Aula Aberta 'a sopa da pedra' por Aitor Varea Oro | Ciclo Urbanização da Pobreza: 'Processos participativos'
22 de Novembro de 2017 (Quarta-feira), 9h00, Sala Plana - FAUP
A primeira sessão do
Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'Processos participativos' vai ter como tema o 'a sopa da pedra' e vai ser apresentada pelo arquitecto Aitor Varea Oro (
Habitar Porto).
A aula decorre no dia 22 de Novembro (Quarta-feira), às 9h00, na Sala Plana - FAUP.
'a sopa da pedra' Vivemos um momento onde o acesso à habitação é cada vez mais difícil. Em simultâneo, o atual contexto de crise questiona a relação entre arquitetura e sociedade. Há quem reclame à sociedade um maior reconhecimento da nossa profissão, há quem defenda que é necessário devolver à arquitetura o seu sentido social. As respostas disponíveis são escassas. O exercício liberal da profissão, o ativismo social ou o saudosismo, a falta de melhor palavra, de momentos cerne como o SAAL questionam inclusivamente o que é arquitetura e o que é que um arquiteto pode ou deve fazer. Nesta aula exploraremos a viabilidade de tentar dar uma resposta satisfatória ao direito à cidade através da criação dum espaço que hoje nao existe mas que só pode ser construído a partir dos ingredientes que, mal ou bem, estão à nossa disposição. Uma abordagem que passa por convencer àqueles a quem queremos ser úteis, deixando-nos contaminar por aqueles que, duma maneira ou de outra, devem fazer parte dessa transformação que queremos produzir.
Aitor Varea Oro (València, 1981) é arquitecto pela Escolta Tècnica Superior de Arquitetura de València (2009). A sua área de estudo é a relação entre os tecidos físico e social nas áreas históricas degradadas. Tem trabalhado nesta área em colaboração com as populações, com a administração pública e com as instituições académicas. Os seus trabalhos, realizados tanto em Valencia como no Porto, foram a base da sua tese de doutoramento "La arquitecturadelterritorio: los entramados sociales como herramienta de proyecto" (ETSAV, 2015). Os resultados desta tese estão a ser implementados no Programa Habitar (www.habitarporto.org), projeto do qual é co-coordenador e que visa criar uma ponte entre a criação de habitação a preço justo, a criação de emprego a escala local, e a dinamização de um território mais vivo e inclusivo.
Este Ciclo de Aulas Abertas insere-se na unidade curricular de 'Urbanização da Pobreza' é coordenado pelo Professor
Álvaro Domingues, pela arquitecta
Ana Silva Fernandes e pelo grupo de investigação
MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do
CEAU-FAUP.
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).+ info
Ciclo de Aulas Abertas – Urbanização da Pobreza: 'Processos participativos'