Você está em: Início > Notícias > Aula aberta da UC Dissertação | Conversas de Arguição 2 Arquitetura, Comunicação e Curadoria: A Experiência da Exposição Joana Mariano Santos com Andreia Garcia e Ana Neiva

Aula aberta da UC Dissertação | Conversas de Arguição 2
'Arquitetura, Comunicação e Curadoria: A Experiência da Exposição' Joana Mariano Santos com Andreia Garcia e Ana Neiva

3 de maio de 2023, 4.ª feira, 10h00, Sala do Janelão + videoconferência

Spencer Tunick, Socle du Monde, Herning, Denmark, 2016 © DR

Tendo como ponto de partida a dissertação de mestrado 'Arquitetura, Comunicação e Curadoria: A Experiência da Exposição', propõe-se uma conversa cruzada entre três vozes cúmplices:
estudante — Joana Mariano Santos, alumna FAUP, Mestrado Integrado em Arquitectura concluído em 2022;
e arguente — Andreia Garcia; e orientadora — Ana Neiva.

A aula decorre no dia 3 de maio, às 10h00, na Sala do janelão e por videoconferência, com acesso restrito à comunidade académica da FAUP e do DECA-UBI.

As Conversas de Arguição pretendem suscitar a reflexão e o debate em torno de diferentes interesses, temas, problemas e estratégias metodológicas, a partir dos contributos de alumni [itálico] que recentemente concluíram o seu percurso de MIArq, procurando propiciar a colocação de paralelos, questões e dúvidas de modo mais concreto e directo pelos estudantes. Para aqueles em fase mais avançada dos trabalhos, os casos em apresentação poderão contribuir para o processo de elaboração do documento-síntese, e seus problemas de estrutura, (re)escrita, representação e comunicação; para aqueles que finalizam o seu percurso e preparam a apresentação em prova pública, estas sessões procuram estimular o distanciamento crítico do próprio estudante, tanto quanto a consciência da importância e contributos da crítica externa, personificada na figura do arguente em sede de discussão.

Joana Mariano Santos nasce em Viseu, em 1997. Em 2015 ingressa no Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP, e, em 2019, frequenta a Technische Universität Berlin ao abrigo do programa Erasmus. Em 2022 conclui o seu Mestrado com a dissertação “Arquitetura, Comunicação e Curadoria: A Experiência da Exposição”. Atualmente colabora com um atelier de arquitetura e, simultaneamente, desenvolve trabalho de freelancer.

Andreia Garcia é arquiteta, curadora, editora, investigadora e professora universitária. O seu percurso tem-se definido por uma prática de arquitetura que amplia o cruzamento disciplinar com áreas complementares. É fundadora do atelier Architectural Affairs, fundadora e diretora da Bienal de Conhecimento Art(e)facts e co-fundadora da Galeria de Arquitetura, espaço independente de reflexão e debate sobre arquitetura, cidade e território. Foi Professora Auxiliar Convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e studio tutor na Architectural Association, em Londres. É Professora Auxiliar e Vice-presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior. É a curadora geral da Representação Nacional Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023.
architecturalaffairs.pt | www.fertilefutures.pt

Ana Neiva é arquiteta, professora, investigadora e doutorada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar convidada da FAUP desde 2013, Professora Auxiliar da FCAATI-ULP e Vice-diretora do Centro de Estudos em Arquitetura ARQ.ID da Universidade Lusófona. É membro fundador do grupo de investigação Narrativas do Projeto Educativo em Arquitetura do CEAU-FAUP. Participa regularmente como autora em congressos e conferências internacionais e na organização de eventos científicos. A sua investigação centra-se na curadoria de arquitetura e na expansão do campo disciplinar para os territórios da arte, sociedade, saúde e bem-estar. É curadora adjunta da Representação Nacional Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023.
[Apresentação Pessoal e Áreas de Interesse] | www.fertilefutures.pt

Unidade curricular - Dissertação | MIArq
Docentes -  Teresa FonsecaCarla Garrido de Oliveira

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:10:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias