Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta de Teoria 1 | Modernidade na arquitectura portuguesa até 1974 por Sérgio Fernandez

Aula Aberta de Teoria 1 | 'Modernidade na arquitectura portuguesa até 1974' por Sérgio Fernandez

20 de Fevereiro de 2018 (Terça-feira), 14h00, Sala Plana - FAUP

Para 2018, a Aula Aberta de Teoria 1 da FAUP desdobra-se em duas sessões. A primeira destas sessões intitula-se 'Modernidade na arquitectura portuguesa até 1974' e vai ser apresentada pelo arquitecto Sérgio Fernandez, Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Porto (20 de Fevereiro, 14h00, Sala Plana).

A segunda sessão terá como convidado o arquitecto Domingos Tavares, Professor Emérito da FAUP, e vai ter como tema 'Cultura arquitectónica 1974-88: Alternância e Conflito' (27 de Fevereiro, 14h00, Sala Plana).

Sérgio Fernandez
Sérgio Leopoldo Fernandez Santos nasceu no Porto em 1937. Frequentou o curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo participado, enquanto aluno, no CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna), em Otterloo, em 1959. Depois de concluídos os estudos universitários passou a lecionar e a desempenhar outros cargos, primeiro na ESBAP e depois na FAUP. Integrou os Conselhos Diretivos e Pedagógicos do Curso de Arquitetura da ESBAP (1976-1983), foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo (1988-1994) e Director do Centro de Estudos da FAUP (1990-1997) e, a partir de 1987, passou a membro efetivo do Conselho Científico da FAUP. Em Novembro de 2006 jubilou-se nessa Faculdade como Professor Agregado. Ao longo da sua carreira colaborou com Viana de Lima e Arménio Losa. Tem obra de Arquitectura individual e em co-autoria, em grande parte com Alexandre Alves Costa no Atelier 15, incluindo projectos e obras de intervenção em edifícios ou áreas de valor patrimonial.

Aula Aberta de Teoria 1
A "Aula Aberta de Teoria 1" é uma iniciativa anual da Unidade Curricular de Teoria do 2º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, coordenada pelo Professor Gonçalo Furtado, regente da cadeira. Desde 2008 a iniciativa abordou temas como a Teoria e o Projecto de Arquitectura, o Modernismo e o Pós-Modernismo, e os desenvolvimentos do contexto nacional e internacional, envolvendo múltiplos protagonistas como Josep Maria Montaner (ETSAB), Andrew Bellantyne (Newcastle University), Suzanne Strum (Elisava School of Design), Xavier Costa (Fundação Mies Van der Rohe), Sérgio Fernandez (Universidade do Porto), Jorge Figueira (Universidade de Coimbra), Fátima Pombo (Universidade de Aveiro), entre outros.