Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Colégio de Património Arquitectónico distingue mestres em arquitetura da FAUP

Colégio de Património Arquitectónico distingue mestres em arquitetura da FAUP

24 de outubro de 2023

As arquitetas Leonor Sá Reis e Ana Beatriz Ruivo, mestres em arquitetura pela FAUP, foram distinguidas com as duas menções honrosas do Prémio Colégio de Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos.

O júri do prémio – que foi presidido pelo arquiteto João Nuno Pernão (JNP) e incluiu também os arquitetos Elsa Duarte, Paulo Tormenta Pinto, João Vieira Caldas e Luís Miguel Correia  atribuiu as duas menções honrosas, respectivamente, a Leonor Sá Reis – pela dissertação Na cadência do tempo. Programa e desenho para a fraga das Fontainhas, sob orientação das Professoras Carla Garrido de Oliveira e Filipa de Castro Guerreiro – e a Ana Beatriz Ruivo, pela dissertação De pedras a lavadouros. Evolução no contexto português, sob orientação da Professora Ana Alves Costa.

Em comunicado divulgado esta Terça-feira, 24 de outubro, o júri salientou o "assinalável desenvolvimento na pesquisa e qualidade nos resultados" que caracterizam as duas dissertações.

A dissertação Na cadência do tempo. Programa e desenho para a fraga das Fontainhas, de Leonor Sá Reis, procura "abordar o tema da metamorfose da cidade e da arquitetura, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de projeto que intervenha sobre um território complexo na cidade do Porto." Para isso, dedica-se a estudar a Quinta da Fraga, na escarpa das Fontainhas, na cidade do Porto, um espaço que possibilita o "aprofundar do desenvolvimento da cidade através da análise da estratificação das várias ações humanas e, como tema para uma intervenção onde a história, a análise e o desenho são ferramentas de projeto."


Esquisso de projeto para a escarpa das Fontainhas © Leonor Reis

Já a dissertação De pedras a lavadouros. Evolução no contexto português, de Ana Beatriz Ruivo, propõe um contributo para a análise dos lavadouros públicos, estruturas históricas que "persistem tanto em contextos rurais como urbanos, pontuando os territórios em Portugal", especialmente, no que diz respeito à sua evolução arquitetónica. O trabalho investiga "o espaço de lavadouro desde a sua condição de pedra solta até à atualidade, propondo uma reflexão sobre o seu futuro."


A Pedicure de Sócrates - repensar o potencial dos lavadouros públicos (montagem digital) © Ana Beatriz Ruivo

O Prémio Colégio de Património Arquitectónico foi atribuído ao trabalho A Vista de Lisboa da Academia Nacional de Belas-Artes e o seu seguimento, da aluna do Instituto Superior Técnico, Laura Martins Guia, sob orientação dos Professores Alexandra Alegre e João Appleton.

Sobre o Prémio Colégio de Património Arquitectónico

Promovido e organizado pelo Colégio do Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos, o Prémio pretende incentivar a qualidade dos trabalhos de investigação, no âmbito de Mestrado, com incidência na salvaguarda e valorização do património arquitetónico português ou de origem portuguesa, e deverá distinguir aqueles que possuam originalidade ou contribuam significativamente para o avanço do conhecimento na área, promovendo o seu reconhecimento público e o fortalecimento da relação do Colégio do Património Arquitectónico com a Academia.

+ info ordemdosarquitectos.org
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 22:24:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias