Você está em: Início > Notícias > Desenhos de Marques da Silva no Atelier Laloux | Garagem Sul | Exposições de Arquitetura

6 de Março a 17 Junho 2018, Garagem Sul - CCB (Lisboa)

De 6 de Março a 17 de Junho de 2018, é apresentada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém a exposição que dá a conhecer o conjunto de desenhos realizados por José Marques da Silva, enquanto aluno da École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts de Paris, no atelier de Victor Laloux.

A exposição 'Desenhos de Marques da Silva no Atelier Laloux, 1890-1896' apresenta um núcleo de 62 desenhos, dos 78 que compõem esta colecção, do período da sua formação em Paris, precisamente entre 1890 e 1896, quando foi aluno da École des Beaux-Arts e discípulo de Victor Laloux, o arquitecto da Gare d'Orsay. Tratam-se de documentos raros que "revelam tanto da personalidade artística e expressão do seu autor quanto constituem um testemunho do processo de aquisição e domínio instrumental no âmbito de um processo evolutivo de aprendizagem".

Esta exposição, com desenho expositivo de Ivo Poças Martins, surge num momento em que o conjunto foi alvo de um estudo sistemático, por Clara Vieira, e de um programa de restauro, por Ana Freitas. Operações basilares, complementadas pelas reflexões que Rui Jorge Garcia Ramos, Professor da FAUP e Vice-Reitor da U.Porto, Raquel Henriques da Silva, Professora Convidada do PDA em 2008/2009, ou Joaquim Pinto Vieira, Professor Catedrático da FAUP, foram trazendo à sua leitura. Será de Joaquim Pinto Vieira, a autoria do texto que acompanha esta primeira apresentação pública do conjunto.

Organizada pela Fundação Marques da Silva, a exposição inaugura a série Arquivos, uma linha de programação que a Garagem Sul vai lançar para apresentar conteúdos preservados num número cada vez maior de instituições que, à imagem da Fundação Marques da Silva, se dedicam à salvaguarda, tratamento e valorização de acervos de arquitectos.

A mostra pode ser visitada de 6 de Março a 17 de Junho, de Terça a Domingo, entre as 10h00 e as 18h00. O acesso faz-se mediante apresentação de bilhete para a exposição Paris Haussmann.

www.ccb.pt
fims.up.pt

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:28:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias