Você está em: Início > Notícias > Concurso Internacional Saint-Gobain para Estudantes de Arquitetura | Estudantes da FAUP vencem fase nacional

23 de maio de 2022

O projecto 'The Green Community' desenvolvido pelas estudantes Adriana Pinto e Inês Matos, do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, com o contributo da professora Clara Vale, foi escolhido pela Saint-Gobain Portugal para representar Portugal no Concurso Internacional Saint-Gobain para Estudantes de Arquitetura. A etapa final do Concurso decorre entre os dias 8 e 10 de junho, em Varsóvia, e inclui, pela primeira vez, estudantes portugueses.

Com 'The Green Community', as estudantes da FAUP projectaram uma comunidade verde que pretende fundir a nova construção com a renovação de um edifício industrial existente, criando um espaço calmo, conformado e coletivo. Procurando criar o menor impacto possível sobre os recursos utilizados e as zonas verdes, é proposta a reutilização do tijolo, proveniente das demolições, no revestimento dos novos edifícios. Já a luz solar é utilizada, não só para a produção de energia, mas também para o conforto térmico, através do efeito de estufa permitido pelas clarabóias ajustadas à orientação solar.

O desafio proposto na presente edição do Concurso envolveu a revitalização de uma área, localizada junto à estação ferroviária de Warszawa Wschodnia, na cidade de Varsóvia, através de uma combinação de funções de ativação social e residencial. O programa para um quarteirão de 14.500 m2, define como objetivos a criação de um centro de encontro e entretenimento num antigo edifício industrial existente, tendo em conta as diretrizes dos responsáveis locais pela conservação e património, e o projeto de apartamentos de estudantes na nova parte residencial, a criar no restante espaço do quarteirão.

Este tem como premissa global a sustentabilidade dos edifícios projetados e a criação de condições de bem-estar para os utilizadores, com impacto nas pessoas e no planeta. Pretende-se que os projetos apresentem edifícios altamente eficientes em termos energéticos, com baixa pegada de carbono, de forma a proporcionar um ambiente confortável e melhores espaços de vida, trabalho e lazer.

Mais informações em construir.saint-gobain.pt
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 13:52:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias