Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta Projecto Kaya Clínica por Luís Lage | Ciclo Urbanização da Pobreza: Processos participativos

Aula Aberta 'Projecto Kaya Clínica' por Luís Lage | Ciclo Urbanização da Pobreza: 'Processos participativos'

6 de Dezembro de 2017(Quarta-feira), 9h00, Sala Plana - FAUP

Esta sessão do Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'Processos participativos' vai ser dedicada ao tema ‘Projecto Kaya Clinica’ e vai ter como convidado o arquitecto Luís Lage (FAPF-UEM - Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique).

A aula decorre no dia 6 de Dezembro (Quarta-feira), às 9h00, na Sala Plana - FAUP.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).

Os assentamentos informais nos países em desenvolvimento são cada vez mais preocupantes pela falta de organização urbana, de infraestruturas, suas altas densidades populacionais e habitacionais e condições de vida precárias.

“Kaya Clínica”, (Clinica da Casa) é um projecto de extensão, da Universidade Eduardo Mondlane, em colaboração com a Universidade de Corunha e o Conselho Municipal de Maputo, transversal com a participação de cinco faculdades: Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Medicina, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Departamento de Geografia) e Faculdade de Medicina. Kaya Clinica materializa-se num consultório físico localizado no interior de um dos bairros de génese autoproduzida da cidade de Maputo, que procura tratar, em tempo real e de acordo com a demanda actual, de assuntos relacionados com a habitação.

Luís Lage nasce em Maputo em Dezembro de 1954, conclui o curso Médio de “Pintura Decorativa” na Escola Industrial Mousinho de Albuquerque em Maputo. Licenciou-se em Arquitectura e Planeamento Físico na UEM e Doutorou-se em “Levantamento, Analise e Representação da Arquitectura e Ambiente” na Universidade de Roma “La Sapienza” Itália. Desempenhou a função de Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de 2009 a 2016, onde é Professor Auxiliar na linha temática de Representação Gráfica. As suas principais áreas de pesquisa são sobre processos do assentamento humano em periferias de cidades e analise de tipologias arquitectónicas. Foi Presidente da Academia das Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa.

Este Ciclo de Aulas Abertas insere-se na unidade curricular de 'Urbanização da Pobreza' é coordenado pelo Professor Álvaro Domingues, pela arquitecta Ana Silva Fernandes e pelo grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

+ info
Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'Processos participativos'

Poster
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas