Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Passeio e Conversa #1: A Fábrica da Paisagem (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

Notícias

Passeio e Conversa #1: A Fábrica da Paisagem (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

26 de Setembro (Sábado) / Passeio 14:00, Conversa 18:00, V.N. Famalicão

Com Passeio e Conversa #1: A Fábrica da Paisagem inicia-se o programa paralelo da exposição 'Território: Casa Comum', desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (MDT-CEAU-FAUP), actualmente patente na Casa do Território em V.N. Famalicão. O evento integra também a programação das Jornadas Europeias do Património 2015.

Passeio e Conversa #1 : A Fábrica da Paisagem
Desde meados do século XIX que as fábricas - as maquinofacturas - são elemento fundamental no desenho da paisagem do Médio Ave: pela sua dimensão e localização; pelos fluxos de carga, energia e pessoas que geram; pelo emprego que criam e habitantes que atraem; pelo modo como determinam as estruturas sociais e económicas do local onde se instalam. À medida que se foram alterando os produtos, os modos de organização da produção e distribuição, os mercados, as infra-estrutuas de energia, mobilidade e saneamento, os meios de transporte dos trabalhadores, a relação cada vez mais globalizada que as empresas estabelecem com clientes e fornecedores, foi-se também alterando a localização das unidades industriais e o modo como se relacionam com o espaço que as envolve.
É um pouco desta história que vamos percorrer, guiados por Álvaro Domingues, visitando algumas fábricas e procurando perceber como foram determinando o território onde se localizam, tanto nos locais da primeira industrialização do Ave (Caniços, Bairro, Riba d'Ave) como nas áreas industriais mais recentes e dinâmicas (Lousado-Ribeirão, Riopele).
A excursão será ponto de partida para a conversa que se segue. Num momento em que assistimos à acelerada transformação do quadro económico e à reformulação do nosso tecido industrial, importa pensar o modo como estas peças participam hoje na produção do território e quais os desafios que colocam às políticas públicas e ao planeamento urbano.

Programa:

14h00 - Passeio
Casa do Território, V.N. Famalicão

18h00 - Conversa
Casa do Território, V.N. Famalicão

Álvaro Domingues, geógrafo, FAUP
Augusto Lima, coordenador Famalicão Made IN
José Alexandre Oliveira, presidente Riopele*
Virgílio Borges Pereira, sociólogo, FLUP/FAUP
* a confirmar

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia:
casadoterritorio@vilanovadefamalicao.org
+351 252 374 184

Ciclo Passeio e Conversa
É a percorrer o território, e a falar do que aí se viu, que melhor podemos compreender o lugar que habitamos. Por isso, a exposição 'Território: Casa Comum' é complementada pelo ciclo Passeio e Conversa - um dia por mês, um tema diferente dá o mote para uma excursão pelo território do Médio Ave, seguido de uma conversa com alguns dos principais intervenientes locais e especialistas sobre o assunto do dia.

Passeio e Conversa #1: A Fábrica da Paisagem (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-06-23 às 14:41:00