Urban Land Institute distingue obra de Docente da FAUP
23 de outubro de 2023
© Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira AlvesO
projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, da autoria do arquiteto Nuno Valentim, professor da FAUP, foi distinguido com o Prémio do Urban Land Institute, que visa reconhecer a excelência nas práticas de uso do solo, nos setores privado, público e sem fins lucrativos.
Depois de ser reconhecido pelo Urban Land Institute a nível europeu, o trabalho de reabilitação do Mercado do Bolhão foi agora distinguido como um dos "seis projetos mais impressionantes do mundo" nos Prémios Globais de Excelência do mesmo instituto. Os projetos foram avaliados por um júri composto por especialistas em imóveis e uso do solo, em áreas como o desenvolvimento, finanças, planeamento, desenho urbano, arquitetura e arquitetura paisagística.
O Urban Land Institute procura, desde 1979, reconhecer e premiar a excelência nas práticas de uso do solo, nos setores privado, público e sem fins lucrativos, que comprovem ser excelentes exemplos ambientais.
O programa avalia com base na excelência geral, incluindo componentes como a aceitação no mercado, o design, o planeamento, a tecnologia, as comodidades, o impacto económico, a gestão, o envolvimento da comunidade, a inovação ou a sustentabilidade.
Para além do Mercado do Bolhão, o Urban Land Institute reconheceu a Aurora Bridge Bioswales, nos Estados Unidos, o edifício canadiano Ironworks, a Universidade Nacional de Singapura, os edifícios de habitação acessível Nightingale Village, na Austrália, e as infraestruturas escolares "Scholen van Morgen", na Flandres, Bélgica.
Da autoria do professor e arquiteto Nuno Valentim, o projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, constitui um caso paradigmático de intervenção, restauro e conservação do património edificado, introduzindo novas demandas contemporâneas de acessibilidade, conforto e transparência na relação com a estrutura urbana envolvente. Recorde-se que o edifício e o mercado do Bolhão foi originalmente projetado em 1914-1917 pelo arquiteto António Correia da Silva.
Recorde-se que o projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão já venceu diversos prémios, entre os quais o Prémio Nacional Reabilitação Urbana (com distinção nas áreas de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto), SIL Imobiliário (Melhor Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios) e Construir (Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços).
A estas distinções, soma-se um prémio de design Graphis prata, nos Estados Unidos. Foi finalista do European Award – Architectural Heritage Intervention l Urban Land Institute.
+ info
americas.uli.org