Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Workshop: Maratona de Projecto Reinventar Lugares

Notícias

Workshop: Maratona de Projecto Reinventar Lugares

Inscrições abertas até 2 de Fevereiro de 2018 | Workshop: 19 e 23 de Fevereiro de 2018, Amarante

A Maratona de Projeto Reinventar Lugares, desenvolvida em parceria com o projeto RUA (Revitalização Urbana de Amarante) e com a Câmara Municipal de Amarante, decorrerá entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Trata-se de um workshop de projeto urbano, onde os estudantes finalistas do curso de arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) serão desafiados a Reinventar Lugares que se encontram subvalorizados na cidade de Amarante, durante uma semana de trabalho intensivo dedicada à reflexão sobre o carácter de lugar e a definição de cidade.

Partindo de uma primeira aproximação à história da cidade e às suas transformações sociológicas, económicas e culturais, serão discutidas soluções de projecto inovadoras para diversos espaços da cidade, concretizando diferentes pontos de vista, estratégias ou hipóteses de atuação através do desenho urbano, entendido como instrumento de conceptualização das narrativas subjacentes à intervenção nos lugares que referenciam e materializam o sistema de espaços coletivos.

Procurando garantir uma experiência mais próxima da realidade profissional e contando com a colaboração da linha de investigação Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação, DiPDArq, do grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP, pretende-se proporcionar aos alunos uma semana de trocas de ideias e conhecimentos com a presença de técnicos municipais, especialistas em diferentes valências disciplinares e docentes.

Assim, através de uma iniciativa que assenta na partilha de desafios e de experiências entre o município de Amarante e a FAUP, reconhece-se, também, que Reinventar Lugares não passa apenas pela identificação de problemas e a sua resolução de forma reativa, mas sim por um estudo mais cuidado e ousado, prevendo usos, propósitos e particularidades que o caracterizem e singularizem como parte integrante do sistema que é a cidade.

Os trabalhos produzidos serão apresentados publicamente em Amarante - local a anunciar – a 23 de Fevereiro de 2018, entre as 15h00 e as18h00.

Não haverá lugar a qualquer taxa de inscrição. Os alunos inscritos terão direito a transporte e alojamento.

Os estudantes finalistas da FAUP interessados em participar deverão contactar a organização através do email teresa.calix@arq.up.pt até ao dia 2 de Fevereiro.

Este workshop sucede à Maratona de Projeto Desenhar a Cidade, desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

Iniciativa organizada em conjunto pelo projeto RUA (Revitalização Urbana de Amarante) da Câmara Municipal de Amarante, pela equipa docente de Projecto 5 do MIArq da FAUP e pela linha de investigação Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação, DiPDArq, do grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

Programa (PDF)

+ info
teresa.calix@arq.up.pt

Notícias:
Jovens arquitetos transformam Amarante sem tiques, nem modas, TSF
O bom e o belo são marca da Escola do Porto na Arquitetura, TSF
Finalistas de Arquitetura desafiados a “redesenhar” Amarante, Notícias U.Porto
Finalistas de arquitetura vão "reinventar lugares" em Amarante, Município de Amarante 
Finalistas de arquitetura do Porto vão a Amarante pensar a regeneração da cidade, Diário de Notícias
Estudantes convidados a “reinventar lugares” em Amarante, Construção Magazine



Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-18 às 00:03:12