Pavilhão de Portugal. Tratam-se de verdadeiros documentos da vida quotidiana, só possíveis graças à boa vontade dos residentes. Esses registos foram produzidos por uma qualificada equipa profissional e multidisciplinar, constituída por Cândida Pinto e Rodrigo Lobo (vídeos da exposição, Canal SIC), Jordi Burch e Nicolò Galeazzi (fotografias da exposição).

Acompanharam inúmeros outros documentos cedidos pelo Canadian Centre for Architecture (CCA) e pelo arquivo Drawing Matter, em Inglaterra, parceiros institucionais, que, em conjunto com o ATER Venezia, o IUAV, a Municipalità di Venezia – Murano – Burano, a UNESCO Venezia, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal em Itália, a Ordem dos Arquitectos Portugueses e a Casa da Arquitectura, se revelaram essenciais para a concretização desta iniciativa.

A exposição é ainda acompanhada por um catálogo, já disponível nas livrarias, que reúne importantes textos interpretativos da obra de Álvaro Siza e dos lugares onde esta se insere, dos seguintes autores: Mirko Zardini, Alberto Ferlenga, Andrea Barina, Adri Duivesteijn, Brigitte Fleck, Alexandre Alves Costa e Vittorio Gregotti.

A exposição conta com o apoio da Fundação EDP, Fundação Millennium bcp, Lusitania Seguros e a Otiima. São parceiros media a SIC e o Expresso e Parceiro Estratégico a TAP Air Portugal‎.

A apresentação da exposição na FAUP conta com o apoio da CIN, Cerâmica Vale da Gândara e da Niepoort.

A exposição Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo vai estar patente na FAUP de 19 de Junho a 17 de Setembro de 2018 na Galeria de Exposições da FAUP, de Segunda a Sábado, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre.

www.dgartes.gov.pt

Álvaro Siza © Nicolò Galeazzi