Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta de Teoria 1 | O Sentido do Lugar e a Fenomenologia na Arquitectura por Fátima Pombo

Aula Aberta de Teoria 1 | 'O Sentido do Lugar e a Fenomenologia na Arquitectura' por Fátima Pombo

5 de Dezembro de 2017 (Terça-feira), 14h00, Sala Plana - FAUP

A edição 2017 da Aula Aberta de Teoria 1 tem como tema 'O Sentido do Lugar e a Fenomenologia na Arquitectura' e será apresentada pela Professora Fátima Pombo. A sessão está agendada para 5 de Dezembro, Terça-feira, às 14h00, na Sala Plana, FAUP.

O Sentido do Lugar e a Fenomenologia na Arquitectura
A abordagem fenomenológica da arquitectura descreve a importância sensorial do espaço arquitectónico e identifica as experiências que nele ocorrem como ‘tendo aí lugar’. O espaço arquitectónico implica decisões projectuais muito concretas sobre materiais, formas, texturas, cor, luz, sombra entre outros elementos que criam o carácter e a atmosfera de um lugar. Com efeito, espaços com funções idênticas, mas diferentes propriedades arquitectónicas, potenciam experiências muito diversas. No princípio dos anos 70 a fenomenologia, por via dos escritos de Heidegger nomeadamente o texto Bauen Wohnen Denken (1951) começa a ter influência na teoria da arquitectura. Nesta aula, para além de Martin Heidegger, aludiremos ao pensamento fenomenológico de Edmund Husserl, Maurice Merleau-Ponty (Phénoménologie de la Perception, 1945), Gaston Bachelard (La Poétique de l’Espace, 1957) e Christian Norberg-Schulz (Genius Loci: Towards a Phenomenology of Architecture, 1980 em inglês). A discussão contemporânea da interpretação da fenomenologia na arquitectura será fundamentada com a reflexão e projectos, entre outros, de Steven Holl, Alberto Pérez-Gómez, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor.

Fátima Pombo
Fátima Pombo é professora associada com agregação em Estudos em Design na Universidade de Aveiro e durante vários anos professora convidada do departamento de Arquitectura da Universidade de Leuven (KUL), Bélgica. Desempenhou vários cargos ao serviço da universidade, nomeadamente Directora da Unidade de Investigação e Directora do Curso de Design. Faz investigação no âmbito da fenomenologia, design, arquitectura de interiores e estética. Participa em projectos de investigação e em júris internacionais e publica regularmente em antologias e revistas científicas. "Das Coisas Belas e Desenhadas" é o seu livro mais recente (no prelo). Na Sabática de 2005/2006 fez investigação em Design na Universidade de Barcelona. Foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação Alexander von Humboldt na Universidade de Munique e investigadora de doutoramento na Universidade de Heidelberg.

Aula Aberta de Teoria 1
A "Aula Aberta de Teoria 1" é uma iniciativa anual da Unidade Curricular de Teoria do 2º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, coordenada pelo Professor Gonçalo Furtado, regente da cadeira. Desde 2008 a iniciativa abordou temas como a Teoria e o Projecto de Arquitectura, o Modernismo e o Pós-Modernismo, e os desenvolvimentos do contexto nacional e internacional, envolvendo múltiplos protagonistas como Josep Maria Montaner (ETSAB), Andrew Bellantyne (Newcastle University), Suzanne Strum (Elisava School of Design), Xavier Costa (Fundação Mies Van der Rohe), Sérgio Fernandez (Universidade do Porto), Jorge Figueira (Universidade de Coimbra), entre outros.

Imagem: Termas de Peter Zumthor
(Fotografia por Camilo Rebelo, cedida e reproduzida com autorização do autor)
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-26 às 17:40:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias