Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > [Novo prazo] Call for Papers: 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira - Culturas Partilhadas

Notícias

[Novo prazo] Call for Papers: 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira - 'Culturas Partilhadas'

Data limite de submissão de resumos: 22 de Fevereiro 2016 [Novo prazo]

...............................................................................................................................................
Submissão de resumos: www.2cihclb.arq.up.pt
...............................................................................................................................................

Em setembro de 2013 teve lugar no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória - Espírito Santo, Brasil - a primeira edição deste evento científico, visando o desenvolvimento da disciplina da História da Construção Luso-Brasileira.

Pretende-se agora, nesta segunda edição, organizada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), aprofundar e consolidar os avanços já alcançados em ações precedentes realizadas neste domínio, de que são exemplo: a 'I Conferência sobre a História da Construção em Portugal: Alinhamentos e Fundações' que teve lugar em Lisboa em 2010; o 'Seminário da História da Construção Luso-Brasileira', ocorrido em Vitória do Espírito Santo-Brasil, em 2011; em 2012, em Coimbra, o workshop intitulado "História da Construção, Contributos para a Conservação", realizado no âmbito do 2.º Encontro Internacional sobre o Património de Origem Portuguesa; os Colóquios Internacionais "História da Construção" realizados, entre 2010 e 2103, na Universidade do Minho; e, mais recentemente, a "II Conferência História da Construção em Portugal: Consolidação de uma disciplina" realizado em Lisboa, já em 2015.

Num plano distinto, mas de inegável relevância, merece também referência a recente criação da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), demonstrativa do interesse e do desenvolvimento que este campo do conhecimento vem conhecendo em Portugal, e que se espera venha a constituir uma base sólida para o impulso e divulgação de estudos centrados neste domínio.

O presente congresso pretende constituir um fórum de debate dos estudos mais recentes sobre a história dos processos construtivos, entre Portugal e o Brasil, nas suas múltiplas influências que passam igualmente pela Europa, a Ásia e a África. Neste âmbito, compreender a maneira como se construiu num determinado lugar e num dado período histórico - com que materiais, técnicas, máquinas e tipos de organização do trabalho - implica a congregação de investigações provenientes de várias disciplinas. Não só das áreas da Arquitetura e da Engenharia, mas também de outras disciplinas como a História Económica e Social, a História da Ciência das Construções, História das Tecnologias ou ainda a História da Administração Pública ou do Ensino.

Por outro lado, ao eleger para tema do congresso a problemática das "CULTURAS PARTILHADAS", pretende-se ainda estender esta iniciativa a outras áreas geográficas, cujo cruzamento com a construção Luso-Brasileira é facilmente reconhecido. Tem-se presente, desde logo, Espanha e, por extensão, as Américas Central e do Sul, mas também países europeus, de que são exemplo, entre outros de menor influência, Itália, França e Inglaterra, não esquecendo, obviamente, todos os países africanos e do extremo oriente onde este intercâmbio entre culturas construtivas teve igualmente lugar.

Assim, e sem prejuízo do seu objeto central - a cultura construtiva luso-brasileira -, pretende-se enriquecer o congresso com contributos diversificados oriundos do espaço geográfico acima identificado.

Com este objetivo, o congresso terá como línguas de trabalho, o português, o espanhol e o inglês, visando-se assim facilitar a intervenção do mais amplo conjunto de participantes.

Espera-se assim, congregar uma ampla participação de arquitetos, engenheiros, arqueólogos, historiadores, sociólogos, economistas e demais investigadores interessados na temática em apreço.


TEMAS E SUBTEMAS

Entre outros possíveis, são temas do congresso os seguintes:

1 - MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO
. Matérias-primas, processamento e aplicação;
. Construção pré-industrial (pedra, materiais cerâmicos, madeira, terra, ferro, etc.);
. Construção industrial (aço, betão, vidro, novos materiais, etc.);
. Obras públicas e território (pontes, estradas e obras hidráulicas);
. Obras militares;
. Construção antissísmica.

2 - ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DA CONSTRUÇÃO E SOCIEDADE
. Máquinas, equipamentos e utensílios;
. Organização dos estaleiros;
. Profissionais e artífices da construção;
. Economia e direito da construção.

3 - DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TÉCNICO
. Literatura técnica (manuscritos, publicações, iconografia, representação) e formação dos construtores;
. Inovação, trocas e controvérsias científicas e técnicas;
. Gestão, códigos e regulamentos da construção.

4 - O ESTUDO DA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO
. Problemas de método;
. Fontes: edifícios, documentos, etc.;
. Relações com outras disciplinas.

5 - CULTURAS PARTILHADAS
. Import/export: materiais, técnicas conhecimento, experiências;
. O desafio da diferença: clima, materiais, cultura e tradição construtivas;
. Circulação de arquitetos, engenheiros, materiais e mão de obra especializada.


DATAS RELEVANTES

Abertura da "Call for Papers": 28 de dezembro de 2015
Submissão de resumos [Novo prazo]: 22 de fevereiro de 2016
Notificação da aprovação de resumos: 15 de março de 2016
Submissão dos artigos: 15 de maio de 2016
Notificação da aprovação/revisão dos artigos: 15 de junho de 2016
Submissão dos artigos revistos: 15 de julho de 2016
Congresso: 14-16 de setembro de 2016


Pela Comissão Organizadora,

Rui Fernandes Póvoas (CEAU | FAUP)
João Mascarenhas Mateus (CIAUD | FAUL)

+ info
www.2cihclb.arq.up.pt
Página de Facebook

Documentos
Poster 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira - 'Culturas Partilhadas' (PDF)
PT - Call for Papers Poster 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (PDF)
EN - Call for Papers Poster 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (PDF)
ES - Call for Papers Poster 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (PDF)

Poster

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-04-28 às 11:11:57