Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Slow Down! Masterclasses de Arquitetura e Cinema

Slow Down! Masterclasses de Arquitetura e Cinema

Inscrições até 21 de setembro
Masterclasses: 28 + 29 de setembro, 10:00 | Sessões de trabalho: 3 + 10 + 17 de outubro, 2 + 16 de novembro 2022, 18h30 | FAUP

O Workshop Arquitectura e Cinema explorará a forma como o cinema representa o espaço como um lugar 'habitado', estimulando, assim, a pesquisa em torno da arquitectura e da vida urbana. "O cinema, talvez a mais fidedigna forma de representação da arquitectura, tem a capacidade de criar um ‘sentido de lugar’, fenómeno relacionado não apenas com a realidade física dos espaços filmados, mas igualmente com a ligação vivencial que os espectadores estabelecem com a luz, o som, a mise-en-scène ou a estrutura narrativa. No Workshop, será explorada a forma como o espaço arquitectónico e urbano, real ou encenado, é um elemento constituinte do cinema, assim como serão analisadas as múltiplas dimensões em que as imagens em movimento podem ser encaradas como uma ferramenta no processo criativo, na percepção e na disseminação da arquitectura".

O workshop, orientado por Luís Martinho Urbano, é organizado numa colaboração entre a FAUP, o Arquiteturas Film Festival 2022, o Instituto, a Fundação Marques da Silva e a JackBackPack, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, e contará com masterclasses dos realizadores e arquitectos Ines Weizman e Richard John Seymour.

Programa

28 de setembro, 4.ª feira, 10h00
Masterclass Richard John Seymour

29 de setembro, 5.ª feira, 10h00
Masterclass Ines Weizman

03 de outubro, 2.ª feira, 18h30
Constituição de grupos, análise de filmes

10 de outubro, 2.ª feira, 18h30
Apresentação de ideias para curtas-metragens

17 de outubro, 2.ª feira, 18h30
Acompanhamento dos trabalhos de preparação: guião, storyboard, repérage

02 de novembro, 4.ª feira, 18h30
Crítica roughcuts

16 de novembro, 4.ª feira, 18h30
Apresentação pública das curtas-metragens produzidas

Inscrições

Serão selecionados 15 estudantes da FAUP, de diferentes ciclos de estudo. Os interessados deverão enviar um email para luis.urbano@arq.up.pt até ao dia 21 de setembro de 2022, manifestando interesse em participar no workshop, sendo a seleção feita através da análise do currículo académico e/ou entrevista.

A participação no workshop é gratuita.

Masterclass com Richard John Seymour

Em parceria com a FAUP, o arquiteto e realizador Richard John Seymour conduz uma masterclass sobre cinema e arquitetura. Durante e após o seu Mestrado em Arquitectura, Richard John Seymour desenvolveu um corpo de trabalho relacionado com os temas do ambiente construído, através das linguagens do cinema e da fotografia. A masterclass focar-se-á especificamente no cinema, explorando os modos como este meio de representação pode ser usado como ferramenta para compreender, comunicar e até projetar o mundo. Seymour apresentará as ideias e os métodos que estiveram por detrás dos seus filmes ‘Consumed’ e ‘Landscape Healing’, prontificando-se para discutir e responder a questões técnicas e práticas sobre realização de filmes em geral.

Masterclass com Ines Weizman

Como forma de relacionar os múltiplos significados e a complexa história dos modernismos arquitectónicos e a sua história de migração e transferência, e para sintetizar um corpo difuso de conhecimento, o Centre for Documentary Architecture (CDA) tem usado os métodos implícitos na sua designação, “arquitectura documental”. Isso significa combinar indícios materiais e traços digitais no exame de uma geografia que atravessa várias escalas – da granularidade do agregado do betão armado até à construção geopolítica de regiões inteiras –, e através da história – desde o início da era de Weimar até os dias atuais. Esta masterclass com Ines Weizman analisará a arquitectura dos dois lados da infame linha Sykes-Picot. Com base num tratado secreto instituído entre o Reino Unido e a França em 1916, esta linha dividiu o antigo Império Otomano e alimentou, desde então, um conflito sem fim. Baseando-se na sua antologia “Dust & Data. Traces of the Bauhaus across 100 Years”, Weizman apresentará uma série de estudos de caso relacionados com o modernismo arquitetónico do início do século XX, histórias da Bauhaus e a centenária história de migração, exílio e instrumentalização do modernismo na expansão colonial.

Biografias

Richard John Seymour é um fotógrafo e realizador britânico que vive e trabalha em Lisboa. O seu trabalho pode ser caracterizado como uma tentativa para revelar questões políticas, sociais e ambientais manifestadas nos espaços construídos e na linha cada vez mais esbatida entre paisagem e cidade. É autor de ‘Consumed’ (2013), projeto de fotografia e cinema centrado no papel da China no crescimento rápido da cultura de consumismo global, e no que isso significa para as paisagens e indivíduos envolvidos. A sua curta-metragem 'Consumed' (2017) foi nomeada para os prémios BAFTA na categoria Curta-metragem de 2017.
Awards: 1854 | Decade of Change winner 2021; BAFTA Nomination | British Short Film 2017; D&AD Awards | Next Photographer : Yiwu Commodity City – Shortlist; British Journal of Photography | IPA 2016: Announcing the Single Image runners-up; Lensculture | Visual Storytelling Award Winner; Royal Academy | British Institution Prize Summer Exhibition; Prix Pictet | Space Nomination 2016; Prix HSBC Pour La Photographie | Finalist 2017; Tate Collective Emerging Artist 2014.

Ines Weizman é uma arquitecta e académica cujo método 'Arquitectura Documental' estuda a história material de edifícios, mídia e artefactos tecnológicos. Ines Weizman é a responsável pelo programa de Mestrado/Doutoramento em Arquitetura no Royal College of Art, Londres e é diretora e fundadora do Center for Documentary Architecture (CDA), um coletivo de pesquisa interdisciplinar de historiadores de arquitetura, cineastas e tecnólogos digitais. Weizman formou-se como arquitecta na Bauhaus University Weimar e na École d'Architecture de Belleville em Paris, na Universidade de Cambridge, e na Architectural Association, onde concluiu a sua tese de Doutoramento em História e Teoria. Leccionou na Architectural Association, no Goldsmiths College London, no Berlage Institute of Architecture em Roterdão e na London Metropolitan University. Antes de ingressar no Royal College of Art, Weizman foi professora de Teoria de Arquitectura na Bauhaus-Universität Weimar e diretora do Instituto Bauhaus para a História e Teoria da Arquitectura e Planeamento. Em 2016 e 2019, dirigiu o International Bauhaus-Colloquium e uma série de conferências e exposições como parte do Bauhaus Jubilee. Entre as suas publicações mais recentes destacam-se Dust & Data. Traces of the Bauhaus across 100 Years (2019), Documentary Architecture/Dissidence through Architecture (2020) e 100+: Neue Perspektiven auf die Bauhaus-Rezeption (2021). Os 'métodos documentais' de Weizman, desenvolvidos, teorizados e apresentados em escritos, projetos de filmes, palestras e exposições, surgiram no contexto da sua pesquisa sobre a história do modernismo internacional e a história da arquitetura da Bauhaus, bem como em projectos internacionais de investigação e design que envolveram programas de preservação experimental e teoria do património. O seu trabalho atual, integrado no coletivo de investigação CDA, lida com a história da arquitetura e do design modernos, particularmente com questões de migração e modernismo colonial. Com o CDA, foi curadora da exposição The Matter of Data. Tracing the Materiality of “Bauhaus-Modernism”, que foi apresentada em Weimar, Telavive e Berlim.

Luís Martinho Urbano 
[Apresentação Pessoal e Áreas de Interesse]

Informações

Programa completo do Arquiteturas Film Festival 2022 em arquiteturasfilmfestival.com.


O workshop será lecionado em inglês e em português, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-25 às 07:14:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias